sábado, 9 de abril de 2011

o arquétipo AFRODITE

Quando abro meu coração
estou cheia de um deleite tão intenso
de um êxtase tão doce
de um prazer tão profundo
O contato com meu amado
leva-me a todos os lugares
a música toca minha alma,
quando alcanço
a unidade comigo mesma
Posso dançar em parceria
quando consigo dançar sozinha
Posso amar o outro
quando consigo amar a mim mesma

MITOLOGIA: Os gregos dizem que Afrodite nasceu da união entre o céu e o útero fértil do mar, quando o pênis castrado do antigo Deus do Firmamento, Urano, caiu no oceano. Os gregos, relegaram-na ao papel de Deusa do amor. Quando ela chegou ao Olimpo, Zeus, o Deus supremo, casou-a com Hefesto, o Deus coxo da ferraria. Hefasto não era atraente, tentou de várias formas seduzí-la, criando jóias requintadas, mas ela preferiu o apaixonado Ares, Deus da Guerra.
Perfil Psicológico: Gera amor e não necessariamente prole. Aquece-se e alegra-se com o amor por si mesma.
É a mulher que se deixa levar pelo amor, feminina, atraente, pode vir a usar o amor como arma, satisfazendo seus desejos.
Sensual, sensível e refinada, está voltada principalmente para os relacionamentos humanos, para a beleza e inspiração nas artes.
Seu arquétipo governa o prazer do amor e da beleza, da sexualidade e da sensualidade.
Possui magnetismo. Adorada pelo seu encanto e inúmeras aventuras amorosas, estimula ciúme, e medo de perda em muitas mulheres que veêm seus maridos reagindo a elas com crescente animação.
A energia de Afrodite na vida de uma mulher a deixa completamente à vontade com seu corpo e sua sexualidade e intensamente envolvida com o presente, seja num relacionamento ou numa atividade criativa.
A mulher, identificada com Afrodite, necessita aprender a ser mais conseqüente nos relacionamentos, refletir mais sobre suas escolhas, evitando assim ferir e ser ferida.
Se você passa o dia sem pensar nem dizer o quanto se ama; Faz poucas coisas amorosas para si mesma; Vive se queixando do emprego que odeia; Ou tenta sustentar um relacionamento fracassado... Receba o alerta da deusa: para para amar outra pessoa, você precisa ser capaz de amar a si mesma.
Amar os outros significa deixá-los ser exatamente do jeito que são.
O espaço que damos aos outros depende de quanto espaço damos a nós mesmos.
Afrodite impele as mulheres a preencherem funções criativas e produtivas, toda mulher apaixonada está embebida deste arquétipo.
O trabalho deve envolvê-la emocionalmente, se identificam com a arte, música, escrita, dança, ou terapeuta, professora.
Tendem para homens que não são bons para elas, complicados, mal humorados. Tais homens não objetivam postos elevados ou autoridade, e não querem chefiar assuntos domésticos ou serem maridos ou pais.
Gostam de crianças, o que é recíproco. E consegue um nível de comunicação profundo com a criança, através de seu olhar não julgador e compreensivo. Inspira os filhos com seu entusiasmo. Seus filhos geralmente têm sucesso.
Referência Bibliográfica: Sophia Marashmskv. O Oráculo da deusa - Arte-fmal da edição original 1997 Hrana Janto. Publicado originalmente nos EUA em 1997 por Element Books, Inc.. Boston, MA 02114, USA.
Jean-Pierre Vernant - Mito e religião na Grécia Antiga. Ed. Papirus
Thomas Bulfinch - do livro de ouro da mitologia/ e outras fontes ;
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

6 comentários:

  1. Afrodite adora dançar balé ou valsa?

    ResponderExcluir
  2. Olá desconhecido...
    *O arquétipo é que nos escolhe...
    *A Deusa está lhe convidando para bailar, a dança você saberá.
    *Afrodite representa a união das energias feminina e masculina - por meio da união sexual.
    *A força criativa é o aspecto mais profundo do arquétipo de Afrodite.
    *Ela é dança, romance, sexualidade, beleza e arte.
    *Sempre que Afrodite impregna algo ou alguém com beleza, isso imediatamente se torna irresistível... uma atração magnética ocorre. 
    *Chamamos isso de “química” entre os enamorados.  
    *É um desejo poderoso de querer se aproximar de alguém, um encantamento ... representa um desejo físico, psicológico e espiritual... uma verdadeira dança alquímica.
    Um Abraço... Fatima Vieira

    ResponderExcluir
  3. Ah sim obrigada! O meu nome é Maria Rita ( mas pode me chamar de Maia, porque eu quero ser chamada
    desse nome em homenagem a mãe do deus Hermes). Quero fazer uma pergunta senhora Fátima: Como é esse arquétipo quando a mulher- Afrodite é mãe de crianças? Como ela se diverte ( quer dizer brinca) com suas crianças ?
    De nada Maia😘🥰

    ResponderExcluir
  4. OI Maria 'Maia' Rita... belo arquétipo... Maia Mãe de Hermes. Hermes é filho de Zeus e a Plêiade Maia... Zeus protegeu as Plêiades de um terrível gigante e transformou-as em estrelas que se tornariam parte da constelação de Touro.
    *Mês de Maio é dedicado à Maia... bom para você fazer alquimia constelando as estrelas.
    *A influência de Afrodite é de civilizar a "humanidade" por meio da arte, da beleza, cultura e, sua maneira genuína de se relacionar. 
    *O dom de relacionamento amoroso de Afrodite tem o poder de derreter defesas, deixando seu amante desarmado e aberto permitindo que a magia de eros flua entre eles.
    *Afrodite também foi mãe: Ela se envolveu com Hermes, filho predileto de Zeus. Juntos eles tiveram um filho que era tanto do sexo feminino quanto masculino... a criança foi chamada de Hermafrodito, uma junção dos nomes dos pais.
    *Entretanto, o presente divino de Afrodite para nós é Eros, seu filho divino, também conhecido como Cupido (Amor)... diz a lenda ser o seu filho preferido ... Ainda que exigente, o arquétipo mãe/ afrodite ama seus filhos de forma lúdica... espontânea... respeitando suas diferenças.
    Um Abraço Fatima Vieira

    ResponderExcluir
  5. Ah sim obrigada! Amei esse arquétipo 😍😍🥰🥰( De Maria Rita)

    ResponderExcluir
  6. Esse arquetipo é ideal para mulheres de baixa auto estima?

    ResponderExcluir