sexta-feira, 8 de abril de 2011

a Lenda de Perséfone

Eu transito entre dois mundos
Eu desci nos infernos de mim mesma
Li o inconsciente
Porque conheci as dores mais profundas
E sobrevivi
Eu posso conhecer as dores dos outros Viajei na escuridão e nas sombras
Conheci o fundo do medo
Acendi a luz do amor
E voltei pra aquecer a terra
Eu sou Perséfone.
A LENDA - Na mitologia grega, Perséfone ou Koré, corresponde à deusa romana Proserpina ou Cora. Filha de Zeus e da deusa Deméter. Os deuses, Hermes, Ares, Apolo e Hefestos a cortejaram. Deméter escondeu a filha longe da companhia dos deuses.
Quando os sinais de sua grande beleza e feminilidade começaram a brilhar, em sua adolescência, chamou a atenção do deus Hades, deus do mundo inferior. Hades, emergiu da terra e raptou-a enquanto ela colhia flores com as Ninfas, levou-a para seus domínios (o mundo subterrâneo), desposando-a e fazendo dela sua rainha. Sua mãe, inconsolável, acabou por se descuidar de suas tarefas: as terras tornaram-se estéreis e houve escassez de alimentos.
Deméter finalmente descobriu que a jovem deusa havia sido levada para o mundo dos mortos, e junto com Hermes, foi buscá-la no reino de Hades.
Perséfone tinha comido algo (uma semente de romã), cuja simbologia sugeria não ter rejeitado Hades. Houve um acordo, ela passaria metade do ano junto a seus pais, quando seria Koré, a eterna adolescente, e o restante com Hades, quando se tornaria a sombria Perséfone. 
Este mito justifica o ciclo anual das colheitas. Desde então, cada vez que a rainha desce ao mundo dos mortos para encontrar o seu marido, o inverno chega na terra. Aí a primavera faz o inverno desaparecer e traz as flores e o verde da natureza e os grãos brotam, saindo da terra.
(fonte: wikipédia)
Fatima Vieira - Psicóloga Clínica

Nenhum comentário: