quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Ψ Jung revela O Segredo da Flor de Ouro, o elixir da vida ...

Ψ  *O Segredo da Flor de Ouro - publicado em fins de 1929, por C. G. Jung e o Sinólogo Richard Wilhelm.

*O livro continua a tradução de um velho texto chinês: Tai Ging Hua Dsung Dschi, com comentários de Jung.

* A arte de prolongar a vida humana, sob o título: "Dschang Schang Schu".

*Jung Promete revelar o Segredo - (Texto Ges. Werke XV - 1971). 
*O Texto diz: "A Flor de Ouro é a Luz e a Luz do Céu é o TAO".

*Diz JUNG: "A Flor de Ouro é um símbolo mandálico que encontrei muitas vezes nos desenhos dos meus pacientes (...) ela é ordenada como uma flor crescendo da planta em um fundo obscuro".

*A Flor de Ouro é o Elixir da Vida. *O significado literal de Gin Dan é esfera de ouro, a pílula de ouro, ou o Elixir da Vida.

*A Flor de Ouro, que se obtém por intermédio das transformações da consciência espiritual que, por sua vez, dependem do coração.

*E, embora seja exata, tal magia é secreta, é fluida e exige extrema inteligência, lucidez e tranquilidade: “As pessoas desprovidas dessa extrema inteligência e compreensão não encontram o caminho da utilização, ao passo que as pessoas desprovidas do extremo aprofundamento e tranquilidade não conseguem estabilizá-lo”.

*Origem da palavra Alquimia - do grego: Khyméia - mistura de vários líquidos e do árabe: Kimyâ - pedra filosofal.

*A alquimia encontra-se no limiar da religião e da ciência e é a mãe da química. *A palavra curar na origem significava serviço a Deus. E a cura ocorria num espaço sagrado. Diz-se em muitos escritos antigos que não são os remédios que curam, mas o magnetismo que se estabelece entre o médico e o paciente.

*Alquimia – Um processo de transformação da Alma,  a psique conta com um princípio estruturador que unifica os conteúdos arquetípicos, o que Jung denominou de Self ou Si-Mesmo: “O Self é o centro ordenador e unificador da psique total (consciente e inconsciente), assim como o eu é o centro da personalidade consciente ou ego”.

*A esse processo ele designou de Individuação, que significa tornar-se uno”.

*Se for visto como um método ou caminho consciente que deve unir o que está separado, chega-se próximo ao conceito psicológico da linguagem chinesa e de se realizar o que propõe o Tao. 

*Segundo o texto Hui Ming Ging, “é necessário um aquecimento, ou seja, uma elevação da consciência, a fim de que a morada da essência espiritual seja iluminada. Assim, não é apenas a consciência, mas também a vida que deve ser elevada ou exaltada. A união de ambas produz a vida consciente".

*Segundo JUNG, a união dos opostos em um nível mais alto de consciência não é um processo racional, ou ainda uma questão de desejo ou vontade, e sim um processo de desenvolvimento psíquico que se exprime por intermédio dos símbolos. “Quando as fantasias tomam a forma de pensamentos, emergem formulações intuitivas de leis ou princípios obscuramente pressentidos, que longo tende a ser dramatizados ou personificados”.


 *Em sua prática clínica, Jung pôde comprovar que as fantasias desenhadas pelos seus pacientes podem aparecer em símbolos que pertencem ao tipo mandala. “Mandala significa circulo e praticamente circulo mágico. Os mandalas não se difundiram somente através do Oriente, mas também são encontrados entre nós. A Idade Média e em especial a baixa Idade Média é rica de mandalas cristãos”, escreve Jung.

*O processo clássico do trabalho dos alquimistas era criar uma substância transcendente e miraculosa conhecida como o *Elixir da Longa Vida, percorrer o caminho da busca da Pedra Filosofal.

*O procedimento, em primeiro lugar, era tentar descobrir qual o material adequado, a chamada Prima Matéria, depois submetê-la, em seguida, a uma série de
operações que a transformariam em pedra filosofal.

*Quando se refere aos estados mitológicos, que tratam da evolução da consciência, deve-se observar os  quatro elementos que são responsáveis pela operação alquímica:

*Calcinatio é a operação do fogo: A calcinação envolve intenso aquecimento de um sólido, destinado a retirar a água e todos os demais elementos passíveis de volatilização. Resta um fino pó seco, cinza branca. São simbolizados por intermédio de três níveis de Fogo na alquimia ocidental, Jung refere que o fogo simboliza a libido, o lobo representa o desejo e os instintos; o Leão é o impulso egocêntrico objetivo e o Rei é a consciência objetiva”.

*Solutio – a água: é a operação que transforma um sólido em estado líquido. O sólido desaparece no solvente, como se tivesse sido engolido. Solutio, significa o retorno da matéria diferenciada ao seu estado indiferenciado original, à Prima Matéria. Se a água lembra o útero, a solutio é uma espécie de retorno a ele, como um renascimento.
 (...) A solutio, tem duplo efeito: provoca o desaparecimento de uma forma e também o surgimento de uma nova regenerada. Psicologicamente, é o sentido de transformação da Alma.

*Coagulatio – a terra: Refere-se, à experiência no laboratório onde o resfriamento transforma um líquido em sólido,  a coagulatio é o processo que transforma as coisas em terra. “Terra”, é um dos sinônimos de coagulatio. “Pesada e permanente, tem forma e posição fixa. Não desaparece no ar por meio da volatilização, nem se adapta facilmente à forma de qualquer recipiente, ao contrário da água. Psicologicamente, tornar-se terra significa concretizar-se numa forma localizada particular. (...) sob o ponto de vista psicológico, a coagulatio significa que o Espírito fugidio de Mercúrio é o espírito autônomo da psique arquetípica. Significa ligar o ego com o Si-Mesmo, realizar a individuação.

*Sublimatio – o ar: O termo vem do latim sublimis, que significa “elevado”. Transforma os materiais por intermédio da elevação e volatilização. O sólido, ao ser aquecido, passa para o estado gasoso e sobe até a borda do vaso, onde volta a assumir o estado sólido na região superior, mais fria. A destilação é um processo em que o líquido se torna vapor ao ser aquecido e volta a condensar-se. A terra se transforma em ar; um corpo fixo se volatiliza; aquilo que é inferior torna-se algo superior.  Em termos psicológicos é a fase descrita como purificação. Quando são misturados num estado de contaminação inconsciente, a matéria e o espírito devem ser purificados pela separação. 

*É justamente o objetivo da Opus a criação de uma entidade miraculosa que recebe vários nomes como “Pedra Filosofal”, “Nosso Ouro”, “Água Penetrante”, ...  Sua produção resulta da união dos opostos purificados, e como combina os opostos, retifica toda unilateralidade.

*Descreve-se a Pedra Filosofal como uma pedra que tem o poder de amolecer todos os corpos duros e de endurecer todos os corpos moles, a pedra com Sapientia Dei que diz si mesma: “Eu sou a mediadora dos elementos, que faz um concordar com o outro; aquilo que é quente torno frio, e vice-versa, aquilo que é seco torno úmido, (...) Sou o final e o meu amado é o começo. Sou toda a obra, e toda a ciência oculta-se em mim”. Assim, o termo sugere algo como a eficácia prática e concreta da sabedoria ou da consciência.

*Diz Jung. “Esta simbólica refere-se a uma espécie de processo alquímico de purificação e de enobrecimento; a escuridão gera a luz e a partir do chumbo da região da água cresce o ouro nobre; o inconsciente torna-se consciente, mediante um processo de vida e crescimento. Desse modo se processa a unificação de consciência e vida”.


*Ainda sob o ponto de vista psicológico, podemos lembrar do movimento da roda do sol, que quando começa a girar se vivifica, e a partir daí inicia o seu caminho. “O Tao começa a atuar e assume a direção. A ação converte-se em não-ação; tudo o que é periférico é subordinado à ordem que provém do centro”, lembra Jung.


(...) É nesta hora que desaparece a 'participation mystique' (* termo utilizado por Lévy-Bruhl que designa o sinal característico da mentalidade primitiva),  responsável pelo entrelaçamento da consciência com o mundo. É quando a consciência deixa de ser dominada por intenções compulsivas e passa a contemplar, conforme exprime o texto chinês. 
                                                                                                                                                  
*Afinal, a 'participation mystique' aponta para o grande e indeterminado remanescente da indiferenciação entre sujeito e objeto, de tal monta entre os primitivos, que não pode deixar de espantar os homens de consciência europeia ou ocidental.

(...) “O homem civilizado considera-se naturalmente bem acima destas coisas. No entanto, passa a vida inteira identificado com os pais, com seus afetos e preconceitos, culpando impudicamente os outros pelas coisas que não se dispõe a reconhecer em si mesmo. E guarda também um remanescente da inconsciência primitiva da não-diferenciação entre sujeito e objeto. Por isso mesmo é influenciado magicamente por inúmeros seres humanos, coisas e circunstâncias, sente-se assediado de modo irresistível por forças perturbadoras, muito apreciadas com as dos primitivos; do mesmo modo que estes últimos necessita de encantamentos ou feitiços .... O homem ocidental não manipula mais com amuletos, bolsas medicinais e sacrifícios de animais, porém com soporíferos, neuroses, racionalismo, culto da vontade...”, refere Jung.

*Jung descreve o seguinte: “Eros é um kosmogonos, um criador e pai-mãe de toda consciência superior. 
Por vezes sinto que as palavras de Paulo –“ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, mas não tivesse amor” – podem muito bem ser a primeira condição de todo o conhecimento e a quintessência da divindade. Qualquer que seja a interpretação erudita da frase “Deus é amor”, as palavras afirmam o complexo oppositorum da cabeça de Deus. (...) Somos, no sentido mais profundo, as vítimas e os instrumentos do “amor” cosmogônico. (...) Sendo uma parte um homem não pode captar o todo. Ele se encontra a mercê do todo. Pode obedecer a ele ou rebelar-se contra ele; mas sempre é tomado por ele e contido dentro dele. Depende dele e é por ele sustentado. O amor é sua luz e sua treva, cujo final ele não pode ver. “O amor não termina” – que o homem fale com as “línguas dos anjos” ou persiga, com exatidão cientifica, a vida da célula em sua fonte última. (...)  Se possui um grão de sabedora, ele deporá as armas e nomeará o desconhecido pelo ainda mais desconhecido, ignotum per ignotius - isto é, como o nome de Deus. Essa é uma confissão de humildade, de imperfeição e de dependência; mas, ao mesmo tempo, um testemunho da liberdade do homem para escolher entre a verdade e o erro.” (Jung, Memories, Dreams, Reflections).

*Segundo o livro O Segredo da Flor de Ouro (Tai I Gin Hua Dsung Dschï), a prática da ioga permite a libertação dos grilhões do mundo exterior ilusório. No entanto, o mais alto grau desta atitude meditativa é tender ao nirvana budista “ou então prepara a possibilidade de continuação da vida depois da morte, não com a decomposição no decaído mundo das sombras, mas como espírito consciente".

*Wilhelm refere: "assim pode-se fortalecer o processo vital obtendo rejuvenescimento e normalização energética de modo a superar a morte. Esta passa ser um processo harmônico e natural da conclusão da vida. “O corpo terrestre será, então, abandonado pelo princípio espiritual (apto a prosseguir uma vida independente no corpo espiritual criado por seu sistema energético), tal como ocorre com a cigarra ao abandonar sua casca seca”.

*Lao Tsé:
“O melhor dos homens é como a água.
A água a todas as coisas beneficia.
E com elas não compete.
Ocupa os (humildes) locais vistos por todos com desdém.
Nos quais se assemelha ao Tao.
Em sua morada ama a terra.
Em seu coração, ama a profundidade.
Em suas relações com os outros, ama a paz;
No trabalho, ama a habilidade;
Em suas ações, ama a oportunidade.
Porquanto não reclama,
Vê-se livre de reparos”.

* A Tábua da Esmeralda de Hermes, Trimegistus, o três vezes grande:
 *1 – Verdadeiro, sem enganos, certo e digníssimo de crédito.
*2 – Aquilo que está embaixo é igual àquilo que está em cima, e aquilo que está em cima é igual àquilo que está embaixo, para realizar os milagres de uma só coisa.
*3 – E, assim como todas as coisas se originaram de uma só, pela mediação dessa coisa, assim também todas as coisas vieram dessa coisa, por meio da adaptação.
*4 – Seu pai é o sol; sua mãe, a lua; o vento a carregou em seu ventre, sua ama é a terra.
*5 – Eis o pai de tudo, a complementação de todo o mundo.
*6 – Sua força é completada se for voltada para dentro da terra.
*7 – Separa a terra do fogo, o sutil do denso, com delicadeza e com grande ingenuidade.
*8 – Ela ascende da terra para o céu, e desce outra vez para a terra, e recebe o poder do que está em cima e do que está embaixo. E, assim, terás a glória de todo o mundo. Desse modo, toda a treva fugirá de ti. *9 – Eis o forte poder da força absoluta; porque ela vence toda coisa sutil e penetra todo sólido.
*10 – E assim o mundo foi criado.
*11 – Daqui virão as prodigiosas adaptações. à feição das quais ela é.
*12 – E assim sou chamado Hermes, tendo as três partes da filosofia de todo o mundo.
*13 – Aquilo que eu disse acerca da operação do sol está terminado.            

Fonte: JUNG, Carl Gustav e WILHELM, Richard, O Segredo da Flor de Ouro (Tai I Gin Hua Dsung Dschï) Editora Vozes; 2ª. Edição, Petrópolis. 1984.
Ψ Fátima Brazão - Psicóloga clinica junguiana em seu trabalho acadêmico Alquimia – Um processo de transformação da Alma.
Ψ Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

7 comentários:

Meditationseed disse...

Parabéns pelo trabalho, lindo estudo!
Abraços,


Maria em evolução disse...

Parabéns pelo texto, Fátima!

psique disse...

Maria em evolução... gratidão pela sua visita ... um abraço Fatima Vieira

Vitorina disse...

ONde posso comprar esta flor e qual seria o custo? ela é pura ou banhada a ouro
grata
Vitorina

psique disse...

Olá Vitorina, pena não poderei te ajudar...

Marilena Valentim disse...

Sensacional! Gratidão por todo amor e competência!

Nando Luz disse...

Acredito que a flor de ouro não se pode comprar, para nossa carne e nossa alma possam obter tal plenitude, a vivência que vai lapidar.