(...) é porque o seu potencial de cura já está em você
*Através de experimentos com diversos elementos e substâncias, reais e conjeturados, a alquimia foi muito mais do que uma busca pré-científica ... é vista como o precursora da química e, possivelmente, da física quântica.
*A perseverança imprescindível dos alquimistas dedicando-se à tarefa de transformar metal bruto em ouro resultou em um teste do espírito fazendo da alquimia uma disciplina espiritual.
*As provações do aprendiz evolui para a compreensão espiritual de si mesmo e do mundo.
*O metal base provou ser ele mesmo, o alquimista, sua experiência de vida e a sua busca incansável pela perfeição e sabedoria.
*O aprendiz observou que a tarefa mais desafiadora seria a transformação do seu eu ...
*Como transformar sua vida desperta em ouro?
O ouro simbolizado pelo Sol, sua consciência e iluminação.
*O principal resultado da transmutação da matéria física em ouro e a transformação da alma básica foi a Pedra dos Filósofos.
*Ao seu possuidor foi prometido eterna juventude, liberdade da morte ou doença, sabedoria, incluindo também a habilidade de transformar metal base em ouro.
*A Pedra Filosofal nunca mais poderia ser dissolvida ou perdida após ser encontrada... mas primeiro, tinha que ser encontrada... e esse trabalho é individual, uma vez iniciado não pode parar ... pois a vida é um 'vir-a-ser' sem fim.
*Na alquimia a matéria é composta pelos elementos - terra, fogo, água e ar - unificados por um quinto elemento, invisível para os não iniciados.
*Este quinto elemento era conhecido como quintessência.
*Era o segredo dos segredos com os quais se podia controlar a natureza.
*A quintessência e a Pedra dos Filósofos eram símbolos para o mesmo graal.
*Uma parte importante da alquimia, consistia em encontrar a Pedra dos Filósofos, o Graal ou a quintessência - e tudo seria possível nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual.
*Aprendizes homens e mulheres, praticavam a alquimia através de estudo e trabalho prático misturando elementos, compostos e substâncias, encapsulando suas descobertas em símbolos, desenhos e fórmulas místicas.
*Grande parte do trabalho foi realizado em laboratórios - locais igualmente equipados para atividades práticas e místicas.
*Os símbolos e fórmulas místicas constituíam uma linguagem secreta, uma forma de esconder o trabalho metafísico e espiritual da alquimia da atenção da igreja e dos não iniciados.
1. NIGREDO - Cor negra, chumbo, saturno, sofrimento intenso, a sombra, depressão, enfrentamento da raiva, ódio, cobiça, inveja. Nesta fase os conteúdos do INCONSCIENTE aparecem em forma de sonhos. Na alquimia clássica essa emersão no inconsciente era causada por gases tóxicos, onde os alquimistas chegavam à loucura. Nenhum trabalho terapêutico acontece sem este processo de isolamento e enfrentamento. Um bom anjo se faz necessário, se não for o terapeuta, um amigo, um mestre... A fase assustadora da sombra, nos torna mais humanos, com ela podemos chegar à iluminação.
3. CITRININAS - Fase breve, na alquimia pouco se fala, algo cheira mal, enxofre. No processo Psicoterapêutico significa que o amarelo envelheceu... a alma quer ir além de si mesma, se volta para as questões do mundo, experimenta a compaixão, compartilha ... Então o amarelo torna-se dourado radiante, iluminado. Dando início à próxima etapa.
Para Jung, é como estar no alto da montanha e ver a tempestade passar, não é o fim dos problemas porque a vida é dialética, mas algo em nós já é capaz de dizer: "Este caminho é meu meu velho conhecido" ou "nesta armadilha eu não caio mais."
*Ao comprendermos nossos sonhos, podemos então agir com base nos 'insights' que adquirimos sobre nós mesmos para polir o que está 'embaçado', curar as contusões e feridas, para que a alma brilhe.
*Desta forma, podemos nos tornar mestres de nossos mundos espiritual, emocional, mental e espiritual.
*Nossos sonhos podem ser vistos como um metal de base e o processo de interpretá-los como um processo de disciplina espiritual.
*Os 'insights' que obtemos sobre nós mesmos como resultado são todos parte do Graal, a Pedra dos Filósofos, a magia com a qual podemos escolher transformar nossas vidas.
*A alquimia dos sonhos com seus símbolos reveladores se não forem negligenciados, transformarão nossa vida espiritual, emocional, mental e física em ouro alquímico.
*Através da alquimia do sonho é possível reprogramar a mente inconsciente eliminando crenças pensamentos e padrões que não estão mais funcionando.
*O sonho é a linguagem mais genuína da nossa mente inconsciente, especialmente os sonhos recorrentes... um sonho não interpretado é como uma carta não lida... (talmud)
*As narrativas oníricas contam histórias de encontros com antepassados, podemos receber orientação e assistência para curar doenças ... sonhos são como tesouros escondidos, aparecem como verdadeiros presentes em forma de tônicos e elixires medicinais de cura ... frutas ou minerais que devem ser incorporados na dieta...
*Às vezes, os sonhos dão avisos antecipados, com intuito de preparação para enfrentar a passagem da morte ou trazendo consciência aos estados físicos de mal-estar e doença.
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica
Nenhum comentário:
Postar um comentário