(...) A senhora acredita em predestinação? Os sonhos indicam que a vida é predeterminada?
MLVF: "Com certeza uma boa parcela da vida tem um padrão preexistente.
Você nasce homem ou mulher, branco, negro, Índio ou chinês, neste lugar e não naquele, nesta família e não em outra. Há um padrão dado, mas também uma certa margem de liberdade. Senão poderíamos desistir da terapia e dizer que as pessoas devem realizar o padrão de suas vidas e que nada pode ser feito a respeito. Mas ao compreender esse padrão, ao torná-lo consciente, ao interpretar sonhos, mesmo que não possamos escapar do destino, podemos conferir-lhe um sentido mrais positivo.
Ella Smethurst
Faz diferença dizer "sim" ao destino e cumpri-lo positivamente, ou dizer "não" e ser por ele arrastado contra a própria vontade.
Podemos assim dizer que embora haja uma certa predestinação, ela não é absoluta. Não se trata da idéia fatalista de Alá que tudo decide e faz as coisas acontecerem de um certo jeito.
Podemos alterá-las e é por isso que a terapia faz sentido. Podemos alterá-las compreendendo o padrão da nossa vida e portanto evitando certas consequências negativas. Podemos conferir-lhe um aspecto relativamente mais positivo."
Marie-Louise Von Franz: O Caminho dos Sonhos
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica
Nenhum comentário:
Postar um comentário