quarta-feira, 31 de outubro de 2018

Ψ Freud e a Morte: "o mais grave de todos os infortúnios"

                   Afinal, "todos devem à natureza uma morte".
Freud refere a  morte como "o grande Desconhecido", "o mais grave de todos os infortúnios" ...  "o objetivo de toda a vida", algo de que todos devemos estar conscientes. Afinal, "todos devem à natureza uma morte".

*Reagimos de várias maneiras à morte, em várias situações, e nossas atitudes ou reações podem ter resultados diferentes.

*Nossa própria morte: em nosso inconsciente, somos imortais
É realmente impossível imaginar nossa própria morte... porque, "sempre que tentamos fazê-lo, podemos perceber que, ainda estamos presentes como espectadores".

*De fato, poderíamos dizer que ajudamos a nossa própria morte, como se aquele que morre em nossa imaginação fosse uma pessoa diferente.

*Não podemos imaginar como estaríamos mortos, sem poder pensar ou ver, por exemplo.

*Não podemos aceitar a nossa própria morte, "no fundo ninguém acredita na sua própria morte" ... "no inconsciente, cada um de nós está convencido de sua própria imortalidade".

*Não há sentido da passagem do tempo; o tempo não funciona cronologicamente em nosso inconsciente.

*Essa crença inconsciente de que nada pode nos acontecer pode ser vista como "o segredo do heroísmo".

*Medo da morte: Como não passamos pela experiência da morte (nunca morremos antes) e como a morte não existe em nosso inconsciente, não podemos realmente temer a própria morte.

*Quando dizemos que temos medo da morte, de acordo com Freud, podemos temer outra coisa - como abandono, castração, vários conflitos não resolvidos ou, de outro modo, o medo da morte pode ser o resultado de um sentimento de culpa.

*No entanto, Freud também refere que o medo da morte "nos domina mais do que sabemos".

*Morte de outro: Normalmente, somos cautelosos ao falar da morte de alguém quando a pessoa "sentida" pode nos ouvir, nos sentimos maus ou frios ao pensar na morte de outra pessoa, ainda mais se quisermos ganhar algo com a morte dela.

*No entanto, as crianças podem "desavergonhadamente" ameaçar outra pessoa, mesmo as mais próximas, com a possibilidade de morrer.

*Quando alguém morre, geralmente tentamos reduzir a morte a um "evento aleatório", culpando-a por acidentes, idade, doença...

*Também tendemos a ter uma certa atitude em relação a uma pessoa que morreu, "algo quase como admiração por alguém que realizou uma tarefa muito difícil", como afirma Freud, e até mesmo tratar a pessoa morta com mais consideração do que tratamos os vivos.

*Morte de estranhos e inimigos: O homem primitivo simplesmente não teria nenhum problema com a morte de outra pessoa ou com a matança daqueles que ele odiava; ele apenas seguiria seu instinto.

*Exceto por nos tornarmos escrupulosos em realizar a matança, aceitamos a morte de estranhos e inimigos, e sentimo-los até a morte "com a mesma facilidade e sem hesitação" que o homem primitivo.

*Morte de alguém próximo: Como reação à morte de alguém próximo, o homem primitivo inventou outras formas de existência, espíritos ... A concepção de vida após a morte foi criada devido à nossa "lembrança persistente dos mortos".

*A crença de homens primitivos de que os entes queridos se tornassem demônios depois de sua morte resultou da morte ser "comumente considerada a mais grave de todas as desgraças" e, portanto, os mortos eram considerados "insatisfeitos com seu destino".

*A morte pela magia ou pela força "tornaria a alma vingativa. O medo da morte e o medo dos mortos transformariam nesse caso a "alma desencarnada" em algo maligno.

*A criação da religião foi atribuída por Freud, entre outras causas, às ilusões projetadas para fora por aqueles que vivem em face da morte.

*Negação da morte: As crenças nas vidas anteriores, a transmigração das almas, a reencarnação seriam então produtos da negação da morte.

*Ambivalência à morte de entes queridos: O homem pode sentir-se ambivalente em relação à morte de seus entes queridos, como pode vê-los como "uma possessão interior", mas também como parcialmente estranhos ou inimigos.

*Com pouquíssimas exceções, uma pequena hostilidade que leva a um desejo de morte inconsciente está presente em nossos relacionamentos mais íntimos. Esses sentimentos ambivalentes podem provocar a neurose.

*Desejo de morte: Embora o inconsciente do homem civilizado não execute a matança, ele pensa e deseja, e isso é significativo o suficiente. A razão para o desejo de morrer é se livrar, em nosso inconsciente, de qualquer um que "esteja em nosso caminho, de qualquer um que tenha ofendido ou nos ferido". Freud dá o exemplo da expressão "o Diabo o leva!", O diabo sendo o equivalente da morte. Nosso inconsciente, "como o antigo código ateniense de Draco", "não conhece outra punição por crime do que morte".

*Suicídio: Os neuróticos que parecem se autodestruir podem formar a categoria daqueles que acabam cometendo suicídio.

*Suicídio não é o mesmo que o instinto de morte. O instinto de morte pode não se expressar necessariamente em suicídio. Além disso, o instinto de morte é natural no desenvolvimento do ser humano.

*Instinto de morte: O instinto de morte, esse instinto destrutivo, tem como objetivo "levar o que está vivendo a um estado inorgânico".

*Freud oferece uma explicação para isso: é porque as coisas vivas vieram depois das inanimadas e surgiram delas, e assim os instintos tendem a um retorno a um estado anterior.

*Qualquer modificação imposta no curso da vida de um organismo é aceita pelos instintos orgânicos conservadores e armazenada para repetição adicional.

*Esses instintos estão fadados a dar a ilusão de forças tendentes a mudanças e progresso, quando estão tentando alcançar um objetivo antigo.

 "Isso estaria em contradição com a natureza conservadora dos instintos, se o objetivo da vida fosse um estado de coisas que ainda não havia sido atingido".

*Mesmo que a morte seja algo natural, nós tentamos lidar com isso de várias maneiras, e reagimos de maneira diferente.

*Nossas diferentes atitudes em relação à morte podem explicar a existência de vários comportamentos, para a criação de crenças como as da vida após a morte.

*Claro, é o nosso inconsciente que é a causa da maioria das nossas crenças e comportamentos, ou mesmo sentimentos em relação à morte.

Referências:
Freud na morte - de Ana Drobot
S. Freud, Um Esboço da Psicanálise (1940)
S. Freud, Além do Princípio do Prazer (1920)
S. Freud, A Interpretação dos Sonhos (1900)
S. Freud, Pensamentos para os Tempos de Guerra e Morte (1915)
S Freud, Totem e Tabu (1912-1913)

Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: