segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Ψ A Teoria do Caos...

(...) O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, precisa urgentemente que alguém lhe explique com clareza em que consiste o “efeito borboleta”.

*De acordo com essa teoria, o bater de asas de um inseto em Hong Kong pode desencadear – devido à conexão entre todos os fenômenos – uma tempestade em Nova York.   19 DEZ 2016 - 10:19 BRST El País Brasil
  (Saramago)                                                                                                                                                                                                   
*O Filme Efeito Borboleta (2004)direção Eric Bress e J. Mackye Gruber - O jovem Evan Treborn (Ashton Kutcher) descobre ter o potencial de fazer pequenas modificações em histórias de seu passado com o objetivo de alterar o presente e, consequentemente, promover verdadeiras revoluções em seu futuro.

*Efeito Borboleta baseia-se em uma das teorias mais assustadoras já conhecidas pela matemática, física e filosofia: a ideia de que o bater das asas de uma borboleta em um canto do mundo pode influenciar em definitivo a ordem natural das coisas e culminar com um tufão do outro lado do mundo.
*Foi Lorenz, meteorologista, filósofo e matemático, quem constatou pela primeira vez que certos fenômenos não poderiam jamais ser descritos segundo lógicas da física ou da matemática – mesmo àquelas tidas como irrevogáveis.
*Isso porque, segundo sua observação, alguns campos do conhecimento, como a própria meteorologia, estão baseados em tantos parâmetros e variáveis que fica praticamente impossível concluir a partir deles um ‘padrão definitivo de comportamento’.
(...) Mesmo na psicanálise e psicologia, o chamado ‘efeito borboleta’ serve de alicerce para justificar a imprevisibilidade da vida
*Afinal, sejam quais forem as atitudes conscientes e inconscientes tomadas por um indivíduo, os resultados sempre serão catastróficos – para o bem ou para o mal, tal como acontece com o protagonista de Efeito Borboleta.
*A Teoria do Caos revela a incapacidade humana de compreender ou controlar o resultado de suas próprias ações ou mesmo de fenômenos naturais, conclusão assustadora para alguns, e libertadora para tantos outros. (Texto: Geisa D’avo) 
 Ψ Fátima Vieira - Psicóloga Clínica 

Nenhum comentário: