Ψ O MODO MAIS EFICAZ DE NÃO SE DESESPERAR MEDIANTE UMA AVALANCHE DE SOFRIMENTO É SE LANÇAR POR INTEIRO DENTRO DELE.
*QUEM CUIDA DOS OUTROS DEVE FAZER UM PACTO SECRETO COM DEUS: NÃO SENTIREI MEDO ENQUANTO ESTIVER ME DEDICANDO À DOR DO OUTRO...
*PORQUE O SOFRIMENTO HUMANO NÃO DÁ TRÉGUAS, É SÓ UMA QUESTÃO DE GRAU, A CADA UM O SEU E EM TEMPO HÁBIL, ELE VIRÁ É INEVITÁVEL; SE TUDO JÁ ESTIVER PERDIDO, PORQUE NÃO TENTAR ALGO ?
*COMO PSICOTERAPEUTA, ESTAMOS SEMPRE EM TERRA ESTRANHA, CADA UNIVERSO UM MUNDO DESCONHECIDO...
*JÁ PASSEI BASTANTE TEMPO COM PESSOAS TRISTES, DESAMPARADAS, PERTURBADAS E SEI MUITO BEM ONDE ACABA A LOUCURA.
*Não gosto de manicômios, nenhuma forma de segregação tem poder de cura, para mim manicômio maior é o mundo!
*SEM O DESCONHECIDO NÃO HÁ HISTÓRIA NOVA; CADA LOUCO ACABA POR ACHAR SUA HISTÓRIA MAIS ESPETACULAR, CADA PESSOA COM DOR ACHA QUE A SUA DOR É MAIOR...
*O PSICOTERAPEUTA NÃO TEM O DIREITO DE DESTRUIR ESSA FORTALEZA SEM CORRER O RISCO DE ARRUINAR TODA A BASE DO PACIENTE, COM INTUITO DE AJUDAR... SUA ZONA DE CONFORTO É UM TERRITÓRIO DELIMITADO, SEM SURPRESAS, UMA ROTINA BEM CONSTRUÍDA E ENGESSADA.
*Por vezes tudo o que o paciente deseja é ser respeitado na sua loucura até que esteja pronto. Como Psicoterapeuta sou apenas um facilitador do seu desejo de mudança.
*NINGUÉM CURA NINGUÉM QUANDO ESSE NÃO QUER. O SEGREDO É CONSTRUIR COM O PACIENTE UM MAPA DE RETORNO E ACREDITAR QUE É POSSÍVEL SE ELE QUISER ...
*A LOUCURA dizem os meus pacientes É UM POÇO PROFUNDO SEM VOLTA! Eles relatam o pavor que sentem para buscar uma fruta, levar o lixo, ir ao banco ...
"Minha alma está em dúvida, não faço conexões, nem contatos. Sinto-me sufocado por camadas de tristeza, mágoa, aflição, culpa e medo. Não conheço nenhum lugar para onde eu quero ir e estar de verdade."
*COMO PACIENTE ELE TEM UMA IDÉIA FIXA, E NÃO É MELHORAR É FUGIR... MELHORAR É TRABALHO DURO E O ÉLAN VITAL QUE SE PERDEU, CANSAÇO... é difícil deixarmos nossa zona de conforto, a mudança só acontece quando o desconforto se torna intolerável.
*QUANDO O PSICOTERAPEUTA NA SUA FANTASIA E ONIPOTÊNCIA ACHA QUE TEM UM INCONSCIENTE NAS MÃOS E PIOR, QUE PODE CURAR... o paciente foge.
*(...) por vezes diante de um paciente terminal ou um suicida em potencial, eu que não acho a vida deslumbrante, e como Psicoterapeuta não consolo ninguém, só digo: sinto muito, não sei o que fazer ... e juntos temos o 'Insight'!
*POIS PARA A VIDA NÃO HÁ CURA!
*Dormir, dormir, morrer... Não é assim que se faz? Com o sono a decepção não cessa pois corre-se o risco de acordar, mas com a morte a decepção acaba sim.
*Só na morte o conflito termina, enfim... algo maravilhoso se abre, o completo desconhecido. Não existe a eterna condenação, nem a recompensa sem fim.
*Numa perspectiva hinduísta, quando a vida acaba a soma das más e boas ações são apuradas, e a alma toma um caminho um pouquinho diferente, caindo ou subindo ela retorna outras vezes para novas lições de vida.
*Nenhum ato é tão singular que não possa ser repetido inúmeras vezes até ter suas partículas saboreadas em toda sua essência.
*A alma não é linear, não anda em linha reta, não segue o pressuposto cartesiano e mecanicista.
*MINHA ALMA É UM PÁSSARO LIVRE! Lá no fundo minha alma conhece toda a verdade...
Na dança da vida sabe que às vezes quando há sintonia voa acompanhada e às vezes sózinha; Ninguém é estranho de ninguém.
*A dança é eterna e nossa única opção seria aproveitar o tempo que passamos com os diversos parceiros que nos fascinam, e o desprendimento quando eles ou nós precisamos partir...
(Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)
Nenhum comentário:
Postar um comentário