quarta-feira, 30 de junho de 2021

Ψ Sincronicidade: Mensagens significativas do Universo

 "(...) os eventos sincronísticos quase sempre acompanham as fases cruciais do processo de individuação. Mas muitas vezes eles passam despercebidos, porque o indivíduo não aprendeu a observar tais coincidências e a torná-las significativas em relação ao simbolismo de seus sonhos."  (CG Jung, O Homem e Seus Símbolos)

*Individuação: É um processo através do qual o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que implica uma ampliação da consciência. 

*Uma pessoa torna-se inteira, indivisível e distinta de outras pessoas ou do coletivo. 

*Através desse processo, o indivíduo identifica-se menos com as condutas e valores incentivados pelo ambiente no qual se encontra e mais com as orientações emanadas do Si-mesmo, a totalidade. 

*Jung entende que atingir essa totalidade deveria ser a meta do desenvolvimento da psique, e que eventuais resistências em permitir o desenrolar natural do processo de individuação é uma das causas do sofrimento e da doença psíquica.

*Um dos passos necessários para a individuação seria a assimilação das quatro funções (sensação, pensamento, intuição e sentimento), conceitos definidos por Jung em sua teoria dos tipos psicológicos. 

*Em seus estudos sobre a alquimia, Jung identificou a meta da individuação como sendo equivalente à "Opus Magna", ou "Grande Obra" dos alquimistas. 

*Sincronicidade: O termo sincronicidade deriva das raízes gregas syn (com, que implica a ideia de reunião) e khronos (agora, reunião no tempo, simultaneidade). 

*O termo foi utilizado por Jung pela primeira vez em publicações científicas em 1929.

*Jung, em particular, define a sincronicidade desta maneira: eventos sincrônicos são baseados na simultaneidade de dois estados mentais diferentes. O fenômeno resultante é o resultado de dois fatores.

*Referida por Jung  como "coincidência significativa".

*A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos.

*Acredita-se que a sincronicidade é reveladora e necessita de uma compreensão, e essa compreensão poderia surgir espontaneamente, sem nenhum raciocínio lógico. A esse tipo de compreensão instantânea Jung dava o nome de "insight".

*Foi este princípio que uniu o médico psiquiatra Jung ao físico Wolfgang Pauli, dando início às pesquisas interdisciplinares em Física e Psicologia. 

*De acordo com o pensamento taoísta, budista e confucionista, todo o Cosmos está perpetuamente em movimento, cada partícula se deslocando em relação a todas as outras, tudo sincronizado no tempo e no espaço.

*Para os antigos chineses, era simplesmente fato que existiam correspondências entre nossas vidas individuais e a grande extensão do universo em qualquer momento.

*Basta prestar atenção ao significado oculto nos fios dos eventos sincrônicos que nos abre para presentes inesperados que podemos notar, podemos confiar, podemos escolher usar.

Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

http://fatimavieira.psc.br/


Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bacana tudo isso.