domingo, 14 de setembro de 2008

O mais brilhante de todos os anarquistas

"... sou amante fanático da liberdade e só aceito uma liberdade digna deste nome, aquela que consiste no pleno desenvolvimentode todas as potencialidades materiais, intelectuais e morais que se encontrem em estado latente em cada um."
“Assim, sob qualquer ângulo que se esteja situado para considerar esta questão, chega-se ao mesmo resultado execrável: o governo da imensa maioria das massas populares se faz por uma minoria privilegiada. Esta minoria, porém, compor-se-á de operários. Sim, com certeza, de antigos operários, mas que, tão logo se tornem governantes ou representantes do povo, cessarão de ser operários e passarão a observar o mundo proletário de cima do Estado; não mais representarão o povo, mas a si mesmos e suas pretensões de governá-lo. Quem duvida disso não conhece a natureza humana.” (Bakunin - 1814/ 1876)
Bakunin foi contemporâneo de Marx e com ele fundou a 1ª Internacional, saindo depois por divergências entre ambos, Bakunin defendia que as energias revolucionárias deveriam ser concentradas na destruição das “coisas”, no caso, o Estado, e não das “pessoas”.

Nenhum comentário: