quarta-feira, 12 de maio de 2010

Ψ DISTÚRBIOS PSICOSSOMÁTICOS1

Segundo Fenichel toda doença poderia ser considerada "PSICOSSOMÁTICA", visto não haver doença inteiramente "somática" livre de influência psíquica.

. A resistência contra as infecções bem como todas as funções vitais, são incessantemente influenciadas pelo estado emocional até a mais "psíquica das conversões pode basear-se em facilitação puramente "somática".

.
Wulff descreveu uma neurose que não é rara em mulheres e que se relaciona com a histeria, a ciclotimia e as drogas.
. O comportamento de uma pessoa é influenciado continuamente pelas suas necessidades instintivas inconscientes um exemplo seria o pigarro forçado habitual persistente, seca a garganta e resulta em faringite. Ou seja,uma atitude pouco usual que tem raiz em conflitos instintivos inconscientes, gera certo comportamento, que por sua vez causa alterações somáticas dos tecidos. Estas alterações não são psicogênicas diretamente, mas o comportamento da pessoa que iniciou as alterações este foi psicogênico.
. Nas disfunções hormonais feminina os distúrbios psíquicos que antecedem a menstruação (TPM), possuem um fator somático, a saber, as alterações físicas que se produzem na fonte dos impulsos instintivos. Por outro lado, a significação inconsciente da idéia de menstruação e a reação psíquica a esta significação também podem alterar os fenômenos hormonais.
.
Nos casos em que há transtornos, o sentimento corporal pré-menstrual representa tensão, retenção (às vezes gravidez), sujeira, ódio por vezes relaxamento, limpeza, em certos casos frustração de desejos de maternidade.
. As pacientes alternam períodos de depressão nos quais se "empanturram" (ou bebem) e se sentem "gordas","inchadas", "desmazeladas", "grávidas" e deixam o ambiente também em desordem. Alternando períodos em que sentem-se exuberantes, esbeltas e se comportam com uma certa vivacidade. Esses sentimentos às vezes mostram uma ambivalência em relação à figura materna e consequentemente uma rejeição à própria feminilidade.

.TRATO GASTRINTESTINAL: Um bom exemplo de TRANSTORNO PSICOSSOMÁTICO que a Psicanálise interpreta como resultado físico de uma atitude inconsciente é a úlcera péptica. A pessoa que tem atitude exigente RECEPTIVO-ORAL cronicamente frustrada e que a reprimiu, manifestando com frequência comportamento muito ativo do tipo da formação reativa, mostra inconscientemente "fome de amor" permanente.
A palavra "fome" neste contexto é literal. É uma fome permanente que faz com que essa pessoa proceda como procede alguém que está esfomeado. A mucosa gástrica começa a secretar, do mesmo modo que no caso de quem está esperando comida, sem que esta secreção tenha qualquer outra significação psíquica específica. A hipersecreção crônica é a causa imediata da úlcera, e esta é a consequência fisiológica incidental de uma atitude psicogênica, não é satisfação forçada de impulso reprimido.
 


. SISTEMA MUSCULAR: Os efeitos físicos do estado de represamento emocional refletem-se facilmente no sistema muscular. É como se quisesse contrabalançar com uma pressão muscular externa a pressão internados impulsos reprimidos que procuram descarga motora.
Fenichel cita o exemplo de uma paciente que achava difícil falar durante o tratamento psicoterapêutico. Ficava visivelmente espástica sempre que tentava falar. Sentia-se contraída principalmente o tórax eos membros. Nõ conseguia "descarregar"/falar. Passada uma hora da consulta em silêncio, sentia-se exausta como se tivesse feito exercícios físicos intensos.


. APARELHO RESPIRATÓRIO: Na asma brônquica infantil o ataque é o equivalente da angústia. É um pedido de socorro que a criança dirige à mãe, na qual ela tenta introjetá-la pela respiração a fim de se sentir protegida.
. De acordo com French e Alexander o ataque de asma é reação ao perigo de separação da mãe; Que o ataque é uma espécie de equivalente de ansiedade e raiva reprimidos; O perigo de perder a mãe e de ser deixado só, sentimento que acompanha o indivíduo a vida inteira se não for devidamente elaborado.
.
Outros exemplos são resfriados comuns de repetição (o medo de resfriar-se atrai certas pessoas paradoxalmente para situações que as tornam suscetíveis).
.
E a "tosse nervosa" é, às vezes, sintoma de conversão, ou seja, identificação histérica com uma pessoa que tosse ou recordações infantis de tosse orgânicas persistentes nos primeiros anos de vida.


. PRESSÃO SANGUíNEA: Caracterizam-se os casos de hipertensão essencial por extrema tensão instintiva inconsciente; inclinação para a agressividade, mostra-se em pessoas que à superfície parecem muito calmas, não dando saída aos seus impulsos. A tensão interna não realizada parece ser, um dos componentes etiológicos da HAS, atuando por influências hormonais resultantes de conflitos inconscientes através da vasomotricidade e dos rins. A mais frequente incidência de hipertensão essencial no homem moderno deve ligar-se à situação psíquica dos indivíduos que, depois de aprender que a agressividade é má, tem que continuar a viver num mundo em que se exige quantidade enorme dela.

. CORAÇÃO E APARELHO CIRCULATÓRIO: Segundo Fenichel, tanto a raiva, a excitação sexual quanto a ansiedade se manifestam fisiologicamente em alterações circulatórias funcionais.
. Considera-se o coração o órgão do amor: bate rápido na raiva e no medo, dá a impressão de pesado quando a pessoa está triste. Toda sorte de "emoção inconsciente" pode exprimir-se em aceleramento do pulso.
. As reações vasomotoras gerais como enrubescimento, palidez, desmaio e tonturas, são bastante comuns nas neuroses, isto porque as expressões vasomotoras são as que mais aparecem nas manifestações físicas de todos os afetos e as reações vasomotoras são canais fáceis para descargas de emergência sempre que se bloqueia a descarga muscular.

Nesta perspectiva, ainda destacam-se as cefaléias psicossomáticas resultantes de conflitos inconscientes (tensões musculares específicas durante o sono) e as cefaléias de conversão (essas exprimem fantasias de gravidez).
.
A investigação de pacientes que sofrem de enxaqueca mostra que eles são emocionalmente instáveis, amedrontam-se e deprimem-se com facilidade além de inibições sexuais.

. A PELE: A tendência da pele a sofrer a influência de reações vasomotoras e estas por sua vez, sendo evocadas por impulsos inconscientes, pode ser compreendida sob o aspecto das suas funções fisiológicas gerais.
. Considera-se quatro características da pele como revestimento externo do organismo, representando a fronteira entre este e o mundo exterior:
1. A pele como função protetora geral que examina os estímulos que chegam e em caso de necessidade embota-os ou até rejeita-os. Do mesmo modo que os músculos ficam rígidos inespecificamente na luta com os impulsos reprimidos, as funções vasomotoras da pele também servem de "armadura". Terá a fisiologia de explicar
de que maneira as alterações vasomotoras resultam em errupção das dermatoses.
2. A pele é zona erógena importante, se o impulso a usá-la como tal for reprimido, as tendências recorrentes à estimulação cutânea e contra esta encontrarão expressão somática em alterações cutâneos. Além dos estímulos táteis e térmicos, também a dor pode ser fonte de prazer cutâneo erógeno. Os conflitos sadomasoquistas constituem com frequência a base inconsciente das dermatoses. Tem-se referido que as irrupções de psoríase, representam às vezes, impulsos sádicos que se voltam contra o ego.

3. A pele, superfície do organismo, é a parte que externamente se vê, daí ser a sede da expressão de conflitos que giram em redor do exibicionismo. Daí também se encontrarem na base de certas dermatoses os mesmos conflitos inconscientes que se encontram em fobias ligadas à beleza e à falta dela, nos casos de temor social e medo do palco e de exibicionismo perverso.
4. Equivalentes da ansiedade também se podem localizar como reações cutâneas. Em certos indivíduos, os sintomas torturantes dos pruridos devem ser resultado psicossomático da sexualidade reprimida.

BIBLIOGRAFIA: Otto Fenichel - "Teoria psicoanalitica de las Neurosis"
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: