quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

"O Discurso de Madonna"

*Eleita a Mulher do Ano numa cerimônia da Billboard, Madonna dispensou a lista de agradecimentos e fez um discurso emocionante e brutalmente honesto ao receber o prêmio. Mesmo tendo se tornado a maior artista mulher da história da música pop, Madonna passou, pelos mesmos terríveis bocados que tragicamente grande parte das mulheres tem de enfrentar. 

“Estou aqui em frente a vocês como um capacho. *Quer dizer, como uma artista feminina.
*Obrigada por reconhecerem minha habilidade de dar continuidade à minha carreira por 34 anos diante do sexismo e da misoginia gritante, e do bullying e abuso constante.
*As pessoas estavam morrendo de AIDS em todos os lugares. *Não era seguro ser gay, não era legal ser associada à comunidade gay.
*Era 1979 e Nova York era um lugar muito assustador.
*No meu primeiro ano [na cidade] eu fiquei sob a mira de uma arma de fogo, fui estuprada num terraço com uma faca na minha garganta e tive meu apartamento invadido e roubado tantas vezes que parei de trancar as portas
*Com o passar do tempo, perdi para a AIDS ou para as drogas ou para as armas quase todos os amigos que tinha.
*Como vocês podem imaginar, todos esses acontecimentos inesperados não apenas me ajudaram a me tornar a mulher ousada que está aqui, mas também me lembraram que sou vulnerável, e que na vida não há segurança verdadeira exceto sua autoconfiança.
*Eu me inspirei, é claro, em Debbie Harry e Chrissie Hynde e Aretha Franklin, mas meu muso verdadeiro era David Bowie.
*Ele personificava o espírito masculino e feminino e isso me agradava.
*Ele me fez pensar que não havia regras. *Mas eu estava errada.
*Não há regras se você é um garoto. *Há regras se você é uma garota.
*Se você é uma garota, você tem que jogar o jogo.
*Você tem permissão para ser bonita, fofa e sexy.
*Mas que não pareça muito esperta.
*Não aja como você tivesse uma opinião que vá contra o 'status quo'.
*Você pode ser objetificada pelos homens e pode se vestir como uma prostituta, mas não assuma e se orgulhe da vadia em você.
*E não, eu repito, não compartilhe suas próprias fantasias sexuais com o mundo.
*Seja o que homens querem que você seja, e mais importante, seja alguém com quem as mulheres se sintam confortáveis por você estar perto de outros homens.
*E por fim, não envelheça. *Porque envelhecer é um pecado.
*Você vai ser criticada e humilhada e definitivamente não tocará nas rádios.
*Eventualmente fui deixada em paz porque me casei com Sean Penn e estava fora do mercado.
*Por um tempo eu não fui considerada uma ameaça.
*Anos depois, divorciada e solteira, fiz meu álbum ‘Erotica’ e meu livro ‘Sex’ foi lançado.
*Eu me lembro de ser a manchete de cada jornal e revista. Tudo que lia sobre mim era ruim. Eu era chamada de vagabunda e de bruxa.
*Uma das manchetes me comparava ao demônio.
*Eu disse ‘Espera aí, o Prince não está correndo por aí usando meia-calça, salto alto, batom e mostrando a bunda?’ Sim, ele estava. Mas ele era um homem.
*Essa foi a primeira vez que eu realmente entendi que mulheres não têm a mesma liberdade dos homens.
*Eu me lembro de desejar ter uma mulher para me apoiar.
*Camille Paglia, a famosa escritora feminista, disse que eu fiz as mulheres retrocederem ao me objetificar sexualmente.
*Então eu pensei, ‘Se você é uma feminista, você não tem sexualidade, você a nega’.
*E eu disse ‘Dane-se. Eu sou um tipo diferente de feminista. Sou uma feminista má’.
*Eu acho que a coisa mais controversa que eu já fiz foi ficar aqui.
*Michael se foi. Tupac se foi. Prince se foi. Whitney se foi. Amy Winehouse se foi. David Bowie se foi.
*Mas eu continuo aqui. Eu sou uma das sortudas e todo dia eu agradeço por isso.
*O que eu gostaria de dizer para todas as mulheres que estão aqui hoje é: Mulheres têm sido oprimidas por tanto tempo que elas acreditam no que os homens falam sobre elas. Elas acreditam que elas precisam apoiar um homem.
*E há alguns homens bons e dignos de serem apoiados, mas não por serem homens, mas porque eles valem a pena.
*Como mulheres, nós temos que começar a apreciar nosso próprio mérito.
*Procurem mulheres fortes para que sejam amigas e aliadas, para aprender com elas, se inspirem, se apoiem e se instruam com elas.
*Estou aqui mais porque quero agradecer do que para receber esse prêmio.
*Agradecer não apenas a todas as mulheres que me amaram e me apoiaram ao longo do caminho; vocês não têm ideia de quanto o apoio de vocês significa.
*Mas para aqueles que duvidam e para todos que me disseram que eu não poderia, que eu não iria e que eu não deveria, sua resistência me fez mais forte, me fez insistir ainda mais, me fez a lutadora que sou hoje.
*Me fez a mulher que sou hoje. Então, obrigada.”

Nenhum comentário: