sábado, 11 de dezembro de 2010

a caixa de pandora


O mundo foi crescendo... as pessoas se distanciando cada vez mais, a cada um a sua solidão, sonhos secretos, sorrisos esquecidos, lágrimas ocultas... Os melhores sentimentos confinados numa caixa escura. Falta coragem para revelar o conteúdo da alma. E esse mundo interior cada vez mais sufocado não cabe mais no mundo exterior. Ninguém tem mais tempo para ouvir ninguém... os compromissos são tantos... agenda lotada, sobra o supérfluo, mal se ouve o outro e o olhar não olha. Ao olhar no olho do outro me comprometo. Logo evito...
 - E Deus que tudo vê, pensou: "Neste mundo enorme que Eu criei, vejo que ainda existem pessoas corajosas, que querem abrir sua caixa escura, e pessoas generosas que demonstram interesse no conteúdo e que querem compartilhar seus SONHOS e ESPERANÇAS... mas fiz um universo imenso, eles são humanos e tem suas limitações."
- Então Deus concedeu ao homem a magia (como Ele, mas não tanto assim) de estar em qualquer lugar do planeta em segundos, estabelecendo assim contato imediato com todos aqueles dispostos a abrirem suas caixas... e fez-se a NET...
A LENDA: Segundo o mito, a história de Pandora surge na sequência de alguns logros perpetrados por Prometeu, que viriam a privilegiar a humanidade em detrimento dos deuses do Olimpo.
- Para se vingar, Zeus criou Pandora, a primeira mulher, e enviou-a a Epimeteu, que a deveria tomar como esposa.
Contrariamente ao que o irmão, Prometeu, lhe tinha aconselhado, Epimeteu aceitaria este presente vindo do Olimpo.
- Infelizmente, Pandora viria também com um objecto, no qual estavam contidos todos os males. Vítima da sua curiosidade, esta primeira mulher abriria o tal recipiente, libertando todos os males e deixando, curiosamente, um simples dom por libertar - a esperança.
- Vamos nos deter no que considero como sendo um dos pormenores mais importantes deste mito - a presença da "ESPERANÇA" no interior de um objecto que, alegadamente, só continha males.- Sobre a ESPERANÇA Nietzche refere em "HUMANO DEMASIADO HUMANO" que a mesma é um grande mal, que os deuses apenas permitiram que ela ficasse entre os humanos para os atormentar... engana o ser no seu futuro incerto, com expectativas que nunca irão se concretizar... segundo o filósofo alemão "Atinge-se a verdade através da descrença e do ceticismo, e não do desejo infantil de que algo aconteça de certa forma."
- Ainda que demasiadamente humana quando sem a justa medida, a magia desta lenda está no papel desempenhado pela ESPERANÇA, que parece necessária à sobrevivência da espécie, a última bondade não destruída por nosso egoísmo e ambição.
- Hoje os meios de comunicação em tempo recorde nos informam dos confrontos de nossa espécie na luta desenfreada pelo poder com suas escolhas políticas duvidosas e incertas, priviligiando grupos minoritários em detrimento dos interesses mais nobres da humanidade. Escondem em seus cofres mentiras, arrogâncias, corrupções, injustiças sociais, o descuido com o ambiente.
- A esperança reside na possibilidade de que simultaneamente outras caixas se abram e pessoas comprometidas com o bem estar da humanidade se manifestem, através de sua arte, seu trabalho, da denúncia, do seu cotidiano, da informação crítica.
- Para que brote esperança o egoísmo precisa ser desprezado... Enquanto eu estiver na minha caixa, cuidando da minha propriedade, da minha empregada, do meu funcionário, do meu latifúndio, do meu bichinho de estimação, do meu... O planeta e milhares de seres vivos estão sendo depredados por um grupinho sem escrúpulos, que torcem para que a maioria cuide de sua caixinha, de sua propriedade...
- Pois é, é desta esperança que falo... verdadeiramente humana e passível de ser vivida e cultivada.
 


update: mais sobre o tema mitologia pandora acessem
 https://www.mitologia.pt/49535.html

Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

3 comentários:

Unknown disse...

Excelente texto, muito esclarecedor!

Anônimo disse...

Parte deste texto foi roubado de https://www.mitologia.pt/49535.html sem qualquer espécie de crédito ou atribuição. Isso é ilícito.

psique disse...

Anónimo encontrei o texto como autor desconhecido ... farei "update" mencionando o site que você está enviando... obrigado ... Fatima Vieira