sexta-feira, 23 de março de 2012

pantera negra deliberadamente solitária na noite negra...

O que representa a pantera nos sonhos? 
Diz-se que é um símbolo do desejo, das pulsões reprimidas, dos desejos inconfessáveis. A cor negra, símbolo do inconsciente e a fera, energia sexual, primitiva, instintual. 
As características mítico-simbólicas da pantera: o feminino-lunar, a eroticidade, a sensualidade, a sedução, a doçura do perfume que embriaga (e pode sufocar), a suavidade da pele de veludo negro, a flexibilidade, a instabilidade psíquica, a metamorfose, a ferocidade, o pavor, a paralisia e a morte.
Ela pode sinalizar o lugar onde os instintos foram lesados. agindo como uma curadora, aquela que vem lamber as feridas do sonhador até reparar os danos causados pelos recalques, medos...

Assim refere Clarice Lispector, em um trecho de Água Viva: “o excesso de mim chega a doer”.  E  fala do seu encontro com a pantera: "E quando estou excessiva tenho que dar de mim. Como o leite que se não fluir rebenta o seio. Livro-me da pressão e volto ao tamanho natural.  A elasticidade exata, elasticidade de uma pantera macia". 
A pantera não é apenas medo e sexualidade reprimida. É um “vir a ser”. São as potencialidades adormecidas que se náo forem encaradas paralisam.  A pantera enjaulada. Diz Clarice: "Uma pantera negra enjaulada. Uma vez olhei bem nos olhos de uma pantera e ela me olhou bem nos meus olhos. Transmutamo-nos. Aquele medo. Saí de lá toda ofuscada por dentro, o "x" inquieto. Tudo se passara atrás do pensamento. Estou com saudade daquele terror que me deu trocar de olhar com a pantera negra. Sei fazer terror". 
(Fatima Vieira)

Nenhum comentário: