domingo, 19 de outubro de 2008

O Rio e o Oceano - Osho
















 



















Diz-se que, antes de um rio cair no oceano ele treme de medo. Olha para trás, para toda a jornada, os cumes, as montanhas, o longo caminho sinuoso através das florestas, através dos povoados, e vê à sua frente um oceano tão vasto que entrar nele nada mais é do que desaparecer para sempre.
Mas não há outra maneira. O rio não pode voltar. Ninguém pode voltar. Voltar é impossível na existência. Você pode apenas ir em frente. O rio precisa se arriscar e entrar no oceano. E somente quando ele entra no oceano é que o medo desaparece. Porque apenas então o rio saberá que não se trata de desaparecer no oceano, mas tornar-se oceano.
Por um lado é desaparecimento e por outro lado é renascimento. Assim somos nós. Só podemos ir em frente e arriscar. Avance firme e torne-se Oceano!"
 
"Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer,mas pela pupila, TEM QUE TER BRILHO QUESTIONADOR E TONALIDADE INQUIETANTE.
A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim um louco e santo. Deles não quero respostas, quero avesso.Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também a sua maior alegria.
AMIGO QUE NÃO SABE RIR JUNTO NÃO SABE SOFRER JUNTO. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.
Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem,
mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Queros-os metade infância e outra metade velhice!
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto;
e velhos para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem sou.
Pois os vendo loucos ou santos, bobos ou sérios, crianças ou velhos,
nunca me esquecerei de que 'normalidade' é uma ilusão imbecil e estéril."
(Oscar Wilde - AMIGOS)

Nenhum comentário: