segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Mitos, Lendas e Arquétipos 1 - O Fantasma da Ópera

WEBBER analisou com propriedade toda a dor de ser "diferente". O FANTASMA não é uma abstração, ele existe e é humano, fascinante, intrigante, o personagem vive nos subterrâneos do Teatro de Ópera Parisiense. Uma estudante de ballet do teatro e sua mãe se compadecem do FANTASMA e passam a rotegê-lo das discriminações. Assim cresce o FANTASMA longe do mundo que o rejeitara. O teatro passou a ser o seu mundo, seu porto seguro, o que o deixou FORTE, poderoso a ponto de mais tarde querer possuir o teatro. Ele era um GÊNIO, arquiteto, engenheiro, poeta, músico e compositor, de uma beleza interna invejável
para compensar a deformidade. Como gênio, usa todo seu conhecimento para seduzir emanipular.
O FANTASMA se apaixona por CHRISTINE uma donzela órfã, baialarina e cantora, AMOR inicialmente PLATÔNICO. Ele passa a treinar CHRISTINE para ser uma cantora perfeita. Mas ele a deseja intensamente, pois enquanto homem, nunca havia experimentado os prazeres da carne. Ela precisa ser seduzida para o seu mundo subterrâneo. Ele não tem limites, nem freios, age por instinto não possui habilidade nem etiqueta para conquistá-la e lutará feito louco pelo amor de CHRISTINE, machucando e odiando a todos que tentam impedir de
realizar seu intento. Por outro lado, CHRISTINE, SOFRE PROFUNDAMENTE A MORTE DO PAI, não conseguindo superar a dor da separação. O Pai lhe prometera que após sua morte lhe enviaria "um ANJO da MÚSICA" para protegê-la. O FANTASMA aproveitando da vulnerabilidade de CHRISTINE, finge ser o tal ANJO. Em uma bela cena num barco ele a leva para o seu mundo. O GÊNIO a hipnotiza e seduz, fazendo com que o ambiente frio, úmido e insalubre, se transforme numa bela paisagem. Tudo torna-se dourado, espelhado e quente... um exuberante palácio de luz e cores... Ela já não é uma menina, cumpre o rito de passagem e torna-se MULHER com a SENSUALIDADE à FLOR da PELE, Christine canta: "Learn To Be Lonely"
"FILHO DA SOLIDÃO NASCIDO PARA O VAZIO APRENDA A SER SÓZINHO, APRENDA A ENCONTRAR SEU CAMINHO NA ESCURIDÃO. QUEM ESTARÁ LÁ PARA CONFORTAR E CUIDAR DE VOCÊ?... APRENDA A SER SUA PRÓPRIA COMPANHIA VOCÊ SEMPRE SOUBE QUE SEU CORAÇÃO ESTÁ POR CONTA...ENTÃO, RIA DE SUA SOLIDÃO."
CHRISTINE ao se deparar com uma estátua sua vestida de noiva sofre um choque violento e desmaia, ao despertar, num ímpeto arranca a máscara do FANTASMA. Este fica enfurecido, e ela assustada com a imagem trágica.
Porém, existe outro homem RAOUL, este é amigo de infância de CHRISTINE, ele é um nobre, elegante, romântico e apaixonado. O FANTASMA e RAOUL disputam o amor dela, o FANTASMA é todo instinto, a incerteza, a paixão desenfreada. RAOUL será um relacionamento convencional, aceito pela sociedade.
CHRISTINE canta: "ALL I ASK OF YOU"
"CHEGA DE FALAR EM TREVAS ESQUECE ESSES MEDOS EU ESTOU AQUI, NADA PODE LHE MACHUCAR, MINHAS PALAVRAS VÃO LHE AQUECER E ACALMAR. DEIXE-ME SER SUA LIBERDADE, DEIXE ALUZ DO DIA SECAR SUAS LÁGRIMAS ESTOU AQUI COM VOCÊ, A SEU LADO, PARA LHE GUARDAR E PROTEGER."
Num baile de máscaras RAOUL e CHRISTINE ficam noivos. O FANTASMA aparece, já que todos estão mascarados ele sente-se UM POUCO COMO TODO MUNDO. Ela esconde a aliança. Ela escolhe RAOUL, mas continua presa ao FANTASMA. Ela percebe então que precisa se despedir do fantasma do passado. Numa cena ímpar, ela vai ao túmulo do Pai dizer ADEUS!
E canta: "Wishing You were Somehow Here Again: "UMA
VEZ VOCÊ FOI MEU ÚNICO COMPANHEIRO, VOCÊ ERA TUDO QUE IMPORTAVA... UMA VEZ VOCÊ FOI MEU AMIGO E PAI, E ENTÃO MEU MUNDO SE DESMORONOU.
DESEJANDO QUE DE ALGUMA FORMA VOCÊ ESTIVESSE AQUI NOVAMENTE, PARECE ATÉ QUE SE EU SONHASSE, DE ALGUMA FORMA VOCÊ ESTARIA AQUI...
SINOS PASSAGEIROS E ANJOS ESCULPIDOS FRIOS E MONUMENTAIS PARECEM SER A COMPANHIA ERRADA PARA VOCÊ, QUE SEMPRE ERA TÃO CALOROSO E GENTIL.
ANOS DEMAIS LUTANDO CONTRA AS LÁGRIMAS, PORQUE O PASSADO NÃO PODE SIMPLESMENTE MORRER? AJUDE-ME A DIZER ADEUS..."
(Fatima Vieira - Psicóloga Clínica)

Nenhum comentário: