"Tô cansado, chefe. Cansado de estar na estrada, sozinho como um pardal na chuva. Cansado de nunca ter um amigo pra ficar junto, ou pra me dizer de onde a gente veio ou pra onde a gente vai, ou por quê. Principalmente, tô cansado das pessoas sendo cruéis umas com as outras. Tô cansado de toda a dor que eu sinto e ouço no mundo todo dia. Tem demais disso. É como pedaços de vidro na minha cabeça o tempo todo. Consegue entender?" (Dito por John Coffey em À Espera de um Milagre)
"Um homem desprovido de esperança e consciente disso deixou de pertencer ao futuro." (Albert Camus, O Mito de Sísifo)
"Você realmente quer morrer? - Ninguém comete suicídio porque quer morrerEntão por que fazem isso? - Porque querem acabar com a dor." (Tiffanie DeBartolo, Como Matar um Astro do Rock)
"Suicídio melancólico: Está associado a um estado geral de depressão extrema e tristeza exagerada, fazendo com que o paciente não perceba mais com sensatez os laços que o conectam com as pessoas e as coisas ao seu redor. Os prazeres não mais atraem." (Émile Durkheim, Suicídio: Um Estudo em Sociologia)
"A dor da depressão grave é inimaginável para quem nunca a sofreu, e mata em muitos casos porque sua angústia não pode mais ser suportada. A prevenção de muitos suicídios continuará sendo dificultada até que haja uma conscientização geral sobre a natureza dessa dor." (William Styron, Escuridão Visível: Uma Memória da Loucura)
"O que as pessoas não entendem sobre a depressão é o quanto ela dói. É como se o seu cérebro estivesse convencido de que está morrendo e produzisse um ácido que te corrói por dentro, até que tudo o que resta é um vazio assustador. Sua mente se enche de pensamentos sombrios... e, então, não há esperança. Nunca cheguei ao ponto de pensar em acabar com tudo, mas entendo como isso pode acontecer com algumas pessoas. A depressão simplesmente dói demais." (Tyler Hamilton)
"A depressão é uma morte dolorosamente lenta e devastadora. A mania é o outro extremo, uma montanha-russa descontrolada, uma bola de cocaína cortada com velocidade. É divertido e assustador pra caramba. Alguns pacientes – bipolar tipo I – vivenciam ambos os extremos; outros – bipolar tipo II – sofrem de depressão quase exclusivamente. Mas o "estado misto", a alternância mercurial entre altos e baixos, é o mais perigoso, o mais mortal. O suicídio muitas vezes resulta da natureza impulsiva e da velocidade física da mania psicótica, aliadas à auto aversão paranoica da depressão." (David Lovelace, Scattershot: Minha Família Bipolar)
Nenhum comentário:
Postar um comentário