quinta-feira, 25 de junho de 2015

Ψ Imaginação Ativa - Reativando o Arquétipo da Deusa

 *Sou quem eu sou e sei quem sou. Penso por mim mesma. Minhas setas sempre atingem o alvo. (Ártemis)

*Meus instintos e meu olfato são aguçados. Expresso livremente minha vitalidade. (B. Yaga)

*Os desafios da vida nunca me detém pois eu sei como me tornar feliz e exuberante para alegrar a mim mesma. (Bast)
*Deixe que eu me aproxime de você, através da brisa, do fogo, das plantas, da música ... 
Deixe que eu te anime e te estimule. Até que a vida pareça mais doce. (Brigit)
 *Nada morre que não nasça outra vez. Venha até mim e você será acolhido no meu caldeirão da transformação. Onde tudo é misturado, fundido, derretido e triturado, reconstituído e reciclado. (Cerridwen)
*Eu sinto tudo, a raiva, alegria e amor. escolho o caminho do meio. (Demeter)
*Se eu fizer a pergunta que provoca, você deve se esforçar para encontrar a resposta. 
Todo desafio é uma oportunidade. (Esfinge)
*Quando despertei e surgi do caos não vi outra forma de expressar o puro deleite, a selvagem alegria que não fosse através da dança como se flutuasse num mar de êxtase. (Eurínome)

*Houve um tempo ... em que eu dançava minha dança da sexualidade, que trouxe união comigo e com a deusa, com o êxtase espiritual. Senti-me regenerada, pois a vida existe para expressar a si mesma. (Freya) 

 *Há um caminho eu sou o caminho. Ordenei as estações em sequência. Organizei oceanos, até que tudo estivesse auspiciosamente arranjado. Eu sou a ordem natural das coisas. (Nu Kua)

*Você está aqui para sentir o prazer em todos os caminhos. Você vai estar revigorada com a energia vital, seus olhos vão cintilar. (Hator)
 *Sou aquela que através da lareira transforma uma construção, um castelo num lar. (Héstia)
*Venha até mim quando estiver exausta e quando quiser renovação, o meu útero aquático vai acolhê-la. Basta se entregar. (Iemanjá)
*Eu sou o jorro abundante e eterno da fartura. Da plenitude do meu ser ofereço os meus dons copiosamente com sensualidade e liberdade. Estou em toda parte e nunca deixarei de existir, chame por mim. (Laksmi)
*Eu digo o que penso e penso o que digo. Eu danço a luz e a escuridão, o consciente e o inconsciente, o sadio e o insano e falo por mim mesma. Todas as partes de mim fluem para o todo. Todos os meus aspectos divergentes tornam-se um. (Lilith)


*Tente me alcançar, toque em mim. Estou sempre além do seu alcance. Não tente imaginar como sou, estou além da compreensão humana, Sou um mistério até mesmo para mim. (Nut)

*O que eu quero é a união, de um jeito agradável e apropriado. Conscientemente me entrego e sei como me resgatar. Vejo-me refletida no outro. (Senhora das Feras)

Fonte: Amy Sophia Mrashinsky - O Oráculo da Deusa
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

William Shakespeare - soneto 130

                                                                                                                                         W. Blake
                  Os olhos da minha amada nada são diante do sol;

                  (...) Confesso nunca ter visto uma deusa levitar

                  Minha amada, quando caminha, pisa no chão.

                 Mesmo assim, eu juro, ela é tão rara,

                  Que torna falsa toda e qualquer comparação.

                                                     (William Shakespeare)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

tarde demais para ser pessimista

https://www.youtube.com/watch?v=LzRMtxZlz6Y
HOME é um documentário lançado em 2009, produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Mostra-nos a diversidade da vida no planeta e como a humanidade está ameaçando o equilíbrio ecológico.
 
Sinopse: *Nos últimos 200 mil anos, os humanos têm perturbado o equilíbrio do planeta Terra, um equilíbrio estabelecido por quase quatro bilhões de anos de evolução.  
*Temos de agir agora. É tarde demais para ser pessimista.  
*O preço é muito alto. A humanidade tem pouco tempo para reverter a tendência e mudar seus padrões de consumo.
*Através de imagens visualmente deslumbrante em mais de cinquenta países, todo o tiro de uma perspectiva aérea, Yann Arthus-Bertrand mostra-nos uma visão a maioria de nós nunca viu.
*Ele compartilha conosco o seu sentimento de temor sobre nosso planeta e sua preocupação com a sua saúde. 
*Cerca de 20% da população mundial consome 80% dos seus recursos. 
*O mundo gasta 12 vezes mais em despesas militares do que na ajuda aos países em desenvolvimento. Mais de 5.000 pessoas por dia morrem por causa de água poluída. Um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável.
 *Quase 1 bilhão de pessoas passam fome. 
*Mais de 50% dos grãos comercializados em todo o mundo é usado para alimentação animal ou biocombustíveis.  
*40% de terra arável sofreu danos a longo prazo. Todos os anos, 13 milhões de hectares de floresta desaparece.
*Um mamífero em 4, uma ave em oito, um anfíbio em 3, estão ameaçados de extinção. Espécies estão desaparecendo em um ritmo mais rápido do que 1000 a taxa natural. Três quartos dos bancos de pesca estão esgotadas ou em declínio perigoso.
*A temperatura média dos últimos 15 anos têm sido a maior já registrada. 
*A calota de gelo é 40% mais fino do que há 40 anos. Pode haver, pelo menos, 200 milhões de refugiados climáticos até 2050. 
(...) Lesoto, um dos países mais pobres do mundo, é proporcionalmente o que mais investe na educação de seu povo. 
*Quatar, um dos estados mais ricos do mundo, abriu suas portas para as melhores universidades. Cultura, educação, investigação e inovação são recursos inesgotáveis.
*Em face da miséria e sofrimento, milhões de ONGs provam que a solidariedade entre os povos é mais forte que o egoísmo das nações.  
*Em Bangladesh, um homem pensou o impensável e fundou um banco que empresta apenas para os pobres. Em 3 anos, tem mudado a vida de 150 milhões de pessoas.
*A Antártica é um continente rico em recursos naturais imensos que nenhum país pode reivindicar para si. A reserva natural dedicada à paz e à ciência. Um tratado assinado por 49 estados tornou um tesouro compartilhado por toda a humanidade.
*Os primeiros parques naturais foram criados pouco mais de um século atrás. Eles cobrem mais de 13% dos continentes. Eles criam espaços onde a atividade humana está em sintonia com a preservação de espécies, solos e paisagens. Esta harmonia entre homem e natureza podem se tornar as regras, não a exceção. 
*Na Coréia do Sul, as florestas haviam sido devastadas pela guerra. Graças a um programa de reflorestamento nacional abrange novamente 65% do país. Mais de 75% do papel é reciclado. 
*Costa Rica fez uma escolha entre gastos militares e conservação da terra. O país não tem um exército. Escolheu por dedicar seus recursos à educação, ecoturismo e à proteção da sua floresta primária.
*Gabão é um dos principais produtores mundiais de madeira. Obriga extração seletiva de madeira. Não superior a 1 hectare cada árvore. Suas florestas são um dos recursos econômicos mais importantes do país. Mas eles têm tempo para se regenerar. Programas existem garantia de que o manejo florestal seja sustentável.
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

domingo, 14 de junho de 2015

Ψ PARALISIA DO SONO ou A Viagem Que Não Deu Certo

Qual o significado desta cadeia bizarra de eventos?

*A paralisia do sono é um mecanismo de proteção natural do organismo para evitar danos ao sonhador.

 *De todas as experiências oníricas que tive essa é a mais assustadora. 

 *Quem não vivenciou, não sabe do que estou falando e não queira. 

 *Se ocorrer uma vez eu asseguro que virão outras ...

*É o tipo de experiência tão enigmática que ao longo da história da humanidade dependendo do seu contexto cultural, são relatados como abduções alienígenas, visitações fantasmagóricas, ataques das bruxas ... normalmente entidades do mal.
*O transtorno macabro foi bem representado por John Henry Fuseli, 'The Nightmare', (imagem acima)

*As alucinações podem ser moldadas com base em suas expectativas. 

*Algumas pessoas continuam convencidas de que este estado é realmente uma porta de entrada para as dimensões infernais. 

*Entretanto nada impede o sonhador de aprender sobre a verdadeira natureza da paralisia do sono e fazer a porta de entrada para os sonhos lúcidos.

*Se você pratica certas técnicas de sonho lúcido e EFCs (experiências fora do corpo), saberá do que estou falando.

*Os neurocientistas referem: A causa básica  desta condição médica é atonia REM, (atonia significa falta de tensão muscular).

*Atonia REM é um mecanismo essencial do sono. 

*Ao adormecer os sinais elétricos entre seus músculos e seu cérebro são levemente desconectados a fim de que você possa dormir em paz.

*Ou seja, enquanto dorme você não age para fora dos seus sonhos.

*Se a paralisia do sono é apenas um sonho, então por que isso é tão real? 

*A experiência de paralisia do sono ocorre quando a sua mente (em parte) acorda, mas o seu corpo permanece dormindo.

*O episódio ocorre no limite entre sono-vigília, sabe-se o que está ocorrendo e é assustador porque não se pode agir durante o processo.

*Fisicamente dormindo, você permanece paralisado. 

*Mas mentalmente consciente, você pode começar a entrar em pânico,  a mente ao sonhar evoca imagens de pesadelo para "explicar" o que está acontecendo, muitas vezes baseadas em crenças culturais.

