terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Ψ Amor, Sexo e Coração - Lowen

*Tradicionalmente fala-se do coração como símbolo do amor e do desejo, seja no imaginário popular, na literatura ou na poesia.

*A Psicossomática explica que a vida emocional está interligada ao ser físico e como a saúde física depende do bem estar emocional.

*O corpo/ mente, por meio do sistema nervoso central, apresenta um mecanismo de memória celular que registra experiências e reage a estes padrões.

*Quando estas são potencialmente traumáticas ou ameaçadoras, ocorre uma reação predominantemente em contração e um consequente aumento da tensão muscular.

*Para Alexander Lowen, a ligação entre o amor e o coração é muito mais do que simbólica: é real.

*Assim refere: “Todos reconhecem que o coração é um símbolo do amor. Mas o relacionamento entre o coração e o amor seria apenas simbólico? Ou haveria um elo de ligação real e vital? […] E quanto ao sexo?” (LOWEN, 1988).

*energia emocional aprisionada pode literalmente contrair o coração.

*As emoções reprimidas – principalmente conflitos sexuais não resolvidos – e mágoas psíquicas profundas podem de fato enrijecer de tal forma o peito que ele se torna uma placa torácica rígida como uma couraça.

*Lowen esboça sua tese revolucionária através de impressionantes casos verídicos, aplicando os princípios de Reich e analisando os efeitos que o trauma emocional surte no corpo.

Fonte: Lowen, Alexander – Amor, Sexo e seu Coração (1988) – São Paulo, Ed. Summus, 1990 
Ψ Fátima Vieira - Psicóloga Clinica 

Nenhum comentário: