sábado, 17 de agosto de 2019

Ψ Foucault in O Anti-Édipo, Deleuze & Guattari - e o nosso “pequeno fascismo diário”

"Conhecemo-nos bem demais para nos iludirmos que somos cem por cento bons e não egoístas até os ossos".
("Civilização em transição" - C. G. Jung)

*Foucault disse algo que muito incomodou – e incomoda – a modernidade.

*Chamou atenção para que tomássemos cuidado com o fascismo, não se limitando àquele que se estereotipou enquanto ditadura política culminando no holocausto e seus efeitos, pelo contrário, referia-se, sobretudo, ao fascismo que habita em cada um de nós! 

*Em uma belíssima introdução à obra O Anti-Édipo de Deleuze & Guattari, Foucault sintetiza alguns fios de pensamento para se pensar uma vida não fascista.

*Breves parágrafos para nos incomodar e nos levar a pensar a complexidade do nosso “pequeno fascismo diário”, se assim podemos dizer, já que costumamos usar a palavra fascismo apenas para nos referir àquilo que ficou consagrado enquanto ideologia política do século XX.
(…) esquecemo-nos das pequenas doses diárias do fascismo cotidiano que habita em nós, como por exemplo, no tratamento dispensado, nos olhares e nos gestos, diferenciados hierarquicamente, com que se costuma dirigir ao homem branco, bem vestido, de carro do ano e de verbalização fluente em detrimento do homem pobre, mal vestido... 

(...) E tantas outras formas sutis com que se pode exercer o fascismo sobre a vida, é sobretudo nesse ponto que Foucault atinge o ego das sociedades de controle. 

*Eu diria que O Anti-Édipo (possam seus autores me perdoar) é um livro de ética, o primeiro livro de ética que se escreveu na França desde muito tempo (é talvez a razão pela qual seu sucesso não se limitou a um “leitorado” particular: ser Anti-Édipo tornou-se um estilo de vida, um modo de pensamento e de vida). 

*Como fazer para não se tornar fascista mesmo (e sobretudo) quando se acredita ser um militante revolucionário?

*Como livrar do fascismo nosso discurso e nossos atos, nossos corações e nossos prazeres?

*Como desentranhar o fascismo que se incrustou em nosso comportamento?

*Os moralistas cristãos buscavam os traços da carne que se tinham alojado nas dobras da alma. 

*Deleuze e Guattari, por sua vez, espreitam os traços mais íntimos do fascismo no corpo ... O Anti-Édipo é uma introdução à vida não fascista.

*Essa arte de viver contrária a todas as formas de fascismo, estejam elas já instaladas ou próximas de sê-lo, é acompanhada de certo número de princípios essenciais, que resumirei como segue, se eu devesse fazer desse grande livro um manual ou um guia da vida cotidiana:
*Liberem a ação política de toda forma de paranóia unitária e totalizante. 
*Façam crescer a ação, o pensamento e os desejos por proliferação, justaposição e disjunção, e não por subdivisão e hierarquização piramidal. 
*Livrem-se das velhas categorias do Negativo (a lei, o limite, as castrações, a falta, a lacuna) que por tanto tempo o pensamento ocidental considerou sagradas, enquanto forma de poder e modo de acesso à realidade.
*Prefiram o que é positivo e múltiplo, a diferença à uniformidade, os fluxos às unidades, os agenciamentos móveis aos sistemas.
*Considerem que o que é produtivo não é sedentário, mas nômade.
*Não imaginem que seja preciso ser triste para ser militante, mesmo se o que se combate é abominável.
*É a ligação do desejo com a realidade (e não sua fuga nas formas da representação) que possui uma força revolucionária.
*Não utilizem o pensamento para dar a uma prática política um valor de Verdade; nem a ação política para desacreditar um pensamento, como se ele não passasse de pura especulação. 
*Utilizem a prática política como um intensificador do pensamento, e a análise como multiplicador das formas e dos domínios de intervenção da ação política. 
*Não exijam da política que ela restabeleça os “direitos” do indivíduo tal como a filosofia os definiu. 
*O indivíduo é produto do poder. O que é preciso é “desindividualizar” pela multiplicação e o deslocamento, o agenciamento de combinações diferentes. 
*O grupo não deve ser o liame orgânico que une indivíduos hierarquizados, mas um constante gerador de “desindividualização”.  *Não se apaixonem pelo poder. [grifos meu] (…)

Fonte: M. Foucault in: O Anti-Édipo, Deleuze & Guattari; Guattari, Editora 34.
- Introdução à vida não fascista – Foucault 
- Por Adriel Dutra, do Letra e Filosofia - O filósofo Michel Foucault, 1984.
http://www.fatimavieira.psc.br

     

Nenhum comentário: