domingo, 17 de outubro de 2010

Ψ Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo - Jung

(pintura rupestre, Kogul, Museu Arqueológico, Madri)

DEFINIÇÃO DE INCONSCIENTE COLETIVO: Refere Jung: "Certamente nenhum dos meus conceitos encontrou tanta incompreensão como a ideia de INCONSCIENTE COLETIVO".

- Salienta ainda que o mérito da observação de que os arquétipos existem não pertence a ele e sim a outros pensadores como PLATÃO, que fala de uma "ideia preexistente e supraordenada" aos fenômenos em geral. Outros como BASTIAN, evidenciam a ocorrência de certas ideias "primordiais e arcaicas"

... DÜKHEIM, HUBERT e MAUSS falam de "categorias próprias da fantasia" e ainda HERMAN USENER que reconhecem "a pré-formação inconsciente na figura de um pensamento inconsciente".

- O INCONSCIENTE COLETIVO é uma parte da PSIQUE que pode distinguir-se de um INCONSCIENTE PESSOAL por não dever sua existência à experiência pessoal, não sendo assim, uma aquisição pessoal.

 O INCONSCIENTE COLETIVO nunca esteve na CONSCIÊNCIA, não foi adquirido individualmente, e devem sua existência apenas à sua hereditariedade.

- Consiste de formas preexistentes, arquétipos, que só secundariamente podem tornar-se conscientes, conferindo uma forma definida aos conteúdos da consciência, é a parte do inconsciente individual que resulta da experiência ancestral da espécie, ou seja, ele contém material psíquico que não provém de experiência pessoal.

- INCONSCIENTE PESSOAL: Consiste de COMPLEXOS.

- INCONSCIENTE COLETIVO: Constituído de ARQUÉTIPOS.

- CONCEITO DE ARQUÉTIPO: O conteúdo psíquico do Inconsciente Coletivo são os Arquétipos, que são uma forma de pensamento universal com carga afetiva, que é herdada;
 
Portanto, pode-se afirmar que é a parte herdada da PSIQUE; que são padrões de estruturação do desempenho psicológico ligados ao INSTINTO;

- Arquétipo, significa a forma imaterial à qual os fenômenos psíquicos tendem a se moldar. Eles são as tendências estruturais invisíveis dos símbolos.

- Os arquétipos são percebidos em comportamentos externos, especialmente aqueles que se aglomeram em torno de experiências básicas e universais da vida, tais como nascimento, casamento, maternidade, morte e separação.

- Também se aderem à estrutura da própria psique humana e são observáveis na relação com a vida interior ou psíquica, revelando-se por meio de figuras tais como, PERSONA, SOMBRA, ANIMA.

- Jung deduz que as "imagens primordiais", um outro nome para arquétipos, se originam de uma constante repetição de uma mesma experiência, durante muitas gerações.

SIGNIFICADO PSICOLÓGICO DO INCONSCIENTE COLETIVO - "Nossa Psicologia Médica que se desenvolveu através da prática profissional insiste na natureza pessoal da psique".

 - Jung referia-se principalmente à FREUD e ADLER que falam de uma psicologia da pessoa e seus fatores etiológicos que são considerados quase sempre como pessoais por sua natureza.

 - No entanto, esta psicologia se baseia em certos fatores biológicos universais, por exemplo, o INSTINTO SEXUAL ou a exigência de auto-afirmação e de modo algum apenas em qualidades pessoais.

- A Psicologia da Pessoa é forçada a isso, uma vez que pretende ser uma ciência explicativa. Nenhuma dessas concepções nega os instintos, que são comuns aos animais e aos homens, nem a influência que exercem sobre a psicologia pessoal.

- Os instintos são, fatores impessoais, universalmente infundidos e hereditários, de caráter mobilizador, que muitas vezes se encontram tão afastados do limiar da consciência dos mesmos.

- Por isso segundo Jung, eles são analogias rigorosas dos arquétipos, tão rigorosas que há boas razões para supormos que os arquétipos sejam imagens inconscientes dos próprios instintos (modelo básico do comportamento instintivo).

- A hipótese do inconsciente coletivo é algo tão ousado como a suposição de que existem instintos.

- Os arquétipos são percebidos em comportamentos externos, especialmente aqueles que se aglomeram em torno de experiências básicas e universais da vida, tais como nascimento, casamento, maternidade, morte e separação.

- Também se aderem à estrutura da própria psique humana e são observáveis na relação com a vida interior ou psíquica, revelando-se por meio de figuras tais como ANIMA, PERSONA, SOMBRA.

 - Os arquétipos da Morte, do Herói, Grande Mãe, do Velho Sábio, são exemplos de algumas das numerosas imagens primordiais existentes no inconsciente coletivo.

- O núcleo de um COMPLEXO é um arquétipo que atrai experiências relacionadas ao seu tema. Ele poderá, então, tornar-se consciente por meio destas experiências associadas.

 - Os arquétipos da Morte, do Herói, Grande Mãe, do Velho Sábio, são exemplos de algumas das numerosas imagens primordiais existentes no inconsciente coletivo.

- Mas, estes instintos podem também manifestar-se como fantasias e se revelar apenas através de imagens simbólicas.

- A sua origem não é conhecida, eles se repetem em qualquer época e em qualquer lugar do mundo, mesmo onde não é possível explicar a sua transmissão por descendência direta ou por "fecundações cruzadas" resultantes da migração.

- Os arquétipos são a principal origem da ligação entre a Física e a Psicologia, pois é por meio deles que os fenômenos psíquicos estudados pela PSICOLOGIA ANALÍTICA se manifestam, frequentemente violando as leis físicas da ordem temporal e espacial.

- O estudo interdisciplinar destas estruturas imateriais e seus fenômenos teve origem com Jung e *Pauli, na primeira metade do século XX. (*Wolfgang Ernst Pauli - (1900 / 1958),  Físico Austríaco, um dos pioneiros da física quântica. Em 1945, nomeado por EINSTEIN, recebeu o PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA por sua descoberta de uma nova lei da natureza, o princípio de exclusão ou "PRINCÍPIO DE PAULI ".

Referência Bibliográfica: JUNG, Carl Gustav - "Os Arquétipos e o Inconsciente Coletivo"
(FatimaVieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: