quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Veronese - As Faces do Silêncio

Antonio Veronese, nasceu em 1953, em Brotas, pequena cidade no estado de São Paulo - Brasil, filho de pais de origem italiana.

 Para Veronese a relação com a pintura é uma relação silenciosa que dispensa palavras.

 A sua luta no Brasil sempre foi uma denúncia constante contra a violência às crianças e adolescentes em situaçao de risco.
 Utilizou a pintura como forma de reabilitação psicopedagógica destas crianças, com a bandeira "estética é remédio!"

Alguns dos trabalhos produzidos pelos jovens foram expostos em Genebra (Suíça), no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília, e na Universidade de San Francisco, nos Estados Unidos. 

... rostos que são a expressão mesma da perplexidade, do medo e da impotência - é indissociável da vida e, por isso, ele fala da sua pintura como se fosse um manifesto, acrescentando que não se importa se gostem.

O que importa para Veronese é seu "soco na mesa" não passar desapercebido.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Barbara Felisky

Barbara Felisky

 
 

Ψ eu sonhei ...

que pedia orientação a uma sacerdotisa, recebi o seu conselho,  me senti acolhida e amada incondicionalmente
e então chorei.

"E a sacerdotisa adiantou-se novamente e disse: 'Fala-nos da razão e da paixão'.

 E ele respondeu: Vossa alma é freqüentemente um campo de batalha onde vossa razão e vosso juízo combatem vossa paixão e vosso apetite.
Pudesse eu ser o pacificador de vossa alma, transformando a discórdia e a rivalidade entre vossos elementos em união e harmonia ...  pois a razão, reinando sozinha, restringe todo impulso; e a paixão, deixada a si, é um fogo que arde até sua própria destruição. Que vossa alma eleve, portanto, vossa razão à altura de vossa paixão, para que ela possa cantar."  Gibran Khalil

 Querer, Ousar, Saber, Calar.
 Ela muda tudo que toca    
Tudo que ela toca muda ...

- Sonhos arquetípicos, também chamados de ”sonhos míticos” ou ”grandes sonhos”,  geralmente ocorrem em momentos importantes ou períodos de transição em nossas vidas.  
- Tais sonhos têm uma qualidade cósmica, são extremamente vivos e permanecem em nossa mente muito tempo depois que tivemos o sonho, as vezes, por anos e anos. 
- Quando a Deusa se manifestar saiba que chegou a hora de ouvir atentamente a voz interior, a intuição, o que está velado que precisa ser exteriorizado.
 - Um convite para um mergulho sem medo no fascinante universo intuitivo que nos é inerente.
 - O arquétipo da Deusa, é receptivo, nada exige apenas acolhe, aconchega, é um carinho na noite fria. É escutar o próprio silêncio, assumir uma postura contemplativa, se possível meditativa.
 -  A Sacerdotisa é a energia que guarda os nossos segredos mais profundos, que são manifestados através dos sonhos e das sincronicidades dos acontecimentos. 

- Preste atenção em seus sonhos, as sincronicidades e outras reflexões que serão importantes no caminho do autoconhecimento, para desvendar os segredos da mente, do coração e do fortalecimento da personalidade.
 - O “acaso” poderá nos levar a entrar no mundo misterioso da Sacerdotisa, "o acaso vai me proteger enquanto eu estiver distraído", como diz a canção.
- Ela nada revela, apenas sugere, ela é sutil,  por isso precisamos estar mais atentos aos sinais.
  - Ela mantém a boca fechada, não revela seus segredos facilmente, mas permite que eles existam, provocando o interesse pala procura.
  É a voz interior do nosso inconsciente. É só ficarmos atentos aos sussurros que chegam do interior, eles serão reveladores. 
 - "Todas as respostas já estão dentro de você."
- Vale ressaltar que a Deusa, sugere intuição e nos orienta para uma maior consciência do mundo interior, lá onde tudo nasce e se desenvolve.

- Ao desvendarmos nossos segredos e fantasias, passamos a compreender melhor os outros e assim seremos mais cuidadosos com nossos julgamentos.

- A dica é: permita-se conduzir pelos instintos, aja com paciência e bom senso, alimente o espírito instigando a autoconfiança.

- A Sacerdotisa, entende que amar é uma tarefa complexa, mas que vale à pena. 
 O seu ser está pedindo passagem, assuma seus sentimentos. Para que o amor floresça, você precisa ceder em alguns aspectos. O símbolo tem como lado bom a paciência e a sabedoria. Use isso a seu favor e equilibre suas atitudes emocionais.

- É uma das figuras mais enigmáticas, carrega uma forte sensualidade, mas não é sexualizada, o que passa despercebido ao amante mais distraído.

- Ela sinaliza o aspecto sagrado da sexualidade e sugere que quando nos unimos espiritualmente a uma pessoa, nos unimos a ela para toda a eternidade. 

- A Sacerdotisa junto à Imperatriz seria o arquétipo do encantamento amoroso: o equilíbrio da fertilidade espiritual e física.
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

sábado, 11 de janeiro de 2014

Amedeo Modigliani

Amedeo Modigliani Pintor e escultor italiano, nascido em 1884 e falecido em 1920, estudou em Florença e em Veneza, e foi depois instalar-se em Paris.


Ψ "O que importa quantos amores você tem se nenhum deles te dá o universo?" Lacan

A falta é a causa do desejo? Existir é o mesmo que desejar?

- Para o psicanalista francês, o desejo não possui objetos fixos e adequados para saciá-lo.


-Todo objeto é insuficiente nesta tentativa de satisfação do desejo.  

- Já as necessidades básicas, como fome e sede para serem satisfeitas, precisariam tão somente de alimento e água.

- O desejo segundo Lacan é constitutivamente insaciável.

- Nesta perspectiva, não há sintonia entre desejo e objeto pois nada no mundo preencheria a lacuna radical instaurada no ser por sua condição de habitante da linguagem.

 - Esse furo, segundo Lacan, é a causa do desejo.

- A existência, por conseguinte, seria um longo ciclo de ilusões e decepções.
 

- O  sujeito só deseja mais um chocolate, outro 'drink', o carro do ano, o sítio, aquela conquista amorosa ... 

- Uma espécie de compensação pela falta de um objeto mítico que ofereceria ao sujeito um gozo absoluto e infinito ou uma tentativa sempre frustrada de encontrar esse objeto.


- ou seja, devora-se qualquer alimento, ou substância com o intuito de saboreá-lo, na eterna ilusão de temporariamente 'tamponar' a falta sem jamais conseguir preenchê-la de fato.

- Frustração: ele não possui o objeto primordial de gozo absoluto e  que satisfaria plenamente a suposta falta originária.


- Se o possuísse, não precisaria desejar.


- Logo, o desejo seria sempre uma nostalgia do objeto mítico de gozo absoluto.


- Quando a lacuna torna-se insustentável a constatação de que não há produto na vida (no comércio) que preencha a angústia existencial, então o vazio neurótico se instala.

- Não é assim que se constrói  o núcleo psicopatológico que faz com que o sujeito nos procure na Psicoterapia?

(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Xie Chuyu - Harmonia e Elegância

Xie Chuyu (谢 楚 余) nasceu em 1962 em Shantou, província de Guangdong. Graduou-se do Departamento de Pintura a óleo de Guangzhou Academy of Art em 1988. É professor assistente na Academia de Arte Guangzhou, e pintor de Guangdong Instituto de Criação de Arte.
 Nas palavras de Zhong Ming - "Em suas obras pode-se sentir profundamente a sua fisionomia ascética sentimental. O fundo, sombrio e confuso, com uma figura mostrando desconhecimento de sua existência anterior a esta vida, que constrói uma concepção artística como se você estivesse no passado remoto. Você deve pensar profundamente sobre a breve juventude e os limites da existência humana, o que desperta tristeza e relutância ".