*A condição é mais provável de ocorrer se você está sob estresse, ou têm ciclos de sono perturbado devido ao trabalho por turnos, narcolepsia, privação de sono e outros distúrbios do sono. 

*Alguns dos efeitos são reais. Este estado é uma fusão muito inteligente de consciência desperta com o mundo dos sonhos.

*É um truque da mente bizarra: Por exemplo, uma leve batida na cama é distorcida, bem como o som da pulsação do coração por conta da descarga de adrenalina.

*Fala-se que se ouve o agressor respirando - é possível que seja o som de seus próprios suspiros para respirar neste estado de pânico.

*Na Paralisia do sono a experiência pode durar de alguns segundos a vários minutos.

*O corpo inteiro é afetado, exceto os olhos - persiste o movimento REM (Rapid Eye Movement); tórax, os pulmões podem respirar livremente e extremidades às vezes como dedos do pé, dedos e lábios (a boca se move mas o grito não sai).

*Um 'pesadelo acordado' no qual estou impedida de interagir.

*As alucinações já podem ser caracterizadas como um distúrbio do sono, as crianças sofrem com o que se denomina 'terror noturno'.

Referências: Hufford D J. (2005). Paralisia Experiência Espiritual. Transcult Psychiatry.
Kompanje E J. O diabo deitou-se Sobre Ela ... (2008) Alucinações hipnagógicas e Paralisia do Sono descritas pelo médico holandês Isbrand van Diemerbroeck. (1609-1674).
Parker, J D e Blackmore, S J (2002). Comparando-se o Conteúdo da Paralisia do Sono e Sonhos, Relatórios. 
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

sábado, 13 de junho de 2015

Ψ sobre o jardim secreto

"Depois de uma longa espera consegui, finalmente, plantar o meu jardim.

 (...) jardins precisam de terra para existir. 

 O meu só tinha sonhos.

(...) Os sonhos viviam dentro de mim.

Eram posse minha.

Um dia o inesperado aconteceu.

O meu sonho fez amor com a terra e o jardim nasceu.

(...) Não chamei paisagista.
 

Paisagistas são especialistas em jardins bonitos.

Mas não era isto que eu queria.

Queria um jardim que falasse.

Pois você não sabe que os jardins falam? 


Quem diz isto é o Guimarães Rosa: 'São muitos e milhões de jardins, e todos os jardins se falam.
Os pássaros dos ventos do céu - trazem recados'. 

Queria o jardim dos meus sonhos, aquele que existia dentro de mim como saudade. O que eu buscava não era a estética dos espaços de fora; era a poética dos espaços de dentro.

Eu queria fazer ressuscitar o encanto de jardins passados, de felicidades perdidas, de alegrias já idas. Em busca do tempo perdido... "
(Rubem Alves)


 (...) a árvore da vida cresce apenas no círculo mágico, o símbolo da unicidade, e que é o seu jardim.

*Não há como escapar nosso espírito precisa de paz e liberdade.

*O poder da vida vem daquela árvore ou daquela flor que você cultiva no seu coração.

*Deixe os sentimentos falarem e os ouça bem.

*Siga apenas o que você reconhecer que vale à pena.  

*A mente livre faz a escolha certa sem muito esforço.

*e somos responsáveis até pelas escolhas que não deram certo.
*O mal existe, prisões também ... você pode ser um prisioneiro de opiniões, medos, culpas.

*Condicionamento social é uma das piores prisões, não precisa nem mesmo de paredes.

*Condicionamentos nos fazem viver de reações. Não cerque seu jardim com portão de ferro.

*Seja verdadeiro, nunca genérico: (flores de plástico não perfumam);

*Acredite ... somente no seu jardim você estará seguro e aconchegado, ninguém poderá feri-lo.

*A vida nunca é perfeita, há sempre um monte de coisas frustrantes.

*e há sempre coisas boas, mesmo em uma vida dura.
*Diz Jung: "A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor." 

Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

sábado, 6 de junho de 2015

5 de junho dia mundial do Meio Ambiente

E Deus disse: "Eis que vos dou toda a erva que dá semente sobre a Terra e todas as árvores frutíferas, contendo em sí mesmas a sua semente, para que vos sirva de alimento." Gênesis 1,29
O que o Homem fez:

O que faz o Homem consciente:

Os Mandamentos Cherokee

*Trate a terra e tudo que Habita nela com respeito


*Respeite a todos os seres que nela habitam.

*Permaneça próximo do Grande Espírito


*Trabalhe em conjunto para o benefício de toda a humanidade

*Faça o que você sabe que é certo

 
*Cuide do bem estar da sua mente e corpo

*Dedique uma parte de seus esforços para  O Bem Maior


*Seja bom, verdadeiro e honesto.

 
*Assuma total responsabilidade por seus atos.

 (fonte: web)

Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica