sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Ψ Marte: O Arquétipo do Guerreiro

Simbolo de marte      
   Marte - O Arquétipo do Guerreiro, a Energia Masculina
*Para os gregos e romanos, Marte simbolizava a guerra e o sangue. *Ares, na mitologia grega, era o deus da guerra. Filho de Zeus (deus dos deuses).
*Na mitologia romana, Ares era identificado como deus da guerra, da agricultura, do gado.
*Marte simboliza a própria essência do impulso guerreiro necessário para empreender a luta constante da qual depende a sobrevivência terrena.


*Simboliza o impulso para a ação, auto afirmação e a satisfação do desejo, a energia biológica dinâmica que impulsiona e realiza nossas necessidades. 

*Marte representa também nossos instintos para lutar contra ameaças reais visando a autopreservação.

*A pura expressão de marte é um bebê chorando com raiva quando ele precisa de comida ou atenção.

*Para Winnicott, a agressividade que alguns bebês manifestam, nunca é uma questão exclusiva da emergência de instintos agressivos primitivos, mas também do meio ambiente.


(...) "Quando a mãe renuncia de má vontade ou com excessiva lentidão o seu papel de amamentadora, surge no bebê o ódio e a necessidade de liberar-se." 

(...)  "Se o ambiente é invasivo e falha, no sentido de persistir em padrões de adaptação dos quais o bebê já não necessita, pode ocorrer uma introversão: o bebê se recolhe e passa a viver no mundo subjetivo. A recuperação de uma introversão patológica envolve um retorno para fora, para um mundo que a criança vê cheio de perseguidores e, quando a criança chega neste ponto, regularmente ela se torna agressiva." (Winnicott).

(...) "Em termos da fenomenologia, é preciso atentar para o fato de que a fraqueza, o retraimento, a omissão são tão agressivos quanto a manifestação aberta de agressividade. Ser roubado é tão agressivo quanto roubar. Suicídio é fundamentalmente igual a assassinato." (Winnicott).

*Quando o arquétipo marte está super ativado e sem comando libera comportamentos agressivos fortuitos.

*O crime passional e a violência sexual são comportamentos lamentáveis, produto de um homem fraco, imaturo e rudimentar.  

 *O que é o machismo? É a masculinidade acuada. O macho acuado interpreta o enigma da diferença entre os sexos como uma desigualdade de valor. E a mulher não seria diferente dele mas inferior.  (Rita M. Kehl)


*Quando o arquétipo Marte está funcionando de forma saudável, as pessoas vão sentir a energia vital, força e coragem, e vão expressá-las de maneiras não ameaçadora e não agressiva. Experiências sexuais serão intensas e vividas com sensibilidade, visando o bem estar do parceiros envolvidos.

*Ao mesmo tempo, a tendência é sempre buscar alternativas não violentas para os conflitos, soluções que beneficiem a coletividade. 

*Quando a energia de Marte é reprimida, as pessoas podem ter baixo consumo de energia, uma incapacidade de se defender, sofrerá conflitos e impotência  na área sexual.
Ψ Imaginação Ativa - Reativando o Arquétipo do Guerreiro: 
*Segundo JUNG,  somos todos uma sinergia psicológica de muitos arquétipos: guerreiro, puritano, mágico, rei ou rainha, nobre, feiticeiro ou feiticeira, herói ou heroína ...

*Aplique a técnica da Imaginação Ativa, convoque o deus marte para o seu mundo, ele virá! Ele sempre esteve com você! 

(...) e quando você menos esperar estará forte, sedutor, viril cheio de energia novamente, porque se você pedir com sinceridade tudo lhe será dado ... pois assim querem os deuses!

*Para acionar o arquétipo do Guerreiro inicia-se o ritual criando um espaço sagrado. 

*Cerque-se da cor vermelha. Pedras e flores vermelhas. Rubi. Algo esculpido com ferro. Estude os deuses da guerra. Quebre um mau hábito. Comece um programa de exercícios. Mantenha uma postura imponente, elegante, pois um guerreiro não anda curvado!

*O verdadeiro guerreiro sabe que na luta pela vida basicamente três coisas são  necessárias: Tenacidade, Conhecimento e Planejamento.

*Se você estiver doente, triste, sem vitalidade e aprisionado no cárcere de suas próprias mentiras, tente recapitular os momentos de alegria em que quase foi um guerreiro.


*O homem fraco não é livre,  enfraquece a si e aos outros lhes causando sofrimentos.

*Triste e aprisionado no seu egoísmo,  homem fraco tentará forçar os acontecimentos e as pessoas alimentando sentimentos de ódio e vingança e ficará completamente só, abandonado e infeliz.

*Esses estados aflitivos devem ser controlados pela presença de uma mente serena.  É o princípio da cura.

*O Guerreiro alerta: Seja amável, gentil, sereno, porém, astuto. Seja 100% responsável por si. Assim você estará no comando, sem ninguém para culpar, nem culpar um  destino pré estabelecido.
Se você responsabilizar outros por sua dor, você caiu na armadilha.


*Esse arquétipo ajuda-nos a afirmar o nosso poder e a nossa identidade no mundo. Esse poder pode ser físico, psicológico, intelectual ou espiritual. 

*A nível físico, o arquétipo do Guerreiro afirma que temos o direito de estar vivos e saudáveis. A consciência do Guerreiro inclui a disposição e a capacidade de luta e defesa.

*A nível psicológico, a consciência do arquétipo está relacionada com a criação de limites saudáveis em relação aos outros e de fazermos valer os nossos direitos. 

*Intelectualmente, o Guerreiro ajuda-nos a discernir, a ver que caminho, que ideias, que valores são mais úteis e favoráveis à vida.

  Fonte: I Ching O Livro da Sabedoria - Lama Zopa Norbu - Prof Roque Enrique Severino
*Moore, R., & Gillette, D. (1990). King, guerreiro, mago, amante: Redescobrindo os arquétipos da masculinidade madura. San Francisco: H.Collins.
*O livro completo da Mitologia Clássica - Bolton, Lesley   Editora: Madras. 
Os Arquétipos e a Evolução Humana - Carol  Pearson - Harper & Row, 1989
https://www.youtube.com/embed/XRCIzZHpFtY?rel=0
 Ψ  Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

11 comentários:

Guaraciaba Perides disse...

Magnífica postagem! perfeita.
Um abraço

psique disse...

Olá Guaraciaba Perides,
agradeço sua visita e comentário, um abraço!

Cláudia Pires disse...

Excelente!!! Agradeço muito!! Abraço!

B. Ferrari disse...

É de pessoas como vocee que o mundo precisa, as que fazem a diferença.
Eternamente grato pelo artigo.

Abraços!

psique disse...

B. Ferrari, obrigado, abraço Fátima Vieira

Unknown disse...

Como faço para poder utilizar esse arquétipo?

psique disse...

*Oi Gabriel Santana, se você se interessou por esse arquétipo, explore ao máximo... o seu inconsciente está lhe mandando um sinal.
*O Herói é o arquétipo da infância que amadurece no arquétipo do Guerreiro.
*O Herói quer impressionar os outros... o Guerreiro busca o autoconhecimento e tem como objetivo a busca por uma vida significativa pra si e para a sua comunidade.
*O uso adequado do arquétipo do Guerreiro fornecerá ao homem uma fonte de energia insuperável que o abastecerá para alcançar seus objetivos, lutar por causas dignas e deixar um legado duradouro. *Alguns truques/ rituais são facilitadores do processo até introjetarmos o arquétipo desejado.*Para acionar o arquétipo do Guerreiro inicia-se o ritual criando um espaço sagrado... ou segundo Moore: "O guerreiro precisa de espaço para balançar sua espada"... esse local pode ser na sua casa, na praia, na natureza, a academia, pois para o Guerreiro o universo é o seu espaço sagrado.*Nosso guerreiro interior emerge quando criamos espaço para a autonomia e a disciplina, seguindo nossa própria orientação interior. *O chakra do plexo solar é a sede do nosso poder e vontade pessoal. (procure saber mais sobre o assunto). *O chakra do plexo solar é onde experimentamos nosso instinto, esse conhecimento interior. Aqui nós nos conectamos com a inteligência do espírito. *Energeticamente é o fogo que alimenta nosso metabolismo que quando ativado, aumenta a energia, vitalidade, sensualidade, virilidade, impulso e senso de propósito. *A energia deste plexo reage bem à luz do sol... ativá-lo ao praticar alguma arte marcial ou caminhada em contato com a natureza... *Aqui cada um vai encontrar a sua prática compatível. *Mas precisa começar pelo Corpo... Movimento, Nutrição Adequada, Relaxamento, Respiração, Preces ou Meditação.
*Alguns truques/ rituais são facilitadores do processo até introjetarmos o arquétipo desejado: *Cor vermelha (velas, flores, uma peça de roupa), ferro (qualquer objeto), elemento o fogo, dia da semana do arquétipo é terça-feira, arcanjo Miguel, planeta Marte, instrumento espada. *O Guerreiro adota uma filosofia minimalista... simplifica tudo, elimina excesso de bagagem... *Ele precisa de flexibilidade, rapidez e agilidade... o que lhe dá aptidão para estar dois passos à frente do perigo/inimigo. Então procure deixar seu espaço sagrado limpo, recicle sempre, para melhor circulação de energia. *Fortaleça sua disciplina e perseverança estabelecendo hábitos e rotinas diárias. *Lista seus valores e talentos principais... bem como seus pontos fracos. *Tenha um plano de ação um propósito para sua vida. *Lute para ser um mestre em sua profissão, estude para ter domínio absoluto no seu ofício… desenvolvendo habilidades com as armas/ tecnologias que deverão ser usadas para implementar suas decisões. Um Abraço Fatima Vieira

Janaína Noriega disse...

Gratidão amada , tenho tentando alguns arquétipos p me desenvolver, tive alguns fracasso com borboleta, e águia Fui bem com cavalo, mas ainda preciso de mais . Preciso ser mais inteligente p buscar fontes, no trabalho, pois não gosto de mandar, nem de receber ordem, trabalho só a muitos anos sem colegas, hoje tenho o cliente físico , e busco pelo virtual , mas a um ano e meio to nadando , e continuo no meio do mar, preciso de calma (R$) já tive tudo isso quando não tinha conhecimento de Nada ( física quântica, energia etc), agora que sei, fico perdida a tanta informação e acabo não conseguindo manter uma linha...o que preciso concentração, Foco, segurança . tudo que começo a pratica e ler , paro... paciência com os clientes . agradeço amada

psique disse...

Olá Janaína Noriega... Tente o arquétipo da Deusa do Poder ... (Quando eu precisei deu muito certo, agora estou mais para 'Sophia').

*O Arquétipo da Deusa Lilith aparece para reassumirmos nosso poder pessoal (este poder sempre esteve conosco... foi o condicionamento cultural que tentou abafar).
*A Deusa indaga: *Em que ponto você perdeu ou desperdiçou seus poderes? *Que crenças você introjetou que negam este poder? *Acaso lhe disseram que uma mulher poderosa fica sozinha? *Ou se você for poderosa isso anularia sua feminilidade? *Você foi ridicularizada ou banida quando outros esbarraram no seu poder? *Está com medo de fazer mal uso dele, dominando ou manipulando os outros? *Aceite este poder definitivamente para a sua totalidade ...*Tente e você vai ficar encantada com as mudanças. "Eu danço a minha vida para mim mesma... Sou inteira, sou completa, digo o que penso e penso o que digo... Eu danço a escuridão e a luz... o consciente e o inconsciente... e falo por mim mesma... sem me importar com as aparências... todas as partes de mim fluem por um todo... Eu nunca me escondo, vivo a minha sexualidade para agradar a mim mesma e ao outro... Eu sou fêmea, sou sensual, Eu Sou o Poder!" (a técnica está no livro 'O Oráculo da Deusa' - Amy Sophia Marashinsky)
Boa Sorte na sua busca Abraço... Fatima Vieira

Odacy Ares disse...

Muito Obrigado tua resposta a Gabriel Santana tambem foi pra mim!
Grandissimo abraco!

Unknown disse...

Muito bom, muito bom mesmo.
Sem palavras, tocou meu coração.
Estou passando por um momento bem delicado em minha vida.
Me separei não tem nem 2 meses, e senti de perto essa baixa do libido, baixa auto estima.
Quando me dei por conta, percebi que estava sendo narcisista em relação a querer sempre atenção.
Fui observando os sintomas e fui me conectando, fiz uma trilha hj, no meu caminho favorito, levei junto minha criança interior e fiz tudo que gosto de fazer.
Trilha, meditação e slackline.
Estou sentindo que reativei meu guerreiro interior.
Bora estudar e buscar ainda mais sobre mim mesmo.