terça-feira, 26 de agosto de 2025

27 de agosto dia do Psicólogo (a)

                                                   imagem: iStock

                                          
                                       𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

                                        http://www.fatimavieira.psc.br/

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

 "A raça humana é um assunto monótono. A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo trabalhando para viver e a pouca liberdade que resta as enche de medo..." (Goethe)

                                                   Claude Monet
"Uma serenidade maravilhosa tomou posse de toda a minha alma, como essas doces manhãs de primavera que eu aproveito de todo o coração. Estou sozinho e sinto o encanto da existência neste lugar, que foi criado para a bem-aventurança de almas como a minha. Estou tão feliz, meu caro amigo, tão absorto no senso requintado da mera existência tranquila, que negligencio meus talentos. Eu deveria ser incapaz de desenhar um único traço no momento presente; e ainda assim sinto que nunca fui um artista maior do que agora.         Ivan Kovalenco   
Quando, enquanto o lindo vale fervilha de vapor ao meu redor, e o sol do meio-dia atinge a superfície superior da folhagem impenetrável de minhas árvores, e apenas alguns raios perdidos se infiltram no santuário interno, eu me jogo entre a grama alta perto do riacho que corre; e, enquanto me deito perto da terra, mil plantas desconhecidas são notadas por mim: quando ouço o zumbido do pequeno mundo entre os caules, e me familiarizo com as inúmeras formas indescritíveis dos insetos, então sinto a presença do Todo-Poderoso, que nos formou à sua própria imagem, e o sopro daquele amor universal que nos carrega e sustenta, enquanto flutua ao nosso redor em uma eternidade de bem-aventurança; e então, meu amigo, quando a escuridão cobre meus olhos, e o céu e a terra parecem habitar minha alma e absorver seu poder, como a forma de uma amada amante, então muitas vezes penso com saudade.                 
                                                                                           Claude Monet
Se eu pudesse descrever essas concepções, pudesse imprimir no papel tudo o que está vivendo tão pleno e quente dentro de mim, que pudesse ser o espelho da minha alma, como minha alma é o espelho do Deus infinito! Ó meu amigo — mas é demais para minha força — eu afundo sob o peso do esplendor dessas visões!"
 (Johann Wolfgang von Goethe, 'Os Sofrimentos do Jovem Werther')
                                                       𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica