segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Ψ Sonhos de Uma Vida - 'O Homem e Seus Símbolos' - Carl Gustav Jung

"A semente de um pinheiro da montanha contém em si a futura árvore em forma latente... mas cada semente a seu tempo num lugar próprio, sob fatores diversos, como a qualidade do solo, da exposição ao sol e ao vento...
A totalidade latente do Pinheiro na semente reage a essas circunstâncias desviando-se das pedras e inclinando-se para o sol, o que acaba moldando o crescimento da árvore. Assim um Pinheiro lentamente toma corpo, constituindo a realização de sua totalidade, sua manifestação no mundo real... na falta da árvore viva a imagem do pinheiro é apenas uma possibilidade, uma idéia abstrata... A realização dessa singularidade no indivíduo é o objetivo do processo de Individuação."
 (Jung - O Homem e Seus Símbolos)

*Existem milhares de árvores na floresta e todas não passam de árvores,  mas se olharmos bem de perto e com a devida atenção, cada uma tem as suas particularidades... não existem duas árvores idênticas,  a natureza realiza seus padrões através de seres únicos e individuais. Por isso o pensamento estatístico é tão pernicioso, tão nocivo. 

*A realidade consiste de um imenso número de seres únicos e os sonhos nos ajudam a descobrir padrões únicos da nossa vida. 

*Os sonhos apontam para cada ser o sentido único de sua vida também única... sendo este talvez o aspecto mais importante e fascinante da vida onírica.

*São os sonhos que indicam onde se encontra nossa energia e para onde ela quer ir. *Assim todo sonho traz uma mensagem útil que propicia um 'insight' sobre o sentido específico de uma situação também específica da nossa vida.

*Segundo Marie Louise Von Franz, noite após noite essas mensagens se repetem, chegando a mais de cem mil no decorrer de uma vida. Se estudarmos nossos sonhos por um determinado tempo, observaremos conexões significativas entre eles.                                                              
                                              Imagem: D. KILPATRICK III                                                              
*Uma situação ameaçadora aparece repetidamente nos sonhos, até que prestamos atenção, então o próprio sonho acaba nos trazendo a solução. 

*É como se a natureza lentamente 'chocasse' os problemas, acalantando e desenvolvendo-se devagar... esse desenvolvimento lento pode ser observado na interpretação de sonhos.

*Através da  Psicoterapia ocorre uma concentração consciente no processo natural de maturação com vistas a apressá-los... é  como por mais fogo, para que o processo ande mais depressa.

*Existem diferenças entre os sonhos dos jovens e idosos. *No meio da vida ocorre um estágio transitório, os sonhos jovens são mais adaptativos em direção à uma adaptação externa, ambição pessoal, ou realização amorosa.

 *Por volta dos 40 anos os sonhos visam uma adaptação à vida interior, descoberta do sentido da vida. 

*Von Franz refere ainda, que na sociedade moderna, os jovens também parecem preocupados com esta dimensão interna, resultado da massificação da nossa civilização...

*No aspecto profissional observa-se uma disputa perversa, onde o homem moderno no intuito de não ser descartado como mais uma mercadoria, acaba por tornar-se um megalomaníaco que quer estar por cima para conquistar sempre um melhor status ou se sente completamente esmagado e inútil resultando em depressão ou doenças psicossomáticas. 

Fonte: Marie Louise Von Franz 
Carl Gustav Jung 'O Homem e Seus Simbolos' 
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica 

Nenhum comentário: