sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Ψ O Sonho e o Imaginário na Criança

O SONO NO QUADRO GERAL DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

- O sono e a vigília correspondem a mecanismos fisiológicos bastante precisos e a evolução do sono é concomitante com uma maturação funcional do organismo e com variações da eletrogênese cerebral.

- Durante oas primeiros meses de vida da criança o adormecimento está ligado à sensação de saciedade, e o despertar à sensação de fome.

- Mas a partir de determinado momento, o despertar não mais depende de uma "vigilância de necessidade", ligada às necessidades alimentares, pouco a pouco, ele se torna uma "vigilância seletora", dependente do comportamento adaptado ao ciclo diurno, produz-se uma adaptação da criança ao seu meio e o meio cria os hábitos na criança.

- O sono infantil tem uma evolução particular (pode ser controlado por EEG - eletroencéfalograma) e que comporta fases de atividade cerebral lenta e rápida, e que se modificam durante a evolução.

- A organização do sono, do ponto de vista qualitativo e quantitativo, tem suas próprias características, das quais algumas dependem da maturação, mas que estão ligadas também à organização do Ego e do investimento da libido.

- Para SPITZ, o sono do recém-nascido é uma função normal de proteção, que faz parte da concepção mais ampla de barreira de proteção contra o estímulo. É um modo de evitar com sucesso o desprazer, por meio de uma regressão.
















- Entre três e cinco anos - Sono mais organizado, lentidão no adormecimento, despertar à noite com ansiedade.

- Entre cinco e sete anos - A criança consegue contar o seu sonho.

REPRESENTAÇÃO INFANTIL DO SONO EM DESENHO -  Nebuloso, uma nuvem ou figura esfumaçada.

- Segundo L. B. AMES, a criança começaria a sonhar por volta dos dois anos.

- Aos três anos começa a narrar seus sonhos ocasionais, com imagens do sonho e fantasias que ela mesma cria.

- As crianças relatam sonhos desgradáveis com imagens de animais, que a perseguem, bonecos deformados, isoladas em florestas, serem atacada ou devoradas.

- São sonhos encontrados em quase todas as crianças tendo um valor simbólico de temor, abandono ou separação, agressão projetada ou de punição.

- Somente a partir dos sete anos a criança se torna a personagem principal do sonho.

- Segundo PIAGET tanto em estrutura simbólica, quanto em seu conteúdo, o sonho infantil é bastante semelhante ao jogo de ficção, sendo que no jogo há uma construção intencional e a do sonho envolve o indivíduo bem além do plano de sua consciência, o sonho se restringe a apresentar o objeto por uma imagem mental ou a escolher uma outra imagem simbolizando o mesmo objeto.

- Os sonhos bizarros são relatados por indivíduos que vivenciam conflitos ainda não resolvidos.

MANUAL DE PSIQUIATRIA INFANTIL J. de AJURIAGUERRA, Atheneu.
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

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