*Agora a ciência vem nos mostrando que o relaxamento profundo muda nossos corpos em nível genético.
*Herbert Benson, professor associado de medicina da Harvard Medical School, liderou uma pesquisa, confirmando esse pressuposto.
*Cientistas encontraram genes que protegem de distúrbios como dor, infertilidade, pressão arterial elevada e até artrite reumatóide.
*As mudanças, dizem os pesquisadores, foram induzidas pelo que chamam de "efeito de relaxamento", um fenômeno que pode ser tão poderoso quanto qualquer droga médica, mas sem os efeitos colaterais.
*A boa notícia para o grupo de controle com os genes menos saudáveis é que a pesquisa não parou por aí. *O experimento, que mostrou o quão responsivos são os genes para o comportamento, humor e ambiente, revelou que os genes podem ligar, tão facilmente como desligarem.
*Os pesquisadores de Harvard pediram ao grupo de controle para começar a praticar métodos de relaxamento todos os dias, diz Jake Toby, hipnoterapeuta do Centro de Medicina BodyMind de Londres, que ensina aos clientes como induzir o efeito de relaxamento: "Depois de dois meses, seus corpos começaram a mudar, os genes que ajudam a combater a inflamação, a eliminar as células doentes aumentaram, fortalecendo o sistema imunológico e protegendo o organismo".
*Os benefícios do efeito de relaxamento foram encontrados para aumentar com a prática regular: quanto mais as pessoas praticavam métodos de relaxamento como a meditação ou respiração profunda, maiores as suas chances de permanecer livre de dores nas articulações e alterações da pressão arterial.
*Benson acredita que a pesquisa é fundamental porque mostra como o estado mental de uma pessoa afeta o corpo em um nível físico e genético.
*Também pode explicar por que o relaxamento induzido pela meditação, preces ou mantras repetitivos é considerado um poderoso remédio em tradições como Ayurveda na Índia ou medicina tibetana.
Mas como o relaxamento pode ter efeitos tão amplos e poderosos?
*A pesquisa descreveu os efeitos negativos do estresse sobre o corpo. Ligado à liberação dos hormônios do estresse adrenalina e cortisol, o estresse aumenta a frequência cardíaca e pressão arterial, enfraquece a imunidade e diminui a fertilidade.
*Por outro lado, o estado de relaxamento está ligado a níveis mais elevados de serotonina e o hormônio do crescimento, que repara células e tecidos.
*Na verdade, o relaxamento diminui a frequência cardíaca, aumentando a imunidade e permitindo que o corpo se recupere.
*Em um nível biológico, o estresse está ligado à luta-fuga e perigo. Em situação de perigo a frequência cardíaca sobe e a pressão arterial dispara. Enquanto isso, os músculos, se preparam para enfrentar o perigo, contraem e apertam.
*O relaxamento, por outro lado, é um estado de repouso, gozo e renovação física.
"Quando você relaxa, o sistema nervoso parassimpático é acionado. Isso está ligado a uma melhor digestão, memória e imunidade", diz Toby.
*Livre do perigo, os músculos podem relaxar e os alimentos podem ser digeridos.
*O coração pode retardar e a circulação do sangue flui livremente aos tecidos do corpo, alimentando o com nutrientes e oxigênio.
*Este estado de repouso é bom para a fertilidade, como o corpo é capaz de conservar os recursos necessários para gerar uma nova vida.
*Embora as técnicas de relaxamento possam ser muito diferentes, seus efeitos biológicos são essencialmente semelhantes.
Observe os principais benefícios:
1. Aumenta a produtividade: Meditação aguça a mente, mas não é apenas um processo mental. Meditação pode ajudá-lo a mudar a estrutura física do seu cérebro, tornando-o mais eficiente.
2. Aumento da felicidade: Uma experiência da Universidade de Wisconsin com um monge budista, uma enorme quantidade de atividade neural foi vista na área do cérebro associada à felicidade. Acredita-se que os anos de experiência de meditação do monge mudaram a estrutura física de seu cérebro, permitindo-lhe experimentar emoções como felicidade e compaixão mais intensamente do que na maioria das pessoas.
3. Criatividade melhorada: Meditar torna mais fácil deixar de lado noções preconcebidas sobre as coisas. Você começa a ver as coisas como elas realmente são. Este estado de espírito aberto também torna mais fácil considerar novas idéias e criar uma mentalidade onde a criatividade pode florescer.
4. Melhor foco e clareza mental: Meditação ajuda a acalmar o cérebro e com a prática você vai aprender a acalmar o fluxo aleatório de pensamentos. Quando esses pensamentos desnecessários não estão mais correndo pela sua mente constantemente, você será mais capaz de se concentrar nas tarefas em mãos e será capaz de manter essa clareza mental por longos períodos de tempo.
5. Desenvolvimento Espiritual: As raízes da meditação estão no desenvolvimento espiritual e ao longo dos últimos milhares de anos tem sido mostrado ser a ferramenta mais eficaz para o desenvolvimento espiritual. Com o tempo e a prática regular, a meditação pode permitir que você faça um progresso profundo em seu caminho espiritual.
6. Melhor relacionamento com os outros: Uma prática regular de meditação irá ajudá-lo a tornar-se mais consciente e presente. Você estará mais ciente do que está acontecendo internamente, e com as pessoas que estão ao seu redor. Isso pode ajudá-lo a evitar tropeçar nos padrões que podem prejudicar os relacionamentos.
7. Sentimentos estressantes reduzidos: Meditação ajuda a reduzir sentimentos estressantes de duas maneiras. Primeiro, ele ajuda a relaxar e liberar esses sentimentos estressantes. Em segundo lugar, ao torná-lo mais consciente de si mesmo e seu ambiente, você se torna mais consciente dos gatilhos que podem gerar estresse.
8. Obtenha controle sobre seu nível de energia: Meditação ajuda você a recarregar sua mente e descobrir a conexão entre sua mente e corpo. Quando você está ciente desta conexão e o que está acontecendo com seu corpo, você também pode começar a controlar a maneira que seu corpo responde a certas situações.
9. Controlar seus pensamentos: Meditação ajuda a limpar a mente da inundação de pensamentos aleatórios. Isso deixa sua mente clara e focada para que você possa se concentrar nas coisas que você realmente quer se concentrar.
10. Sensação de bem-estar: Um dos primeiros resultados da meditação, que realmente atrai as pessoas e as encoraja a continuar praticando, é uma sensação de bem-estar. Ainda melhor, à medida que sua prática continua, esse sentimento vai se aprofundar e eventualmente pode se tornar seu estado padrão.
Ψ Fátima Vieira - Psicóloga Clínica
2 comentários:
Bem interessante! Obrigada pela partilha.
Um abraço
Guaraciaba Perides um abraço... Fátima Vieira
Postar um comentário