sábado, 17 de dezembro de 2016

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 Não as apressemos em nosso mundo de desencanto...

*Temos que impulsionar as crianças em seu sentimento de supresa, garantindo-lhes uma vida emocional, social e cognitiva rica em conteúdo, expressão sensorial, felicidade e conhecimento.

*Para Winnicott, a felicidade é uma condição existencial experimentada pelo ser que se sente existindo de modo criativo, ou seja, que não encara a vida como um fardo ou na posição de mero espectador.

(...) O que está em jogo é uma felicidade que contempla o imprevisto, o desprazer, a ansiedade como contingências necessárias à existência e não como elementos que tornam o ser infeliz. 

*Para Winnicott uma felicidade autêntica só pode ser concebida como aquela capaz de sobreviver ao sofrimento sem desfalecer...
*E tem um projeto lançado em 05/10/2016, intitulado "Criança Feliz" onde a primeira dama é embaixatriz.

“Quem ajuda os outros muda histórias de vida” - foi a frase de abertura da primeira-dama.

"(...)  Diz a pesquisadora Débora Diniz: 'Criança feliz' soa como profecia bíblica. E daquelas sem opositor, pois nada mais justo que a felicidade na infância. 

*Um Estado não tem como garantir felicidade, é verdade, mas pode promover as condições para o seu florescimento: educação, renda, saúde, transporte, esse conjunto de bens fundamentais que costumamos descrever como direitos sociais.

*O manual de retórica de talk-show foi seguido à risca; o azar é que o conteúdo foi torto: um Estado não ajuda, garante direitos.


*Ajudar é verbo da caridade ... Ajudamos em casa, na família, na vizinhança... *Os bens da ajuda são de minha propriedade privada – seja meu tempo, minha renda ou meu afeto.
(...) Em nome do Estado, como fala a primeira-dama, não há ajuda, mas necessidades, direitos e proteções." (Débora Diniz é pesquisadora na Anis - Instituto de Bioética e integrante da Rede Nacional de Especialistas em Zika e Doenças Correlatas, do Ministério da Saúde. É autora de 'Zika - Do Sertão Nordestino à Ameaça Global' )
Este governo golpista está tirando todos os direitos da população garantidos pela Constituição. (Desde 1964 o Brasil estava sob ditadura militarO regime de exceção, em que as garantias individuais e sociais eram restritas, ou ignoradas, e cuja finalidade era garantir os interesses da ditadura, internalizados em conceitos como segurança nacional... fez crescer, durante o processo de abertura políticaanseio por uma nova Constituição, defensora dos valores democráticos.  Anseio que se tornou necessidade após o fim da ditadura militar e a redemocratizacao do Brasil, a partir de 1985.)

"Queremos dar um salto de qualidade na educação brasileira", diz o governo ilegítimo. 

*Temer cria por decreto “escola que não pensa ou 'Escola sem partido' ou "lei da mordaça" - visando excluir do curriculum a educação física, filosofia, artes  sociologia e espanhol. 

*Em tramitação no Congresso Nacional, PL 867/2015 autoria do deputado Izalci Lucas Ferreira (PSDB), membro da bancada evangélica da Câmara e com a simpatia do governo ilegítimo de Michel Temer e do seu Ministério da Educação, Mendonça Filho, propõe eliminar o livre debate de questões como gênero, política, sexualidade e religião nas escolas sob o pretexto de fazer do ambiente escolar um espaço de discurso neutro.

*A Primavera Secundarista, que liderou a ocupação de mais de 600 colégios em todo o país, deu o primeiro passo na luta contra o fascismo na educação ao liderar o enfrentamento ao projeto “Escola Sem Partido”

http://www.cartacapital.com.br/politica/a-infancia-nos-tempos-de-zika-marcela-temer-e-a
Ψ Fátima Vieira-Psicóloga Clínica

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