segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mitos, Lendas e Arquétipos 3 - Afrodite, assim diz a lenda...

QUEM É AFRODITE?
Filha do sêmen de URANO derramado no mar, após sua castração por seu filho CRONOS. Daí a lenda de AFRODITE ter nascido da espuma do mar. Esposa de HEFESTOS (o Coxo), por ela ridicularizado em várias ocasiões. Simboliza as forças irreprimíveis da fecundidade, não em seus frutos, mas no desejo apaixonado que acendem entre os vivos.
(Chevalier e Gheerbrant, 1998).
AFRODITE (VÊNUS) é uma divindade de características orientais, cujo culto foi provavelmente introduzido na Grécia pelos Fenícios, muitas vezes assimilada à deusa fenícia ASTARTE.
Jamais se tinha visto uma beleza tão deslumbrante, pele branca como leite, os cabelos eram de ouro, os olhos cintilavam, as suas formas eram verdadeiramente harmoniosas e libertava do seu corpo um perfume de flor. ZÉFIRO recolheu-a numa concha de madrepérola e conduziu-a à ilha de Chípre, onde foi educada e vestida com roupagens preciosas e jóias para ser apresentada aos deuses e mortais.
Quando ela apareceu no OLIMPO, os deuses, extasiados de admiração, proclamaram-na DEUSA DA BELEZA e do AMOR. O poder de AFRODITE irá manifestar-se em todo o Universo. A sua soberania exercer-se-á sobre o céu e sobre o mar, sobre as plantas e sobre os animais, sobre os homens e sobre os deuses.
A primeira paixão de AFRODITE parece ter sido inspirada pelo jovem ADÔNIS, cuja morte trágica ela chorou amargamente. Mais tarde, seduz Faetonte, filho de Eos, e faz dele o guarda-noturno do seu santuário. Amou ainda, igualmente, Cíniras, rei de Chipre, conferindo-lhe opulência e longevidade.
Mas os caprichos de AFRODITE não pouparam sequer o Olimpo. Após sua aparição, todos os deuses se sentiram tomados por uma paixão súbita, mas foi HEFESTO, o mais desfavorecido de todos, que a desposou. É evidente que a deusa não perdeu tempo e procurou outros divertimentos. Assim, seduziu HERMES, que lhe deu um filho, cujo nome simboliza a união dos seus dois nomes: HERMAFRODITO. Mas a sua grande paixão foi ARES, DEUS DA GUERRA, que lhe deu o filho EROS, este malicioso perturbador do coração dos deuses e dos homens.
A DEUSA só é BENEVOLENTE ÀQUELES QUE A ADMIRAM... concede beleza e sedução ao marinheiro Fauno, a fim de que ele possa conquistar o amor da poetisa Safo, e dá vida à estátua de marfim esculpida por Pigmalião, rei de Chipre.
AFRODITE é representada nua ou seminua envolta estratégicamente em finos véus, cultuada por artistas como Boticelli, Ticiano, Velásquez, Rubens e outros.
 
"DONZELA DIVINA DONZELA SAGRADA DOCE NAMORADA VEM CÁ, VEM CÁ...
PRINCESA DAS CHAMAS PRINCESA DOS VENTOS PRINCESA DOS TEMPOS ONDE ESTÁS?
SOU VERÃO ARDENTE SOU LUA CRESCENTE, SOL DE MEIO-DIA RADIANTE ALEGRIA
SOU A SHAKTI PURA, DO FOGO O PODER, DOS VERBOS SAGRADOS EU SOU O QUERER.
DESPERTA DO SONO BELA ADORMECIDA RETORNA À MINHA VIDA ME FAZ BRILHAR.
DAI-ME TUA BELEZA TUA FORÇA E CORAGEM E NESTA PAISAGEM ENSINA-ME A AMAR...

"(para despertar a deusa recitar na lua crescente, assim diz a lenda...)

(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: