"Quem Sou Eu?" É necessário tornar-se consciente de nossa natureza espiritual para responder a essa questão.
As Quatro Etapas Alquímicas (Magnum Opus) e o processo psicoterapêutico:
*Nigredo (escurecimento): fogo - aquele que não suportar o fogo, será consumido por ele; Envolve dissolução, decomposição e a redução da matéria à sua prima matéria.
*Na Psicoterapia: é vivenciada como a entrada no mundo inconsciente, obscuro e caótico. São João da Cruz se referiu a isso como "a noite escura da alma".
O encontro mais sombrio do nosso ser. As neuroses surgem porque o indivíduo não consegue suportar as próprias ambiguidades. O mal não é uma força externa à nós. Em condições favoráveis, o indivíduo tem potencial fascista, tirano ou fanático...
O encontro com a sombra coletiva implica em reconhecer a própria sombra.
*Albedo (branqueamento): etapa lunar, purificação; surgimento da percepção, clareza reflexiva e integração dos sentimentos.
*Na Psicoterapia: O paciente começa a ser percebido como alguém que gradativamente vai se afastando do fluxo caótico da vida. Aqui o indivíduo pode ter 'insights' repentinos sobre si mesmo e começa a questionar o rumo de sua vida. Separa o joio do trigo, o que realmente importa e o que não serve mais. Se o paciente se dedicar de forma completa, profunda, autêntica e persistente este período levará a uma maior consciência espiritual. O confronto com o inconsciente, o material sombrio, os complexos pessoais e a quebra de padrões antigos e neuróticos; O paciente se reconhece e traz o conteúdo inconsciente para a consciência, rompendo as defesas.
*Citrinitas (amarelamento): O despertar da sabedoria espiritual, o aspecto "solar", uma transição em direção ao ouro. O intelecto Divino, quando esta luz se torna consciente em nós se revela o conhecimento
verdadeiro.
*Na Psicoterapia: a morte psicológica que anuncia a ressurreição. O paciente pode sentir a perda do senso de individualidade e entrar em um mundo quase totalmente subjetivo. Há pouca ou nenhuma possibilidade de objetividade, de o paciente se distanciar da experiência. Desenvolvimento da sabedoria, intuição e uma missão de vida única; integração do "solar" (consciente) com o "lunar" (inconsciente).
*Rubedo(vermelhidão): O estágio final, a conquista da pedra filosofal
a união dos opostos (conjunctio), que leva ao ouro.
*Na Psicoterapia: É nesta etapa que o paciente se depara com a tarefa de implementar percepções da sua vida e transcender a natureza de seus problemas e dilemas. Conclusão, estabilização e reorientação de vida com propósito e criatividade renovados.
(vale relembrar que o princípio 'solve e coagula', pode ser observado em cada etapa do processo alquímico, assim como na psicoterapia).
Fonte: HAMILTON, Nigel - Processo Alquímico de Transformação
EDINGE, Edward F. Anatomia da Psique: Simbolismo Alquimico em Psicoterapia
Fontes de Jung: Interpretações psicológicas aparecem em ensaios de Psicologia e Alquimia Observação clínica; Análise de sonhos; Mitologia comparada e Simbolismo hermético.
𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário:
Postar um comentário