segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Ψ Transtorno do Pânico

Segundo a Mitologia Grega, existia um deus chamado PÃ, filho de HERMES e DRÍOPE, era metade homem e metade bode. Quando nasceu, a própria mãe o rejeitou. Conhecido como divindade dos pastores, bosques e da fertilidade. Um deus dotado de espírito fálico e sexualidade insaciável. Apesar de feio, era bastante sedutor na posse de sua flauta.  Travesso, provocava armadilhas para rir de suas vítimas.

Em PSICOPATOLOGIA, dizemos que a SÍNDROME do PÂNICO caracteriza-se por um período de medo, sensação de perigo iminente que começa subitamente, com pico em dez minutos, com duração de 1 até 4 horas. Podendo se instalar também, com a AGORAFOBIA, uma esquiva a situações de difícil escape. O indivíduo passa a evitar elevadores, metrôs e ônibus, dirigir automóvel, enfrentar multidões e outras situações específicas. Para caracterizar o pânico é preciso que pelo menos 4 sintomas dos 13 conhecidos estejam presentes, ou seja, palpitações, dor e desconforto taráxico, sudores, náuseas, vertigens, dispnéia, despersonalização, medo de perder o controle e enlouquecer, medo de morrer, parestesias ou formigamentos nas extremidades, calafrios ou ondas de calor.
O Transtorno do Pânico não deve ser confundido com:
1.TRANSTORNO de ANSIEDADE GENERALIZADA: pois embora os pacientes que sofrem deste transtorno experimentem estados de ansiedade prolongada entre uma crise e outra, os portadores de ansiedade generalizada não apresentam crises de pânico e sim estados permanentes e prolongados de desconforto ansioso;

2. Com FOBIA SOCIAL pois embora esses pacientes evitem situações sociais e experimentem ansiedade e alguns outros sintomas do transtorno do pânico, seu isolamento social é motivado pelo medo de expor-se a situações humilhantes e não pelo receio de crises de pânico. Portanto, a FOBIA é um QUADRO PREVISÍVEL e o PÂNICO é INESPERADO e AMPLO.
3. Com o PÂNICO proveniente de ALTERAÇÕES QUÍMICAS (cocaína, maconha, crack, ecstasy ou anfetaminas).
Pesquisas revelam que as fobias estão relacionadas a fatores cognitivos e biológicos. Nos fatores cognitivos, as vias de atenção da memória ficam voltadas a estímulos que sinalizam perigo. Atualmente, estuda-se os fatores genéticos e a tendência familiar do indivíduo para se avaliar o grau de perpetuação do mal. Refere-se que as fobias são exageros dos medos ancestrais do homem,seria um receio natural de ser observado e pego em flagrante pelo predador que prepararia o organismo para o ataque ou fuga. 

TRATAMENTO: Os resultados mais eficazes tem sido observados quando o PSICÓLOGO trabalha em parceria com o PSIQUIATRA que possibilita a conjugação de PSICOTERAPIA com PSICOFÁRMACOS.
As PSICOTERAPIAS COGNITIVAS são recomendadas, (relaxamento, controle da respiração, dessensibilização sistemática).
A indicação de esportes poderá auxiliar no tratamento, pois os exercícios físicos liberam ENDORFINAS (antidepressivos naturais) que aumentam o bem estar do paciente. Somente um profissional qualificado poderá emitir o DIAGNÓSTICO, bem como o TRATAMENTO ADEQUADO.
LEMBRAR que não seguir o tratamento prolonga a doença e a dor desnecessariamente.
 (Fonte de Pesquisa: Organização Mundial de Saúde (OMS) - Código Internacional de Doenças (CID 10) - DSM-III-R, Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, American Psyquiatric Association, Washington, 1987).
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: