sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Ψ estar vivo é sentir-se só

"(...) a solidão também pertence à infância. Essa solidão no coração de uma criança pode ser agravada por medo do escuro, castigo dos pais, rejeição dos colegas. Sua fonte, porém, parece ser a singularidade solitária de cada *daimon*,  uma solidão arquetípica que a criança não tem palavras para exprimir e que nós também não conseguimos formular muito bem.

                                       lonely boy - By Kongzilla2010watch
[...] se há um senso arquetípico de solidão nos acompanhando desde o início, estar vivo é também sentir-se só. A solidão vai e vem independentemente das medidas que tomamos. Ela não depende de estarmos literalmente sós, pois podemos nos sentir solitários mesmo estando cercados de amigos, na cama com um amante, no microfone diante de uma platéia empolgada. Quando vistos como arquetípicos, os sentimentos de solidão tornam-se necessários. Já não são arautos de pecado nem de medo nem de erro. Podemos aceitar a estranha autonomia do sentimento e deixar de identificar solidão com isolamento. E a solidão também não é eminentemente desagradável, uma vez que recebe sua contextualização arquetípica.
Quando examinamos — ou melhor, sentimos — atentamente a sensação de solidão, descobrimos que ela se compõe de vários elementos: nostalgia, tristeza, silêncio e um desejo de ”alguma coisa” não aqui, não agora. Para que esses elementos e imagens se manifestem, precisamos nos concentrar neles e não em remédios para nossa solidão. O desespero aumenta quando procuramos saídas para o desespero." (Código do Ser - James Hillman)

O caráter do homem é seu daimon”. (Heráclito)
*daimon espírito, anjo, guardião, almaTrata-se de um gênio interno, um arquétipo que orienta nossas paixões e motivações inconscientes, aquilo que define nossas essências e que devemos ouvir com mais frequência. E daí vem a ideia de que cada alma recebe um daimon único, antes de nascer, que escolhe uma imagem ou um padrão a ser vivido na terra (quando falamos de imagem ou padrão estamos falando de arquétipo). O daimon vai ser o guia para que se cumpra aquela imagem escolhida, é ele que nos lembrará. Ainda mais interessante do mito é que escolhemos o corpo, os pais, o lugar e as circunstâncias que servirão à alma. E só não entendemos isso por que esquecemos. (Hillman). *Eudaimonia significa ter boa fortuna, riqueza ou felicidade. É um florescimento interno que, de acordo com Carl Jung, deveríamos promover tomando primeiro o contato com nosso daimon.

Nenhum comentário: