domingo, 12 de julho de 2015

Ψ pergunte as abelhas ... coube a elas o comércio de pólen

A Natureza é uma verdadeira sinfonia com seus sons, ciclos e chacoalhar da folhagem...

Os pássaros são os Mestres Cantadores. Coube a eles o eterno anúncio das manhãs!


As flores são as Inspetoras dos Reinos.


Coube a elas espalhar o perfume infinito pelo horizonte (menos os girassóis, que estão ocupados observando e anotando o movimento do sol).

As abelhas são as Grandes Mercadoras.
Coube a elas o comércio de pólen e sementes por todas as paragens...

E assim, tudo se renova. E assim, tudo se renova.

Tudo retorna ao que era antes sem haver saído de onde estava, pois não existe “onde estava”.

Tudo vibra e nada está parado,


 e os girassóis que observam aos sóis das galáxias distantes (se é que existem girassóis por lá, mas ainda que não existam, nós inventaremos)

 parecem, de alguma forma, escutar a mesma canção que chegou a Jalal ud-Din...

Só é possível ouvir a música das esferas quando fazemos silêncio.

                                                                                               (Rumi) 
 Ψ  Fatima Vieira

2 comentários:

Rodolfo Ferreira disse...

Olá, tudo bem? Sou pré-vestibulando de medicina. Sou uma pessoa que gosta muito de se dispor a ajudar as outras, podendo contribuir de qualquer forma para o bem-estar psíquico do próximo. Eis o que me faz decidir fazer a psiquiatria. Encontrei como uma grande inspiração o Augusto Cury, médico psiquiatra e psicoterapeuta. Pergunto-me como ele fez para aprofundar os estudos dele na parte comportamental, terapêutica do indivíduo, sendo psiquiatria uma área médica, focada mais em aspectos biológicos? Tenho pesquisado para saber mais sobre a biografia dele, mas lá não evidencia a respeito disso. Como ele fez a psicoterapia? É uma especialização de psiquiatria? Poderia me informar mais sobre essa área dentro da medicina? Interessei-me muito por ela. Estava decidindo antes entre psiquiatria e psicologia. Optei pela primeira, em função da minha curiosidade em estudar outras partes do corpo, fornecendo-me um conhecimento mais amplo, para depois focar na mente humana. Porém, não pretendo estudar somente a parte biológica, medicinal. Também gostaria de poder me aprofundar no comportamento humano, nas emoções, assim como o Augusto chegou a fazer, escrevendo vários livros relacionados a esse assunto. A maioria das pessoas ao mencionar a psiquiatria, fala sobre transtornos, esquizofrenia, coisas similares... Queria saber mais sobre psicoterapia. Poderia me esclarecer essa dúvida? Obrigado.

psique disse...

Olá Rodolfo Ferreira
*Gosto de citar Hipócrates que afirmava que o organismo humano era considerado um microcosmo inserido num universo maior que o regia.
*Aqui a medicina clássica se prendia a uma concepção integrada das doenças.
*Assim refere: "Para conhecer-se a natureza do homem é necessário o conhecimento da natureza de todas as coisas".
*Em Descartes houve a apreensão do corpo como realidade objetiva e a radical separação entre o corpo e a mente, paradigmas que serão consagrados na medicina dos séculos XVII e XVIII.
*No século XIX a medicina passa a empregar novos pressupostos unindo as descobertas científicas da etiologia de diversas doenças e recursos tecnológicos para viabilizar o tratamento.
*A medicina do século XX ingressa com esperança de poder abordar junto com outras áreas do conhecimento como a biologia, a física e a química e o advento da tecnologia como aliados para uma resposta mais científica e eficaz ao padecimento humano.
*Entretanto, a medicina ortodoxa e organicista, contrariando todas as provas científicas da psicossomática, da psicanálise e todas as abordagens psicológicas e científicas, ainda reluta e permananece atuando baseada no raciocínio cartesiano. O resultado tem sido uma população doente, temerosa e dependente. E não se trata só de desinformação da classe médica e sim de má fé, haja vista que a medicina organicista legitima as indústrias farmacêuticas e os milionários planos de saúde.
*A Psiquiatria convencional compactua com estas práticas quando medicaliza indiscriminadamente ignorando a subjetividade do paciente.
*Você nunca vai conseguir tratar qualquer transtorno mental somente com medicação. Seria como matar o mensageiro que só veio avisar do ataque do inimigo. No máximo, você vai dopar, anestesiar, mas o trantorno voltará tantas e tantas vezes enquanto o real problema não for resolvido.
*O sofrimento humano não se mede só por um corpo doente. Esta dicotomia entre corpo e mente não favorece o paciente. O corpo isolado da mente é o do cadáver. O corpo não é um mero veículo, como uma veste, um objeto. Nada é puramente orgânico ou essencialmente mental, o corpo e a mente interpenetram-se.
*O médico psiquiatra com formação pscoterapêutica contextualiza o ser humano e a dimensão do seu sofrimento e só então prescreve a medicação adequada.
*Em relação ao seu questionamento: Ainda não li sobre o autor mencionado.
*A psiquiatria é uma especialidade do curso de medicina. Após a conclusão básica em medicina, o aluno faz uma residência em psiquiatria (dois anos), ou um curso de especialização. *E você deverá ser aprovado em prova específica da Associação Brasileira de Psiquiatria (veja http://www.abp.org.br/portal/).
*Penso que você está no caminho certo ao pesquisar outras fontes uma vez que as faculdades formais deixam a desejar ...
*Penso que o mais indicado seria conhecer e situar históricamente as diferentes abordagens psicoterapêuticas para que você possa identificar a que melhor vai se adequar futuramente à sua prática médica.
*Parabéns por sua escolha e desejo sucesso. Um Abraço Fatima Vieira