segunda-feira, 22 de junho de 2015

tarde demais para ser pessimista

https://www.youtube.com/watch?v=LzRMtxZlz6Y
HOME é um documentário lançado em 2009, produzido pelo jornalista, fotógrafo e ambientalista francês Yann Arthus-Bertrand. Mostra-nos a diversidade da vida no planeta e como a humanidade está ameaçando o equilíbrio ecológico.
 
Sinopse: *Nos últimos 200 mil anos, os humanos têm perturbado o equilíbrio do planeta Terra, um equilíbrio estabelecido por quase quatro bilhões de anos de evolução.  
*Temos de agir agora. É tarde demais para ser pessimista.  
*O preço é muito alto. A humanidade tem pouco tempo para reverter a tendência e mudar seus padrões de consumo.
*Através de imagens visualmente deslumbrante em mais de cinquenta países, todo o tiro de uma perspectiva aérea, Yann Arthus-Bertrand mostra-nos uma visão a maioria de nós nunca viu.
*Ele compartilha conosco o seu sentimento de temor sobre nosso planeta e sua preocupação com a sua saúde. 
*Cerca de 20% da população mundial consome 80% dos seus recursos. 
*O mundo gasta 12 vezes mais em despesas militares do que na ajuda aos países em desenvolvimento. Mais de 5.000 pessoas por dia morrem por causa de água poluída. Um bilhão de pessoas não têm acesso à água potável.
 *Quase 1 bilhão de pessoas passam fome. 
*Mais de 50% dos grãos comercializados em todo o mundo é usado para alimentação animal ou biocombustíveis.  
*40% de terra arável sofreu danos a longo prazo. Todos os anos, 13 milhões de hectares de floresta desaparece.
*Um mamífero em 4, uma ave em oito, um anfíbio em 3, estão ameaçados de extinção. Espécies estão desaparecendo em um ritmo mais rápido do que 1000 a taxa natural. Três quartos dos bancos de pesca estão esgotadas ou em declínio perigoso.
*A temperatura média dos últimos 15 anos têm sido a maior já registrada. 
*A calota de gelo é 40% mais fino do que há 40 anos. Pode haver, pelo menos, 200 milhões de refugiados climáticos até 2050. 
(...) Lesoto, um dos países mais pobres do mundo, é proporcionalmente o que mais investe na educação de seu povo. 
*Quatar, um dos estados mais ricos do mundo, abriu suas portas para as melhores universidades. Cultura, educação, investigação e inovação são recursos inesgotáveis.
*Em face da miséria e sofrimento, milhões de ONGs provam que a solidariedade entre os povos é mais forte que o egoísmo das nações.  
*Em Bangladesh, um homem pensou o impensável e fundou um banco que empresta apenas para os pobres. Em 3 anos, tem mudado a vida de 150 milhões de pessoas.
*A Antártica é um continente rico em recursos naturais imensos que nenhum país pode reivindicar para si. A reserva natural dedicada à paz e à ciência. Um tratado assinado por 49 estados tornou um tesouro compartilhado por toda a humanidade.
*Os primeiros parques naturais foram criados pouco mais de um século atrás. Eles cobrem mais de 13% dos continentes. Eles criam espaços onde a atividade humana está em sintonia com a preservação de espécies, solos e paisagens. Esta harmonia entre homem e natureza podem se tornar as regras, não a exceção. 
*Na Coréia do Sul, as florestas haviam sido devastadas pela guerra. Graças a um programa de reflorestamento nacional abrange novamente 65% do país. Mais de 75% do papel é reciclado. 
*Costa Rica fez uma escolha entre gastos militares e conservação da terra. O país não tem um exército. Escolheu por dedicar seus recursos à educação, ecoturismo e à proteção da sua floresta primária.
*Gabão é um dos principais produtores mundiais de madeira. Obriga extração seletiva de madeira. Não superior a 1 hectare cada árvore. Suas florestas são um dos recursos econômicos mais importantes do país. Mas eles têm tempo para se regenerar. Programas existem garantia de que o manejo florestal seja sustentável.
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: