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Em geral, o complexo paterno em um homem se manifesta na persona (através da identificação) e como aspectos de sua sombra; em uma mulher, manifesta-se na natureza do animus , colorido pela projeção da anima de seu pai.
Margaret Hunter
O pai é o primeiro portador da imagem do animus. Ele atribui essa imagem virtual a substância e forma, pois, por causa de seu Logos, ele é a fonte de "espírito" para a filha.
Infelizmente, essa fonte costuma ser manchada exatamente onde esperaríamos água limpa. Pois o espírito que beneficia uma mulher não é mero intelecto, é muito mais: é uma atitude, o espírito pelo qual o homem vive.
Mesmo o chamado espírito "ideal" nem sempre é o melhor se não entender como lidar adequadamente com a natureza, isto é, com o homem animal.
(...) Assim, a cada pai é dada a oportunidade de corromper, de uma forma ou de outra, a natureza de sua filha, e o educador, marido ou psiquiatra tem que tocar a música.
Pois “o que foi estragado pelo pai” [Uma referência ao I Ching Hex. R. Wilhelm: “Trabalhe bem no que foi estragado”.] Só pode ser feito por um pai. [“A Personificação dos Opostos”.]
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