sábado, 27 de agosto de 2011

Ψ O Homem Que Confundiu Sua Mulher Com Um Chapéu...

     imagem: salvador perez bassols - Espanha/ 1948




 














Ψ Certo episódio esquizofrênico começou com o desespero de um paciente cujo chapéu novo não lhe assentava bem.

No decorrer da Análise ele refere que se sentia diferente quando o usava, acreditando que a forma da cabeça era alterada pelo chapéu.

Sua imagem corporal estava distorcida.

Tinha medo de que havia alguma coisa errada com sua cabeça.

 Isso se manifestava na preocupação exagerada com as roupas e reações exacerbadas com as sensações corporais.

Segundo OBERNDORF, existem casos em que a incerteza em relação aos sentimentos corporais resulta de incerteza em relação ao próprio sexo do paciente.

Nos estádios de estranhamento, reações defensivas contrabalançam o aumento da catexia narcísica do corpo.

 Na despersonalização se passa o mesmo pela intensificação das catexias narcísicas dos processos mentais.

Na responsabilização, há repressão de sentimentos ou conceitos sobrecarregados.

O paciente enquanto se observa percebe a ausência da plenitude dos seus sentimentos, tal qual uma pessoa que percebe a ausência de um nome esquecido tendo na ponta da língua.

 As experiências de estranhamento e despersonalização resultam de um tipo especial de defesa, uma contracatexia contra os sentimentos do próprio indivíduo, os quais haviam sido alterados e intensificados por acréscimo anterior do narcisismo.

Os resultados deste acréscimo são percebidos como desprazerosos pelo ego que por conseguinte, põe em prática medidas defensivas contra eles.

Medidas que às vezes, consistem em retirada ativa da libido, em geral é uma contracatexia que as edifica.

 O aumento da auto-observação e o sentimento de que as sensações ausentes ainda existem tal qual o nome esquecido, são a manifestação clínica desta contracatexia.

SCHILDER, enfatizou que ”aqueles que sofrem de despersonalização não são carentes de sentimentos; os pacientes apenas percebem, vindo de dentro, uma posição às suas próprias experiências.

A intensificação da auto-observação é que manifestamente exprime esta oposição de maneira que temos na despersonalização duas direções conflitantes a saber: A direção para os sentimentos de sensações corporais e a direção contra os mesmos.

O órgão que porta a catexia narcisística é aquele que mais sujeito está à despersonalização.

O acréscimo do narcisismo não é em todos os casos de despersonalização, necessariamente tão intenso quanto numa esquizofrenia incipiente.

Como sintomas de tentativas no sentido de rejeitar sentimentos e sensações censuráveis, as despersonalizações também ocorrem fora da esfera da esquizofrenia, podendo exprimir defesa contra sentimentos de excitação, em particular, contra uma curiosidade muito forte, ou contra um certo tipo de pensamento.

O que se disse dos sentimentos de estranhamento e despersonalização, isto é, que representam reação do ego à percepção do aumento da libido narcísica, também se pode dizer da perplexidade geral do esquizofrênico, do seu sentimento de que tudo mudou.

Todos estes sintomas iniciais resultam de uma percepção interna da regressão narcísica e dos deslocamentos libidinais que a acompanham.

Bibliografia: FENICHEL, Otto – Teoria Psicanalítica das Neuroses. Livraria Atheneu – R.J - S.P/ 1981


 SUGESTÃO de leitura: SACKS, Oliver – O Homem Que Confundiu Sua Mulher Com Um Chapéu.
 O livro, dividido em quatro partes, trata da perda de funções neurais, de procedimentos excessivos manifestados pelos enfermos, de doentes que se transportam para realidades imaginárias e, também, do mundo simples e concreto daqueles que são vítimas de distúrbios neurológicos. Relatos sobre a fragilidade humana, da felicidade da superação e da tristeza da perda irrecuperável... acompanhadas pelo médico neurologista Dr Sacks. Casos como da jovem que perdeu o controle do seu corpo, como se ela não tivesse músculos funcionais ou ossos. Um homem que retém memórias somente até 1945, e é incapaz de conter novos fatos. Um paciente incapaz de reconhecer um objeto por completo, apenas seus detalhes. E o homem que ao tentar pegar seu chapéu, pega a cabeça de sua esposa.
(Fatima Vieira- Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: