domingo, 2 de setembro de 2012

Ψ outros fragmentos ... Barthes

Ψ O OUTRO ESTÁ DOENDO EM MIM






*CARINHO: (...) o gesto carinhoso diz: peça-me tudo o que possa adormecer seu corpo, mas não esqueça também que o desejo um pouco, levemente, sem nada querer agarrar imediatamente
*Se recebo o gesto carinhoso sinto-me pleno: esse gesto já seria um condensado miraculoso da presença!
*Mas se o recebo (o que pode ser simultâneo), no campo do desejo, sinto-me inquieto: o carinho, de direito, não é exclusivo, devo portanto admitir que o que estou recebendo, outros também recebem (espetáculo que me é mesmo, por vezes oferecido).
*ALI ONDE VOCÊ É CARINHOSO QUE VOCÊ DIZ SEU PLURAL.
*AUSÊNCIA é todo episódio de linguagem que encena a ausência do objeto amado - sejam quais forem sua causa e duração, tende a transformar essa ausência em provação de abandono.
(...) ora só existe ausência do outro: é ele que parte, sou eu quem fica, o outro está em estado de perpétua partida, de viagem; é o migrador, fugidio; eu sou o eu que amo, por vocação inversa sou o sedentário, imóvel, à disposição, à espera, plantado num mesmo lugar, em sofrimento, como um pacote esquecido num canto obscuro da estação.
 *A ausência amorosa vai apenas numa direção, e pode ser dita apenas a partir de quem fica - e não de quem parte: eu, sempre presente, constitui-se apenas diante de ti sempre ausente.
*Dizer a ausência é desde logo postular que o lugar do sujeito e o lugar do outro não podem permutar; quer dizer: "sou menos amado do que amo".
... algumas vezes, acontece-me de suportar bem a ausência, Sou então 'normal': alinho-me ao modo como 'todo o mundo' se porta, obedeço com competência ao adestramento. Ajo, espero e sei me alimentar de outras coisas além do seio materno.
*Essa ausência bem suportada nada mais é do que o esquecimento, 'me distraio'.
*Sou infiel, esta é a condição de minha sobrevivência; pois se não esquecesse, eu morreria.
(...) O amante que não esquece algumas vezes morre por excesso, cansaço, tensão de memória." (Werther)  
*Ao acordar desse esquecimento prontamente instauro uma memória, uma perturbação. 
(...) a emoção da ausência; 'SUSPIRAR PELA AUSÊNCIA CORPORAL as duas metades do andrógino suspiram uma pela outra, como se cada sopro, incompleto, quisesse se misturar no outro: imagem do beijo, na medida em que se fundem as duas imagens num só: na ausência amorosa, sou tristemente, uma imagem descolada, que seca, amarelece.
(...) a ausência do outro dura e preciso suportá-la. Vou portanto, manipulá-la: transformar a distorção do tempo em vai-e-vem produzir ritmo, abrir a casa da linguagem.
(...) a ausência torna-se prática ativa, um atarefamento (que me impede de fazer qualquer outra coisa. Cria-se uma ficção com múltiplos papeis (dúvidas, recriminações, desejos, melancolia). 
* Essa encenação 'linguageira' afasta a morte do outro: um momento brevíssimo, manipular a ausência é alongar esse momento, retardar tanto quanto possível o instante em que o outro poderia resvalar secamente da ausência para a morte.
*A frustração teria como figura a presença (vejo todo dia o outro, entretanto, este não me preenche e está ali, mas continua a me fazer falta na minha imaginação).
*A CASTRAÇÃO, por sua vez teria como figura a intermitência (aceito separar-me um pouco do outro 'sem chorar', assumo o luto da relação, sei esquecer).
* A ausência é a figura da privação; simultaneamente, desejo e necessito. O desejo se esfacela na necessidade: Nisso consiste o fato obsessivo do sentimento amoroso. 
* (o desejo está ali, ardente eterno: mas Deus está acima dele, e os braços erguidos do desejo nunca atingem a plenitude adorada.
*O discurso do desejo é um texto composto de dois ideagramas: há os braços erguidos do DESEJO e os braços estendidos da NECESSIDADE.
*Oscilo, vacilo entre a imagem fálica dos braços erguidos e a imagem infantil dos braços estendidos.
- budismo: o mestre segura a cabeça do discípulo debaixo da água durante muito tempo o ar se rarefaz: pouco a pouco as bolhas começam a se rarefazer, no último momento o mestre retira o discípulo e reanima-o: "quando você desejar a verdade, como desejou o ar, então saberá o que ela é."
*A ausência do outro segura minha cabeça debaixo da água; pouco a pouco subo, meu ar se rarefaz: é por essa asfixia que reconstituo minha 'verdade' e preparo o intratável do amor.
BARTHES, Roland - Fragmentos de um Discurso Amoroso - Martins Fontes, 2003
Ψ  Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: