quarta-feira, 10 de setembro de 2025

Setembro Amarelo - Prevenção ao Suicídio

"Tô cansado, chefe. Cansado de estar na estrada, sozinho como um pardal na chuva. Cansado de nunca ter um amigo pra ficar junto, ou pra me dizer de onde a gente veio ou pra onde a gente vai, ou por quê. Principalmente, tô cansado das pessoas sendo cruéis umas com as outras. Tô cansado de toda a dor que eu sinto e ouço no mundo todo dia. Tem demais disso. É como pedaços de vidro na minha cabeça o tempo todo. Consegue entender?" (Dito por John Coffey em À Espera de um Milagre)

"Um homem desprovido de esperança e consciente disso deixou de pertencer ao futuro." (Albert Camus, O Mito de Sísifo)

"Você  realmente quer morrer? - Ninguém comete suicídio porque quer morrerEntão por que fazem isso? - Porque querem acabar com a dor." (Tiffanie DeBartolo, Como Matar um Astro do Rock)

"Suicídio melancólico: Está associado a um estado geral de depressão extrema e tristeza exagerada, fazendo com que o paciente não perceba mais com sensatez os laços que o conectam com as pessoas e as coisas ao seu redor. Os prazeres não mais atraem." (Émile Durkheim, Suicídio: Um Estudo em Sociologia)

"A dor da depressão grave é inimaginável para quem nunca a sofreu, e mata em muitos casos porque sua angústia não pode mais ser suportada. A prevenção de muitos suicídios continuará sendo dificultada até que haja uma conscientização geral sobre a natureza dessa dor." (William Styron, Escuridão Visível: Uma Memória da Loucura)

"O que as pessoas não entendem sobre a depressão é o quanto ela dói. É como se o seu cérebro estivesse convencido de que está morrendo e produzisse um ácido que te corrói por dentro, até que tudo o que resta é um vazio assustador. Sua mente se enche de pensamentos sombrios... e, então, não há esperança. Nunca cheguei ao ponto de pensar em acabar com tudo, mas entendo como isso pode acontecer com algumas pessoas. A depressão simplesmente dói demais." (Tyler Hamilton)

"A depressão é uma morte dolorosamente lenta e devastadora. A mania é o outro extremo, uma montanha-russa descontrolada, uma bola de cocaína cortada com velocidade. É divertido e assustador pra caramba. Alguns pacientes – bipolar tipo I – vivenciam ambos os extremos; outros – bipolar tipo II – sofrem de depressão quase exclusivamente. Mas o "estado misto", a alternância mercurial entre altos e baixos, é o mais perigoso, o mais mortal. O suicídio muitas vezes resulta da natureza impulsiva e da velocidade física da mania psicótica, aliadas à auto aversão paranoica da depressão." (David Lovelace, Scattershot: Minha Família Bipolar)

                                     𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

                                        http://www.fatimavieira.psc.br/

terça-feira, 26 de agosto de 2025

27 de agosto dia do Psicólogo (a)

                                                   imagem: iStock

                                          
                                       𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

                                        http://www.fatimavieira.psc.br/

segunda-feira, 25 de agosto de 2025

 "A raça humana é um assunto monótono. A maioria das pessoas passa a maior parte do tempo trabalhando para viver e a pouca liberdade que resta as enche de medo..." (Goethe)

                                                   Claude Monet
"Uma serenidade maravilhosa tomou posse de toda a minha alma, como essas doces manhãs de primavera que eu aproveito de todo o coração. Estou sozinho e sinto o encanto da existência neste lugar, que foi criado para a bem-aventurança de almas como a minha. Estou tão feliz, meu caro amigo, tão absorto no senso requintado da mera existência tranquila, que negligencio meus talentos. Eu deveria ser incapaz de desenhar um único traço no momento presente; e ainda assim sinto que nunca fui um artista maior do que agora.         Ivan Kovalenco   
Quando, enquanto o lindo vale fervilha de vapor ao meu redor, e o sol do meio-dia atinge a superfície superior da folhagem impenetrável de minhas árvores, e apenas alguns raios perdidos se infiltram no santuário interno, eu me jogo entre a grama alta perto do riacho que corre; e, enquanto me deito perto da terra, mil plantas desconhecidas são notadas por mim: quando ouço o zumbido do pequeno mundo entre os caules, e me familiarizo com as inúmeras formas indescritíveis dos insetos, então sinto a presença do Todo-Poderoso, que nos formou à sua própria imagem, e o sopro daquele amor universal que nos carrega e sustenta, enquanto flutua ao nosso redor em uma eternidade de bem-aventurança; e então, meu amigo, quando a escuridão cobre meus olhos, e o céu e a terra parecem habitar minha alma e absorver seu poder, como a forma de uma amada amante, então muitas vezes penso com saudade.                 
                                                                                           Claude Monet
Se eu pudesse descrever essas concepções, pudesse imprimir no papel tudo o que está vivendo tão pleno e quente dentro de mim, que pudesse ser o espelho da minha alma, como minha alma é o espelho do Deus infinito! Ó meu amigo — mas é demais para minha força — eu afundo sob o peso do esplendor dessas visões!"
 (Johann Wolfgang von Goethe, 'Os Sofrimentos do Jovem Werther')
                                                       𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

domingo, 25 de maio de 2025

Jung e o Oráculo I Ching

I Ching: um procedimento alquímico 

Sobre Oráculo: A verdadeira resposta está no coração de cada um. Deus põe as cartas na mesa, o destino as corta. Quem faz as apostas é você. (Porém, você não pode manipular o mundo sempre ao seu gosto. O mundo é um vaso espiritual, o vaso de um deus. Não está somente sob seu controle e nunca estará).

"(...) mas a voz dos deuses é a mesma em todos os lugares. Em todos os países, mesmo longe de casa, encontram-se as mesmas regras universais. As regras humanas podem diferir fundamentalmente, mas a voz dos deuses é a mesma em todos os lugares. Quem ouve essas vozes pode falar todas as línguas da Terra, encontrará segurança e um lar onde quer que esteja. Deus, Alá, Manitou e Buda vêm todos da mesma fonte, apenas os nomes são diferentes. Então fale e comporte-se a partir dessa fonte, e aceite as regras humanas como sendo parte da paisagem local. Adapte-se a elas com cuidado extra, para compensar a falta de familiaridade com elas. Em cada situação desconhecida e nova, comporte-se como se estivesse em um país estranho."(citado no livro "Evangelii Gaudium", do Papa Francisco)

"O I Ching pode me mudar, se eu tiver paciência para meditar. É como um vinho de safra nobre." (Carl Jung, Conversas com CG Jung)

O Oráculo de Delfos (sec. IV a.C): tratava-se de um santuário grego onde uma sacerdotisa em estado de transe, comunicava o conselho de uma divindade, em resposta a perguntas de suplicantes que buscavam tal conselho profético quando decisões cruciais em suas vidas precisavam ser tomadas.

O principal conselho inscrito no local, era "Conhece-te a ti mesmo" ou "Conhece a tua alma". A psique compreendia forças de natureza espiritual que emanam da Alma e desafiam a noção de "realidade" apresentada pela vida externa e mundana do ego. 

A palavra grega "psique" (ψυχή) tem raízes no verbo "psychō", que significa "soprar" ou "respirar", tendo ligação com a respiração e o sopro vital. A Psicologia no sec. IX, foi descrita como a "ciência que trata a psique" agora usando o termo "psique" para significar a totalidade do ser humano.

Como Jung fez o paralelo entre a sua abordagem e o I Ching?
A Psicologia Analítica é uma abordagem da psicologia desenvolvida por Carl Jung que enfatiza a importância dos símbolos, mitos e arquétipos na compreensão da mente humana.
A psicologia analítica busca explorar o inconsciente coletivo e os processos de individuação. Sendo que o processo de individuação é o caminho para nos tornarmos indivíduos completos e integrados.
Jung criou o termo arquétipo para designar padrões universais de pensamento, comportamento e imagens simbólicas que são inerentes à natureza humana. Os arquétipos são considerados elementos fundamentais da psique humana e podem ser encontrados em mitos, contos de fadas e religiões.
filosofia chinesa possui um conjunto de tradições filosóficas que inclui o confucionismo, o taoísmo e o budismo, que enfatizam a harmonia com a natureza, o equilíbrio entre opostos e a busca da sabedoria através da contemplação e prática.
O I Ching, também conhecido como “O Livro das Mutações”, é um antigo oráculo chinês que remonta a mais de 3.000 anos atrás. 
Esse livro sagrado é composto por 64 hexagramas.


Jung acreditava que o uso do I Ching poderia nos auxiliar no processo de auto conhecimento, pois nos conecta com aspectos profundos de nossa psique e nos ajuda a compreender nossos desafios e potenciais.

O termo “sincronicidade” foi cunhado por Jung e se refere àquelas coincidências significativas nas quais circunstâncias externas refletem de maneiras surpreendentes o processo interno da pessoa envolvida, às vezes com implicações transformadoras de vida. Percebeu que no contexto do I Ching, a interpretação dos hexagramas e das respostas obtidas também ocorrem através da sincronicidade. O I Ching era visto por Jung como um símbolo poderoso que representava a sincronicidade, ou seja, a conexão entre eventos externos e estados internos da mente. Ele acreditava que o I Ching podia revelar padrões ocultos no universo.

O I Ching pode ajudar a trazer clareza, orientação e insights profundos para a nossa vida. Ele nos ajuda a compreender melhor os desafios que enfrentamos e a encontrar soluções criativas para os problemas do dia a dia, bem como uma ferramenta para acessar o inconsciente coletivo e obter insights da psique humana.
Jung usava o I Ching em suas sessões de terapia para ajudar seus pacientes a encontrar respostas profundas dentro de si mesmos.

Fonte: Richard Wilhelm - "O Livro das Mutações"

Carl Jung sobre “I Ching” - Antologia

𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

quarta-feira, 7 de maio de 2025

Arquétipo Materno

Jung afirmou: “O inconsciente não é apenas mau por natureza, é também a fonte do bem supremo: não apenas escuro, mas também luminoso, não apenas bestial, semi-humano e demoníaco, mas sobre-humano, espiritual e, no sentido clássico da palavra, divino.”

Deusa Nut:                 imagem: artfex nepalegyptiangoddess
"Tente me alcançar, toque em mim. Estou sempre além do seu alcance. Não tente imaginar como Eu Sou porque você não pode. Sou o sempre presente e insondável desconhecido. Eu Sou a imensidão do céu estrelado. Estou além da compreensão humana na amplidão do meu ser. Sou um mistério até mesmo para mim Receba o meu abraço."
Nut a Deusa egípcia do céu noturno... aquela que depois da escuridão faz o sol nascer pela manhã, depois o devora outra vez à noite. Ela protege o morto durante sua jornada. Nut chega na sua vida para lembrar que você estará aberto ao mistério. Deixe espaço para Ela tecer sua vida. Ela o convida a abrir o coração e a confiar Nela, viver uma profunda unidade com o desconhecido. Chame-a e Ela virá imediatamente. Você se sentirá seguro, pleno, satisfeito, pronto para continuar sua jornada na vida.
                                                                          afrocentric inkArt blackVirginMary 
Há diferenças entre a Mãe Morte e a Mãe Sombra:
“Como posso ser substancial se não projeto uma sombra? Devo ter um lado sombrio também se quiser ser completo". (CG Jung)
Não podemos ter a mãe da luz sem a mãe das trevas. O arquétipo da mãe contém ambas. O arquétipo da Grande Mãe abrange tanto a Madona amorosa e protetora quanto a bruxa devoradora e aterrorizante. A Mãe Sombra nos sustente nos momentos sombrios de luto, iniciações, cura, inverno e dor. 
                                                                                   Peter Paul Rubens
Ela é a Sábia Anciã que oferece sua sabedoria duramente conquistada àqueles que ouvem seus sussurros. Ela mantém os portões da alma do coração abertos com um amor ferozmente gentil e terno, observando nossas incursões nas profundezas da alma com compaixão, gentileza e amor. Ela exerce sua compaixão com clareza para refletir a consciência que não serve e o segura enquanto você lamenta a dor e entra em uma nova luz. Ela é o útero escuro que nutre e ajuda você a se recompor. Ela é sempre terna enquanto nos aprofundamos para compreender a totalidade da nossa natureza. Por outro lado, a Mãe Morte pode se manifestar como a mãe terrível, devorando, engolfando ou sufocando seus filhos emocionalmente.
A mitologia cita as Keres: Elas seriam um dos maus espíritos liberados da caixa de Pandora. As Keres simbolizam os traumas emocionais, o destino cruel, fatal e impossível de escapar e elas seriam aquelas que traziam a morte violenta aos mortais. Górgona: uma mulher monstruosa que, com um único olhar, tinha a capacidade de transformar mortais em pedra. Harpias: A palavra harpia significa "ladrão", pois elas tinham a capacidade de roubar qualquer coisa, incluindo humanos, em um instante. Éris: A personificação da discórdia, do antagonismo, da corrupção e do conflito.
Diz Jung, “O complexo materno negativo pode incluir autoalienação, afeta negativamente a confiança, promove a idealização dos outros e corrói a energia vital. Alimenta um ciclo internalizado de auto-ódio, opressão e vingança.”
Allan Score em sua Teoria da Regulação Interpessoal fundamentada na neurociência, enfatiza como nosso senso de identidade e o desenvolvimento cerebral são formados por meio de nossos relacionamentos iniciais:
"Os traumas interpessoais precoces, como perda, rejeição, ausência e falta de apoio, podem levar a sentimentos de falha, inadequação de não ser bom o suficiente." 
Como um homem com o complexo da mãe devoradora vivência seu lado feminino internalizado? Geralmente, a mãe devoradora aparece nos homens como um elemento de fantasias românticas e sexuais irreais. Na puberdade, quando são muito ativos e criativos, eles de repente se tornam passivos e sonhadores. O desempenho deles na escola cai drasticamente. Eles ficam mergulhados até o pescoço em fantasias sexuais e devaneios. Nessa idade, é uma transição normal, mas se um homem se deixa levar por fantasias sexuais lascivas,
ele literalmente cai nas mãos do vampiro
ou, psicologicamente, da mãe devoradora. Ele perde a capacidade de tomar a própria vida em suas mãos. Ele perde a força de vontade e potência. Ele vive uma vida irreal. Se não resolvido este conflito, ele possivelmente se tornará um adulto infantilizado, buscando o objeto amado incansavelmente sem satisfação orgástica. 
Cure a ferida da Mãe: Se o relacionamento com sua mãe deixou cicatrizes, reserve um tempo para curá-las. Reconheça a dor e como ela impactou sua vida e encontre maneiras de se dar o amor que você precisaria dela. Considere fazer Psicoterapia.

Fonte: Amy Sophia Mirashinsky - "O Oráculo da Deusa" 
Clarissa Pinkola Estés - "Mulheres que Correm com os Lobos" 
CG Jung - “Os Complexos e o Inconsciente”
 𝚿 Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

sábado, 3 de maio de 2025

A face real da mãe: a "boa mãe" é aquela da qual se pode separar... Lacan

“Qualquer amor já é um pouquinho de saúde,um descanso na loucura”. (Guimarães Rosa)

                                         imagem: Roberto Urbano
(...) mas, da mãe é preciso se ter a distância necessária, observar a expressão: 'não é bom ficar agarrado na barra da saia da mãe'. 
A “boa mãe” é aquela da qual se pode separar, aquela que acolhe o sujeito em sua subjetividade, e lhe permite decidir da significação de seu desejo, mas justamente porque não está toda ali. 
Lacan articulou em 1938 a face Real da mãe, estabelecendo uma ligação entre a mãe e a morte, a pulsão de morte.
Trata-se, diz Lacan, “não de uma associação mórbida, mas genérica”. Na medida em que essa separação não ocorre, "a imago materna salutar em sua origem mostra toda virulência, transformando-se em fator de morte".
                           imagem: projeto evilbook
Lacan refere que a representação materna é uma assimilação perfeita da totalidade do ser... "reconhecemos as nostalgias da humanidade: o abismo místico da fusão afetiva, a utopia social de uma tutela totalitária, todos saídos da obsessão com o paraíso perdido de antes do nascimento e da mais obscura aspiração à morte" ... “em seu abandono à morte, o sujeito procura reencontrar a imago da mãe”, mencionando que isso é o que vemos inclusive na prática do sepultamento cujo sentido é o de retorno ao seio materno.

Fonte: LACAN, Jacques (1938) - Os complexos familiares na formação do indivíduo. In: Outros Escritos.
 
                                                        𝚿 Fatima Vieira
                                                           http://www.fatimavieira.psc.br/

segunda-feira, 21 de abril de 2025

Papa Francisco (Jorge Mario Bergoglio) ☆17/12/1936 ✞ 21/ 04/ 2025

“A beleza da vida nos pequenos gestos de amor”.

                                              DisegniChiarodiLuna
                                               imagem: Bosco
Guerra: “lógica diabólica e perversa”... "Aqueles que fazem a guerra esquecem a humanidade”

                                                                       𝚿 Fatima Vieira
                                                           http://www.fatimavieira.psc.br/

sexta-feira, 14 de março de 2025

Cuidar da Saúde Mental no trabalho agora é lei

                                                            imagem: Criador cnythzl | Crédito: Getty Images

                                                           De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), 1 em cada 8 pessoas no mundo vive com algum transtorno mental. No Brasil, aproximadamente 9,3% dos brasileiros sofrem de transtornos de ansiedade.

Com a sanção da Lei nº 14.831, cuidar do bem-estar emocional dos trabalhadores deixou de ser um diferencial e tornou-se uma obrigação. Os impactos sociais e financeiros são elevados.

A Lei 14.831, sancionada em 26 de junho de 2024, aborda a saúde mental no ambiente de trabalho, regulamentando práticas que promovam um ambiente laboral saudável e seguro.

Esta análise visa detalhar os artigos da lei e especificar as obrigações das empresas conforme a nova legislação.
As empresas interessadas em obter a certificação devem desenvolver ações e políticas fundamentadas nas seguintes diretrizes:
Promoção da saúde mental:
a) implementação de programas de promoção da saúde mental no ambiente de trabalho;
b) oferta de acesso a recursos de apoio psicológico e psiquiátrico para seus trabalhadores;
c) promoção da conscientização sobre a importância da saúde mental por meio da realização de campanhas e de treinamentos;
d) promoção da conscientização direcionada à saúde mental da mulher;
e) capacitação de lideranças;
f) realização de treinamentos específicos que abordem temas de saúde mental de maior interesse dos trabalhadores;
g) combate à discriminação e ao assédio em todas as suas formas;
h) avaliação e acompanhamento regular das ações implementadas e seus ajustes.

Bem-estar dos trabalhadores:
a) promoção de ambiente de trabalho seguro e saudável;
b) incentivo ao equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional;
c) incentivo à prática de atividades físicas e de lazer;
d) incentivo à alimentação saudável;
e) incentivo à interação saudável no ambiente de trabalho;
f) incentivo à comunicação integrativa.

Transparência e prestação de contas:
a) divulgação regular das ações e das políticas relacionadas à promoção da saúde mental e do bem-estar de seus trabalhadores nos meios de comunicação utilizados pela empresa;
b) manutenção de canal para recebimento de sugestões e de avaliações;
c) promoção do desenvolvimento de metas e análises periódicas dos resultados relacionados à implementação das ações de saúde mental.

Fonte: Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
Leia a matéria em https://exame.com/bussola/cinco-passos-para-empresas-se-adequarem-a-lei-de-saude-mental/?utm_source=copiaecola&utm_medium=compartilhamento

                                                                         𝚿 Fatima Vieira
                                                           http://www.fatimavieira.psc.br/


domingo, 9 de março de 2025

Sempre que alguém se apaixona, vê as qualidades de deus ou deusa em outro

"O espelho de Afrodite é simbólico de uma qualidade mais profunda da deusa do amor. Ela frequentemente oferece um espelho pelo qual se pode ver a si mesmo, um eu irremediavelmente preso na projeção sem a ajuda do espelho. Perguntar o que está sendo espelhado de volta pode iniciar o processo de compreensão, o que pode evitar ficar preso em um emaranhado emocional insolúvel. Isso não quer dizer que não existam eventos externos. Mas é importante perceber e entender que muitas coisas de nossa própria natureza interior se disfarçam como eventos externos quando deveriam ser espelhadas de volta em nosso mundo subjetivo de onde surgiram. Afrodite fornece esse espelho com mais frequência do que gostaríamos de admitir. Sempre que alguém se apaixona, vê as qualidades de deus ou deusa em outro, é Afrodite espelhando nossa imortalidade e qualidades divinas. Somos tão relutantes em ver nossas virtudes quanto nossas falhas e um longo período de sofrimento geralmente fica entre o espelhamento e a realização."

(Robert A. Johnson, Ela: Compreendendo a psicologia feminina)

                                  Fashion Lady La Toilette Nice Hair Painting by Marie-Louise-Catherine Breslau 

                                          Repro on Matte Paper or Canvas free shipping in USA

                                                                        𝚿 Fatima Vieira
                                                           http://www.fatimavieira.psc.br/

sábado, 25 de janeiro de 2025

Seja quem você é

 Alinhamento das Três Respirações
                            
                                                           imagem: iStock 
• Físico: Respire Fundo
O que estou fazendo neste momento? O que você faz permite que você se expresse, mas não define quem você é. Se o que você está fazendo não está alinhado com quem você é, pare o que você está fazendo e faça outra coisa agora mesmo. E Solte a Respiração
• Mental: Respire Fundo 
O que estou pensando neste momento?  Pensamentos são como você formula uma resposta à sua percepção do que está ocorrendo. Você sempre pode alterar sua percepção, mesmo que não possa mudar o que realmente está acontecendo. Se o que você está pensando não está alinhado com quem você é, mude o foco dos seus pensamentos agora mesmo. E Solte a Respiração. 
cartoon character happy kids
• Emocional: Respire Fundo
O que estou sentindo neste momento?  Os sentimentos surgem da sua interpretação do que você percebe que está ocorrendo. Se o que você está sentindo não está alinhado com quem você é. Reconheça e aceite seus sentimentos e deixe-os ir, agora mesmo.
E Solte a Respiração

*Os benefícios da respiração: Redução do estresse, melhora da qualidade do sono, aumento dos níveis de energia e fortalecimento da imunidade. Quando respiramos profundamente, permitimos que nossos corpos acessem mais oxigênio, o que pode ajudar a curar o corpo em um nível celular. Na meditação, a respiração é uma âncora que ajuda a nos trazer de volta ao momento presente.
                       𝚿 Fatima Vieira
         http://www.fatimavieira.psc.br/