quarta-feira, 7 de abril de 2010

Ψ PSICOTERAPIA EXISTENCIAL - o homem já nasce confuso


Ψ "... o homem é naturalmente desorientado e já nasce confuso." (Ortega y Gasset)

 Tal desorientação está relacionada com a solidão existencial, com a condenação à culpa, ao sofrimento e à morte. Ainda que confuso ele busca um sentido. 

O papel da Análise Existencial é o de ajudar a elaborar a nossa história, facilitando uma noção mais clara da existência para que possamos nos interpretar e para que nossa história de vida seja menos absurda, desmascarando as ilusões, os enganos da consciência, transformando assim em realidade a nossa utopia pessoal ou nosso projeto de vida.

 VIR-A-SER é dar luz a si próprio, renascer a cada dia e assumir as rédeas do destino e construir a própria história. Ao tentar assumir a sua história o homem se depara com limites que interferem nas possibilidades de crescimento.
Os principais limites são: a MORTE, a LIBERDADE, o ISOLAMENTO EXISTENCIAL, o SOFRIMENTO, a RESPONSABILIDADE e a BUSCA DE SENTIDO PARA A VIDA.

 *A PRIMEIRA PREOCUPAÇÃO ESSENCIAL: Frente à morte nada mais podemos fazer senão ficarmos preocupados, não há escapatória possível. Conscientes dela, somos surpreendidos por uma sensação de absurdo, impotência e insegurança permanente. A trágica experiência da transitoriedade da vida ajuda o ser humano a empregar responsavelmente seu tempo. 

*A SEGUNDA PREOCUPAÇÃO ESSENCIAL É COM A LIBERDADE: Diante da transitoriedade da vida e com a possibilidade da morte o homem dá valor à liberdade e luta por ela, sente urgência em ser livre. O cerceamento da liberdade pode instigar revoluções ou mesmo engessar indivíduos em atitudes reacinárias, recusando-se à ação livre. A liberdade desafia a criatividade e a vontade autêntica de cada um ser ele mesmo apesaar das provocações quotidianas massificadas. 

*A TERCEIRA PREOCUPAÇÃO ESSENCIAL É COM O ISOLAMENTO EXISTENCIAL: O homem segue solitário pela vida afora. Desde o nascimento luta em sua trajetória na esperança de compartilhar sua solidão com alguém, mas na maior parte do tempo está absolutamente só. Nunca se está tão só como ao nascer e ao morrer. Ao nascer a experiência é intransferível e ao morrer é partida solitária. 

*A QUARTA PREOCUPAÇÃO ESSENCIAL É COM O SOFRIMENTO: O sofrimento é inevitável como disse FRANKL, há uma certa dose de sofrimento que está ligada à própria condição humana. A experiência do prazer e da dor são intransferíveis, como se a natureza quisesse dizer-nos que o mais importante nesse mundo é que todos possam experimentar diretamente a vida. Porque somos capazes de sentir dor e sofrer, somos cautelosos e responsáveis diante da vida, (o que contribuiu para a humanização do homem, desenvolvendo sentimentos de compaixão, amor e zelo pelos outros seres). Foi a vulnerabilidade humana que construiu a civilização, o convívio em comunidade garantindo a preservação da espécie. 

*A QUINTA PREOCUPAÇÃO ESSENCIAL É COM O SENTIMENTO DE CULPA: A culpa ajuda-nos a rever o caminho e a cuidar dos outros. Fugimos da culpa, evitando prejudicar nossos companheiros de jornada e agravar ainda mais nosso isolamento existencial.A culpa tem origem na sensação de atingir o outro fazendo-o sofrer. Segundo Melanie Klein este sentimento faz-se acompanhar do desejo de reparação ou de expiação para compensar o prejuízo causado à pessoa.
Por ser provido de consciência pressupõe-se que o homem deva assumir a culpa e responsabilidade pelo que faz, responder por suas condutas, comportamentos e atitudes. 

*A SEXTA PREOCUPAÇÃO ESTÁ RELACIONADA COM A RESPONSABILIDADE: Ser homem é basicamente ser capaz de assumir RESPONSABILIDADES, sem assumir compromissos a vida fica desprovida de qualquer sentido.

 *A SÉTIMA PREOCUPAÇÃO ESSENCIAL HUMANA TRATA-SE DA BUSCA DE SENTIDO PARA A VIDA: Esta é questão fundamental para a humanidade desde o princípio da história: de LAO-TSÉ a VIKTOR FRANKL, dos ASTECAS aos ÍNDIOS DA AMAZÔNIA, de ZENÃO de ELÉIA a HEIDEGGER... 
O sentido volta-se para o futuro, para o depois, para o que ainda estar por vir, e que só existe no reino da ESPERANÇA.  Subsistem, lado a lado, as preocupações fundamentais do homem com a morte, o sofrimento, a culpa, a liberdade, o isolamento existencial, a responsabilidade, que contribuem para a realização da meta primordial do homem - o ENCONTRO DE UM SENTIDO para sua vida.

 A LOGOTERAPIA visa facilitar a compreensão deste sentido vital que pode estar escondido como as raízes da árvore, mas que tem força de sustentação porque, como disse o poeta, O QUE A ÁRVORE TEM DE FLORIDO VIVE DO QUE ESTÁ SEPULTADO. 

Fonte: GOMES, José Carlos - A Prática da Psicoterapia Existencial - LOGOTERAPIA - vozes - Petrópolis 1988. (txt elaborado por Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: