terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Ψ Jung Explica Como, Ele Próprio, Enfrentaria a Depressão

“Nunca despreze as pessoas deprimidas. A depressão é o último estágio da dor humana.” (Augusto Cury)

“Quanto maior é a ferida, mais privada é a dor. (...) e um dia, quando já não puder dar mais um passo de tanto cansaço, entenderá que não pode fugir da dor, é preciso domesticá-la." (Isabel Allende)
"Küsnacht-Zurique, 09.03.1959
Prezada N. (destinatária não identificada),
Sinto muito que esteja tão atormentada. "Depressão" significa em geral "pressão ou coação para baixo". Isto pode acontecer mesmo que não se tenha o sentimento de estar "em cima". Por isso não gostaria de abandonar esta hipótese sem mais. Se eu tivesse de viver num país estrangeiro, procuraria algumas pessoas, que me parecessem amáveis, e me tornaria de certa maneira útil a elas, para receber libido de fora, ainda que de uma forma algo primitiva como o fez, por exemplo, o cachorro, sacudindo o rabo. (...) Criaria animais e plantas, que me dessem alegria com o seu desenvolvimento. Eu me cercaria de coisas belas – não importa se primitivas ou simplórias – objetos, cores, sons. Comeria e beberia coisas gostosas. Quando a escuridão viesse, não descansaria até penetrar em seu cerne e chão e até que aparecesse uma luz no meio do sofrimento, porque a própria natureza se inverte in excessu affectus. Eu me voltaria contra mim mesmo com raiva, para que no calor dela derretesse meu chumbo. Renunciaria a tudo e me dedicaria à atividade mais humilde, caso minha depressão me forçasse à violência. (...) Lutaria com o Deus sinistro até que me descolasse o quadril, pois ele também é a luz e o céu azul que retém diante de mim. Seria isto o que eu faria. O que outras pessoas fariam é uma questão que não sei responder. Mas também para a senhora existe um instinto: arrancar-se para fora disso, ou entrar até as profundezas. Mas nada de meias-medidas ou meio entusiasmo. [...] Com votos cordiais, Sinceramente seu (C.G.)"
(Carl Gustav Jung, Cartas, Vol. 3: 1956-1961)
http://fatimavieira.psc.br/

Nenhum comentário: