segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Deus está em tudo que existe e a natureza deve ser reverenciada (Lao-Tsé)

As Quatro Virtudes essenciais segundo Lao-Tsé:

1. Reverenciar a vida: A primeira virtude cardinal diz que se deve reverenciar e amar todas as formas de vida, a começar por nós próprios. Amando a nós mesmos podemos fazer com que esse amor cresça e atinja todas as outras formas de vida. A natureza não é benévola e é com determinada indiferença que de tudo se vale para os seus fins. Neste mundo, dependemos de outras formas de vida para a nossa própria sobrevivência e é por isso que devemos tratá-la com respeito e gratidão.

2. Sinceridade: Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência. Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão. O desafio é conseguir primeiro ser honesto consigo mesmo antes de praticá-la com os outros. Assim, conseguimos nos manter autênticos

3. Gentileza: Um poder enorme de transformação. Dela nasce a bondade e da bondade nasce o amor. Ao ser gentil com todas as formas de vida, abdicamos de nossos desejos egoístas e agimos com amor. Aquele que não tem confiança nos outros, não lhes pode ganhar a confiança. A prática da gentileza aguça a empatia e diminui a vontade de estar certo. 

4. Amparo: Devemos ajudar uns aos outros. Seja honesto com aqueles que são honestos e seja honesto com aqueles que não são honestos. Trate aqueles que são bons com a bondade e trate também aqueles que não são bons com bondade. Assim, o bem é alcançado. Assim, a honestidade é alcançada. Estender a mão sem esperar nada em troca. Desta maneira, recebemos muito mais do que poderíamos imaginar. 

Fonte: Lao-Tsé filósofo chinês. "O Livro do Caminho Perfeito (Tao Te Ching)", datado do século VI a.C. 

 𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

      http://fatimavieira.psc.br/     

Nenhum comentário: