sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ψ Marte: O Arquétipo do Guerreiro

Simbolo de marte      
   Marte - O Arquétipo do Guerreiro, a Energia Masculina
*Para os gregos e romanos, Marte simbolizava a guerra e o sangue. *Ares, na mitologia grega, era o deus da guerra. Filho de Zeus (deus dos deuses).
*Na mitologia romana, Ares era identificado como deus da guerra, da agricultura, do gado.
*Marte simboliza a própria essência do impulso guerreiro necessário para empreender a luta constante da qual depende a sobrevivência terrena.


*Simboliza o impulso para a ação, auto afirmação e a satisfação do desejo, a energia biológica dinâmica que impulsiona e realiza nossas necessidades. 

*Marte representa também nossos instintos para lutar contra ameaças reais visando a autopreservação.

*A pura expressão de marte é um bebê chorando com raiva quando ele precisa de comida ou atenção.

*Para Winnicott, a agressividade que alguns bebês manifestam, nunca é uma questão exclusiva da emergência de instintos agressivos primitivos, mas também do meio ambiente.


(...) "Quando a mãe renuncia de má vontade ou com excessiva lentidão o seu papel de amamentadora, surge no bebê o ódio e a necessidade de liberar-se." 

(...)  "Se o ambiente é invasivo e falha, no sentido de persistir em padrões de adaptação dos quais o bebê já não necessita, pode ocorrer uma introversão: o bebê se recolhe e passa a viver no mundo subjetivo. A recuperação de uma introversão patológica envolve um retorno para fora, para um mundo que a criança vê cheio de perseguidores e, quando a criança chega neste ponto, regularmente ela se torna agressiva." (Winnicott).

(...) "Em termos da fenomenologia, é preciso atentar para o fato de que a fraqueza, o retraimento, a omissão são tão agressivos quanto a manifestação aberta de agressividade. Ser roubado é tão agressivo quanto roubar. Suicídio é fundamentalmente igual a assassinato." (Winnicott).

*Quando o arquétipo marte está super ativado e sem comando libera comportamentos agressivos fortuitos.

*O crime passional e a violência sexual são comportamentos lamentáveis, produto de um homem fraco, imaturo e rudimentar.  

 *O que é o machismo? É a masculinidade acuada. O macho acuado interpreta o enigma da diferença entre os sexos como uma desigualdade de valor. E a mulher não seria diferente dele mas inferior.  (Rita M. Kehl)


*Quando o arquétipo Marte está funcionando de forma saudável, as pessoas vão sentir a energia vital, força e coragem, e vão expressá-las de maneiras não ameaçadora e não agressiva. Experiências sexuais serão intensas e vividas com sensibilidade, visando o bem estar do parceiros envolvidos.

*Ao mesmo tempo, a tendência é sempre buscar alternativas não violentas para os conflitos, soluções que beneficiem a coletividade. 

*Quando a energia de Marte é reprimida, as pessoas podem ter baixo consumo de energia, uma incapacidade de se defender, sofrerá conflitos e impotência  na área sexual.
Ψ Imaginação Ativa - Reativando o Arquétipo do Guerreiro: 
*Segundo JUNG,  somos todos uma sinergia psicológica de muitos arquétipos: guerreiro, puritano, mágico, rei ou rainha, nobre, feiticeiro ou feiticeira, herói ou heroína ...

*Aplique a técnica da Imaginação Ativa, convoque o deus marte para o seu mundo, ele virá! Ele sempre esteve com você! 

(...) e quando você menos esperar estará forte, sedutor, viril cheio de energia novamente, porque se você pedir com sinceridade tudo lhe será dado ... pois assim querem os deuses!

*Para acionar o arquétipo do Guerreiro inicia-se o ritual criando um espaço sagrado. 

*Cerque-se da cor vermelha. Pedras e flores vermelhas. Rubi. Algo esculpido com ferro. Estude os deuses da guerra. Quebre um mau hábito. Comece um programa de exercícios. Mantenha uma postura imponente, elegante, pois um guerreiro não anda curvado!

*O verdadeiro guerreiro sabe que na luta pela vida basicamente três coisas são  necessárias: Tenacidade, Conhecimento e Planejamento.

*Se você estiver doente, triste, sem vitalidade e aprisionado no cárcere de suas próprias mentiras, tente recapitular os momentos de alegria em que quase foi um guerreiro.


*O homem fraco não é livre,  enfraquece a si e aos outros lhes causando sofrimentos.

*Triste e aprisionado no seu egoísmo,  homem fraco tentará forçar os acontecimentos e as pessoas alimentando sentimentos de ódio e vingança e ficará completamente só, abandonado e infeliz.

*Esses estados aflitivos devem ser controlados pela presença de uma mente serena.  É o princípio da cura.

*O Guerreiro alerta: Seja amável, gentil, sereno, porém, astuto. Seja 100% responsável por si. Assim você estará no comando, sem ninguém para culpar, nem culpar um  destino pré estabelecido.
Se você responsabilizar outros por sua dor, você caiu na armadilha.


*Esse arquétipo ajuda-nos a afirmar o nosso poder e a nossa identidade no mundo. Esse poder pode ser físico, psicológico, intelectual ou espiritual. 

*A nível físico, o arquétipo do Guerreiro afirma que temos o direito de estar vivos e saudáveis. A consciência do Guerreiro inclui a disposição e a capacidade de luta e defesa.

*A nível psicológico, a consciência do arquétipo está relacionada com a criação de limites saudáveis em relação aos outros e de fazermos valer os nossos direitos. 

*Intelectualmente, o Guerreiro ajuda-nos a discernir, a ver que caminho, que ideias, que valores são mais úteis e favoráveis à vida.

  Fonte: I Ching O Livro da Sabedoria - Lama Zopa Norbu - Prof Roque Enrique Severino
*Moore, R., & Gillette, D. (1990). King, guerreiro, mago, amante: Redescobrindo os arquétipos da masculinidade madura. San Francisco: H.Collins.
*O livro completo da Mitologia Clássica - Bolton, Lesley   Editora: Madras. 
Os Arquétipos e a Evolução Humana - Carol  Pearson - Harper & Row, 1989
https://www.youtube.com/embed/XRCIzZHpFtY?rel=0
 Ψ  Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

domingo, 17 de agosto de 2014

Ψ Sobre a Psicoterapia

"Minha mãe, meu psiquiatra e uma variedade de sedativos, eventualmente, me convenceram de que eu estava delirando."  (Wayne Gerard Trotman, veteranos das guerras psíquicas)

"Para a medicina, o sintoma, que leva o sujeito ao consultório, é um transtorno que acarretará, na maioria das vezes, uma medicação de eficácia consagrada.

Tudo muito simples e eficiente; mas, a lida diária com o medicar deixa clara a complexidade da situação, e que o caminho para eficácia é árduo. 

 [...]  É necessário considerar a subjetividade presente no sintoma: a história e
singularidade de cada um.

O sofrimento psíquico não se restringe às questões genéticas e neuroquímicas. 

A dor psíquica não se reduz a uma pane ou falha no sistema neuroquímico cerebral, que psicofármacos ajustariam e equilibrariam.

Ela surge entre desejos e escolhas; satisfações e frustrações; esperanças e decepções." (Galvão M. Dias)

Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Em Nome do Pai!

"Se você ameaça meu filho, você me ameaça."
"Você está mudando a vida deste garoto. Não. Ele que está mudando a minha. "Sandra Bullock e Quinton Aaron em: UM SONHO POSSÍVEL (The Blind Side).

                                                                  Kay Crain
                                                                         Cristen

                                                               Diane Leonard

sábado, 2 de agosto de 2014

Ψ "Este lugar tem apenas 3 saídas, senhor: a LOUCURA e a MORTE!" (René Daumal)

"O louco não é em absoluto o homem que perdeu a razão. O louco é aquele que perdeu tudo, menos a  razão." (Lacan)

"Há aqueles a quem se deve aconselhar loucura." (Joseph Joubert) 

"(...) seus olhos eram de cores diferentes ... ambos pareciam vivos com perguntas que nunca seriam expressas, como se as palavras não existiam ainda para moldá-los.

(...) mas uma depressão acentuada nos ossos abaixo de seu olho esquerdo deu a ela uma assimetria perturbadora.   
                                                                                                                 
Sua boca nunca se curvara em um sorriso. Deus, ao que parecia, tinha retido essa possibilidade...

Ela foi tocada pela  loucura, pelo diabo, ou por uma conspiração de todos estes e muito mais.


Ela não tomou sacramentos e parecia incapaz de oração. Ela tinha horror de relógios e espelhos.                                                
Por sua própria conta, ela falou com os Anjos e podia ouvir os pensamentos dos animais e árvores.
 
Ela era apaixonadamente gentil com todos os seres vivos. 


Ela era um raio de luz estelar preso em carne e aguardando apenas o momento em que iria continuar em sua jornada para sempre." (Tim Willocks,  A Religião)

*Onde habita a loucura?
*Há loucura em todos os lugares:
*A loucura está nos bares e  nas fábricas... nas igrejas e nas ruas.
*Naquilo que grita e que insiste em não compactuar ...
*Que muda de lugar.                                                                   
*Nas cores.
*Nas formas
*Nos poemas também.
*Há loucura nos versos de Clarice Lispector: "... viver é tão desconfortável. Tudo aperta: o corpo exige, o espírito não para, viver parece ter sono e não poder dormir - viver é incômodo." 
*No amor incondicional de Camille Claudel. *Frida Kahlo. *Louco Foucault. Guimarães Rosa. *O fantástico Borges. Gabriel Garcia Marques. *Lennon. *Sartre. FreudShakespeare. *No gélido Rimbaud. Poe. *No atormentado Baudelaire e Barthes.
*Nietzsche:"Há sempre alguma loucura no amor. Mas há também sempre alguma razão na loucura."  *Picasso.*Salvador Dalí. Portinari. Rodin. *você e eu e a nossa anônima loucura.


*Há loucura na criança faminta e abandonada por uma sociedade insana.                                     

*Na hipocrisia dos abastados protegidos em seus refinados palácios. Uma elite que se reveza e legitima essa medonha política: "como usuários ou candidatos ao poder." (Carlos Drummond de Andrade)

*E quem acredita que possa haver justiça social é visto como subversivo, louco ou passional.

*Pois, Quem quer, não a Liberdade, mas o Estado, não deve brincar de Revolução." (Bakunin)

"A política é uma doença. ... ela é feia, ela é desumana, ela é bárbara, (...) Nós deveríamos viver de uma maneira não-política. Nossos relacionamentos deveriam ser não - políticos, senão, nós não teremos relacionamentos, mas apenas rótulos, e por trás desses rótulos o conteúdo é algo bem diferente.” (Osho)
                                                                                        Courbet
                                                                          Munch
"Então, quando você se encontra bloqueado para um trem de pensamento desagradável, indo para o seu passado, onde a gritaria é insuportável, lembre-se: A loucura é a saída de emergência."
 (Alan Moore , Batman: A Piada Mortal)
 "As pessoas que me agradam são as que estão loucas: loucas por viver, por falarem e por salvarem-se." (Kerouac)

 "A única anormalidade é a incapacidade de amar."(Anais Nin)
"Eu nunca vi gênio sem um toque de loucura ... e vice-versa." (Lance Conrad , O Preço da Criação)
"A loucura não tem senso de humor." (Adam Foulds , The Quickening Maze)
"É sal. Por que você não polvilha um pouco de mim, querida? Não sou bom o suficiente para comer?" (Grant Morrison , Batman: Arkham Asylum)

"O amor é a nossa única loucura compartilhada ... Todas as criaturas são dirigidas contra o senso por ele, e até mesmo o menor formiga vai morrer loucamente para sua rainha." (B. J. Shier, Zero Sum)
  
"Quando o amor não é loucura, não é amor..."  (Anushka Bhartiya)
  “Quando o homem permanece estranho ao que se passa na sua linguagem ... quando as determinações econômicas e sociais o reprimem, sem que possa encontrar sua pátria nesse mundo, então ele vive numa cultura que torna possível uma forma patológica como a esquizofrenia; estranho num mundo real, é enviado a um ‘mundo privado’, que objetividade nenhuma pode mais garantir; submetido, entretanto, ao constrangimento desse mundo real, ele experimenta este universo para o qual foge, como um destino”. (Foucault)
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica